Chaveiro

O chaveiro é o profissional responsável por fabricar e fazer cópias de chaves, trocar segredos e realizar manutenção de fechaduras, além de vender equipamentos de segurança (cadeados, travas, chaves personalizadas etc.).

 

Chaveiro

Atribuições profissionais do Chaveiro

- Fabricar chaves
- Fazer cópias de chaves
- Abrir fechaduras
- Trocar segredos de fechaduras e cadeados
- Manutenção de fechaduras
- Conserto de trancas de carros
- Chaveiros especializados podem trabalhar com manutenção e abertura de cofres, confecção de chaves eletrônicas, fechaduras protegidas por senhas eletrônicas, etc.
- Elaborar mestragem
- Retirar chaves quebradas
- Abertura com lâminas, grampos, pentinhos ou furação

Formação do profissional

Para ser chaveiro não é necessário uma formação específica, mas cursos profissionalizantes e livres na área são um grande diferencial. Muitos chaveiros aprendem a profissão trabalhando para outros chaveiros, como ofício. Quanto maior a especialização e atualização profissional que o chaveiro tiver, maior o leque de serviços que poderá prestar, portanto maior diferencial de trabalho e possibilidade de lucros.

Quais características são necessárias para essa profissão?

- Ser confiável
- Responsabilidade
- Agilidade
- Flexibilidade
- Dinamismo
- Pontualidade
- Disponibilidade para trabalhar 24 horas por dia (emergências nem sempre acontecem no horário comercial!)
- Ser detalhista
- Paciência
- Capacidade de concentração
- Atualização constante

O Mercado de Trabalho

A profissão de chaveiro é especialmente interessante para quem deseja ou sonha em trabalhar por conta própria. Mas é possível também trabalhar como empregado de outro chaveiro, profissional liberal, prestador de serviço (para seguradoras ou administradoras de cartão de crédito, por exemplo) ou ainda chaveiro especializado em um determinado segmento (como cofres, por exemplo).

O mercado de trabalho é amplo, pois a demanda é constante. No caso do empreendedor, um ponto para chaveiro não requer grande investimento, e inicialmente pode ser instalado na própria casa do profissional ou mesmo num automóvel utilitário, para oferecer um serviço volante. Além disso, oficinas de chaveiro podem ser ainda instaladas em salas comerciais, quiosques dentro de lojas, shoppings e galerias comerciais.

É conveniente, no caso de abrir o próprio negócio, instalar o ponto em um local que não possua um chaveiro atuante ou estabelecido, pois o chaveiro normalmente atende uma comunidade específica, ao redor de sua oficina de trabalho, e fazendo assim, poderá arregimentar mais clientes.

Quanto mais especializado for o chaveiro, maior o número de serviços que poderá oferecer, e maior clientela poderá atingir.

Faixa Salarial

Não há como estipular uma renda média fixa para o chaveiro, pois a remuneração nesta profissão depende de inúmeros fatores: se o ponto é próprio, o tempo de atuação, se está em uma cidade grande ou do interior, diversidade dos serviços oferecidos, horário de trabalho, etc. Mas, para a maioria dos profissionais da área, é um negócio muito rentável.

Nas grandes cidades, no primeiro ano de negócio, a renda pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00 (já descontados gastos, custos com o ponto, funcionário, etc).

Cursos indicados para esta profissão