Educação especial – qualificação diferenciada para educadores

Educar individualidade cada aluno
Educar individualidade cada aluno
Educar de acordo com a individualidade de cada aluno
Créditos da Imagem: Pixabay

A educação escolar oferecida a alunos com necessidades especiais, preferencialmente dentro da rede regular de ensino, recebe o nome de Educação Especial e, embora tenha o mesmo objetivo da educação geral, trabalha de acordo com as habilidades do educando. Atenta às individualidades de cada aluno, a Educação Especial visa tornar o estudante o mais autônomo e independente possível, atingindo o máximo de seu potencial.

Algumas limitações físicas, sensoriais ou intelectuais podem dificultar a socialização e a escolarização de crianças e jovens. Por isso, qualificar os educadores é fundamental. Com a capacitação, o professor e qualquer outro profissional da Educação consegue identificar de modo rápido e lidar da melhor maneira com esses limites, a fim de que os alunos especiais consigam superar as barreiras da deficiência.

Quem trabalha com a Educação Especial executa atividades que desenvolvem as habilidades cognitivas e melhoram o aprendizado dos estudantes. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas estão o braile, que possibilita a leitura e escrita dos deficientes visuais; as estratégias para autonomia e independência no ambiente escolar; o uso de recursos ópticos, como lupas, lentes específicas e cadernos de pauta ampliada; o ensino de Libras; as estratégias para o desenvolvimento de processos mentais; as técnicas de orientação e mobilidade; e o ensino do uso do Soroban.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
Braile leitura escrita deficientes visuais
Braile possibilitando a leitura e a escrita dos deficientes visuais
Créditos da Imagem: Jason Pearce   Via: Compfight

Para os educadores que se interessam por essa área, a Prime Cursos disponibiliza gratuitamente o Curso de Educação Especial. Totalmente online, o conteúdo pode ser estudado no conforto de casa e a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade de tempo do profissional interessado. O programa de qualificação aborda considerações sobre deficiência física; possíveis adaptações do currículo escolar e do mobiliário para atender aos alunos com necessidades especiais; práticas pedagógicas; dificuldades de linguagem e comunicação; afetividade; entre outros aspectos importantes. Vale a pena conferir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

6 COMENTÁRIOS

  1. Vejo que este espaço é de grande importância para a educação continuada. Fiz a leitura do curso de almoxerifado e pude ver a qualidade deste trabalho, também fiz um cursinho de sustentabilidade, muito bom ter essa oportunidade de estudar dentro da minha própria casa.

    • Olá Maria, tudo bem?
      Após obter aprovação na avaliação, se o aluno desejar obter o Certificado, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência.

      Qualquer dúvida entre em contato!
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui