7 detalhes que podem acabar com a sua produtividade

Prime Cursos 30.04.2019

Você sabia que alguns fatores externos podem interferir diretamente na produtividade do trabalho? Sim, alguns detalhes — por mais simples que pareçam — podem atrapalhar a produção diária sem que você perceba.

Muitas pessoas procrastinam por procrastinar, por já ser um hábito ou por não se importarem em deixar o trabalho para depois. Mas há também quem procrastine sem querer por causa das redes sociais, problemas pessoais ou até mesmo uma forte dor de cabeça.

No entanto, nem sempre somos culpados pela falta de produtividade. Algumas coisas estão fora do nosso controle, e às vezes, nem sabemos o motivo. Por isso, devemos analisar e ter atenção em fatores externos que podem interferir e atrapalhar nossa produção.

O site Fast Company listou sete detalhes que podem acabar com a produtividade. Vamos conhecê-los?

Temperatura

A temperatura pode ser um problema para quem trabalha em escritório. Muitos colegas vão preferir manter o ar condicionado ligado, enquanto o resto vai preferir desligado. E você sabia que a temperatura também pode afetar a produtividade?

De acordo com um estudo publicado em 2015, somos mais produtivos quando a nossa satisfação térmica aumenta. Assim, se você sente muito frio ou muito calor no ambiente de trabalho, saiba que isso pode interferir no seu humor e produtividade.

Iluminação

Você sabia que a luz do seu ambiente de trabalho pode ajudar ou atrapalhar a sua produtividade?

De acordo com um relatório apresentado em 2013 pela City University of London em parceria com a Philips, a luz artificial pode afetar o desempenho de várias maneiras.

Pode causar fadiga ocular, estresse, dor de cabeça e ainda influenciar o humor das pessoas.

Se a iluminação do ambiente estiver inadequada, o ideal é tentar trocar de lugar, e optar por trabalhar mais perto de uma janela ou em alguma sala bem iluminada. Se trabalha em casa, a dica é investir em uma opção adequada para iluminar o escritório.

Cor da parede

Não apenas a cor ou a intensidade da luz podem interferir na produtividade. As cores do ambiente são muito importantes e também podem afetar o nosso humor.

Um estudo feito no início dos anos 2000 descobriu que os funcionários que trabalhavam em um espaço pintado de vermelho reportavam humor negativo mais frequentemente do que aqueles que ficavam em um escritório com tons azuis e verdes.

Clima

O que te motiva mais no trabalho: um dia de sol e céu azul ou um dia nublado e chuvoso?

De acordo com um estudo da Harvard Business School de 2012, a produtividade muda de acordo com o tempo e o clima externo.

Os melhores desempenhos foram registrados em dias chuvosos, e quando os funcionários não viram nem o sol – nem mesmo em fotos – antes de executar suas tarefas.

O horário de verão também pode interferir no rendimento, já que o sol aparece por mais tempo.

Ar

O ar, assim como todos os outros fatores que já falamos, também pode afetar sua produtividade.

Um estudo publicado na Harvard Business Review, constata que espaços de trabalho com baixa qualidade do ar podem diminuir o foco. A pesquisa considera ventilação do ambiente, a concentração de produtos químicos e os níveis de dióxido de carbono.

Colegas de Trabalho

Se você trabalha em casa, provavelmente não sofre com este problema. Entretanto, quem trabalha em escritório e tem colegas de trabalho já sabe que a produtividade pode ser afetada por diversos motivos.

Muitas pessoas não conseguem se concentrar por conversas ao lado, barulhos e interrupções.

Existem evidências científicas que comprovam que, mesmo trazendo benefícios, as amizades feitas no ambiente de trabalho podem atrapalhar seu desempenho. Isso acontece por causa do “esgotamento emocional”. Ser um colega de trabalho e amigo ao mesmo tempo, pode ser cansativo — e, por consequência, afetar seu desempenho.

Esportes

Você é um super fã de algum time ou de algum atleta profissional? Sabia que isso também pode afetar na produtividade?

Segundo uma pesquisa do Workforce Institute da Kronos Incorporated, 45% dos funcionários com idades entre 18 e 34 anos acreditavam ser mais propensos a ter ansiedade sobre voltar ao trabalho na segunda-feira após o Super Bowl.

Outro estudo feito com torcedores de futebol mostra que o desempenho negativo da equipe se reflete no desempenho ruim do trabalho.

É claro que você não deve deixar de gostar e de torcer, apenas fique atento para não se prejudicar no trabalho!

Para finalizar, saiba que é importante analisar o que está afetando seu humor e produtividade. Será que é algo do ambiente ou você não está conseguindo se concentrar por outro motivo? Fique atento e busque melhorar sempre que preciso!

Temos outros artigos aqui no blog sobre produtividade que podem ajudar:

Se gostou do artigo de hoje, deixe seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

11 Comments

Denise

Com certeza, são dicas importantes para um ambiente de equilíbrio produtivo e satisfatório.

Reply
alberto gemula rohia

Os artigos lidos foram muito importantes para mim, que poderao contribuir positivamente ao longo da minha carreira professional! muito obrigado.

Reply
Luís Monteiro Oliveira

Nada melhor para a produtividade que um ambiente ideal para realizar as tarefas. Obrigado, PRIME!

Reply
Jaene Andrade

Nossa, dicas maravilhosas!
Muito obrigada PRIME. Está me ajudando muito.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *