Dicas para estabelecer um bom relacionamento com colegas de trabalho

    ambiente trabalho
    ambiente trabalho
    Estabelecer um bom relacionamento com colegas de trabalho
    Créditos da Imagem: StartupStockPhotos   Via: Pixabay

    O clima no ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade dos colaboradores. Trabalhar num local em que o convívio é amistoso torna a rotina mais agradável, e isso garante motivação para realizar todas as tarefas do dia a dia, até as mais complexas e demoradas.

    Estabelecer bons relacionamentos interpessoais no trabalho também é importante para construir uma carreira de sucesso. Afinal, a capacidade de relacionar-se com indivíduos de personalidades diferentes é fundamental para quem ocupa ou almeja ocupar um cargo de liderança. Não envolver-se em conflitos é outro requisito básico para não colocar o emprego em risco.

    Algumas atitudes ajudam a constituir relações saudáveis e construtivas no ambiente corporativo, tais como:

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Aumente a paciência

    Não leve as críticas para o lado pessoal. Em vez de rebatê-las, analise se algo de bom pode ser extraído delas. Saber ouvir ideias contrárias às suas é mais uma capacidade essencial para criar maior empatia.

    Seja cordial com todos

    Tenha sempre em mente que gentileza gera gentileza. Cumprimente a todos, deseje um bom descanso, elogie. Só tome cuidado para não tornar as relações no trabalho pessoais demais. Muita intimidade acaba gerando intromissões e conflitos. Lembre-se de que o ambiente precisa ser profissional.

    Ocupe-se com os seus afazeres

    Não aponte o que os colegas deixam de fazer e priorize a execução das suas tarefas, realizando tudo com máximo cuidado e atenção. Se a falta de compromisso de outros colaboradores estiver atrapalhando o andamento do serviço, solicite uma reunião para que todos discutam sobre o problema.

    Defenda-se com educação

    Ao contrapor alguma observação, seja firme, mas nunca perca a educação. Controle seus sentimentos e se defenda usando bons argumentos no lugar de aumentar o tom de voz. Se tiver cometido alguma falha, assuma a responsabilidade e se comprometa a corrigir o erro.

    Mantenha-se solícito e respeite as diferenças

    Mostrar-se disposto a ajudar um colega sempre que for preciso é importante para tornar as relações mais amigáveis. No entanto nem todos estão inclinados a pedir ou receber ajuda. É preciso respeitar a personalidade de cada um.

    Além de seguir essas dicas, para melhorar seus relacionamentos no ambiente organizacional, você pode fazer o curso grátis de Qualidade de Vida no Trabalho da Prime Cursos. Especializada em ensino a distância, a empresa é referência em programas de qualificação online, oferecendo cursos com certificado.

    Mau comportamento dos funcionários

    Créditos Canal Youtube – Reportagem Jornal Hoje

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.