Alunos Online
5234 alunos online
Telefone Prime Cursos (11) 3958-4150

Acesse uma conta para ter uma experiência incrível

Cadastro Rápido

Somos associados ABED
Formas de Pagamento
Formas de Pagamento

Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Açougue e Mercearia Online Grátis

Este curso é GRÁTIS. Aproveite!.
Totalmente livre de mensalidades.

ASSINAR GRÁTIS*

Curso grátis da norma NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Açougue e Mercearia - com opção de certificado válido!

Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Açougue e Mercearia

A NR 12 (versão atualizada de maio/2016 - Portaria MTPS nº 509, de 29/04/2016 - DOU de 02/05/2016) foi ajustada para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Ela estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos. O seu principal objetivo é a prevenção de acidentes do trabalho.

A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 184 e 186 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

O anexo VII – máquinas para açougue e mercearia – dentro da norma NR12, estabelece requisitos específicos de segurança para máquinas de açougue, mercearia, bares e restaurantes, novas, usadas e importadas, como: serra de fita, amaciador de bife e moedor de carne.

Com o Curso de NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas para Açougue e Mercearia da Prime Cursos do Brasil o aluno aprenderá sobre os riscos ergonômicos, físicos e químicos em açougues, quais os requisitos específicos de segurança, como deve ser a higiene pessoal do trabalhador de açougue, e muito mais! Este curso online é indicado para quem busca um diferencial no mercado de trabalho.

O manuseio de carnes exige o uso de instrumentos perigosos, como, por exemplo, facas afiadas e moedor de carne, que podem causar diversos acidentes. Este anexo da NR12 determina os requisitos necessários para que o profissional trabalhe com segurança.

O colaborador, ao ser contratado, deve receber treinamento, orientação e todos os EPI's (equipamento de proteção individual) necessários à sua função, que serão utilizados diariamente. É muito importante que o empregador tenha uma cultura de segurança dentro da empresa.

Além de ensinar os cuidados de segurança com os equipamentos, este curso grátis ensina o colaborador sobre os cuidados de ergonomia, ou seja, a postura física ideal ao utilizar máquinas e equipamentos.

Este curso grátis é indicado tanto para o público em geral, como também para os profissionais que trabalham em açougue, e com atividades de mercearia, que buscam atualização.

Aproveite para conhecer também outros cursos gratuitos de NR12 aqui do site, e todos os outros cursos online da área de segurança no trabalho como: Curso de NR15, Curso de NR17, Curso de NR18, Curso de NR35, entre muitos outros.

 

Com o seguinte conteúdo programático:

Apresentação da Norma NR12
Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho
Estrutura da NR 12
Pontos importantes da NR 12
Princípios Gerais
Arranjo Físico e Instalações
Instalações e Dispositivos Elétricos
Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada
Sistemas de Segurança
Dispositivos de Parada de Emergência
Aspectos Ergonômicos nos Trabalhos em Máquinas e Equipamentos
Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos
Sinalização
Manuais
Procedimentos de trabalho e Segurança
Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título e exposição
Capacitação
Outros Requisitos Específicos de Segurança
Disposições Finais
Anexos I a III
Anexo IV - Glossário
Anexo VII – Máquinas para Açougue e Mercearia
Riscos Encontrados nas Máquinas de Um Açougue
Riscos Biológicos Encontrados no Açougue
Higiene Pessoal do Trabalhador de Açougue
Riscos Ergonômicos e Físicos em Açougues
Riscos Químicos em Açougues
EPI's Utilizados em Açougues
Bibliografia/Links Recomendados


* O presente curso livre da norma NR 12, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Sendo assim, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 12, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade como técnico em segurança no trabalho, conforme recomendações do MTE.

O certificado de conclusão do Curso da norma NR 12 é válido apenas para:

 - Extensão Universitária (horas extracurriculares);
 - Atualização ou reciclagem para profissionais da área (com formação técnica em cursos presenciais);
 - Enriquecer o currículo.

Ao assinar o curso grátis da norma NR 12, o aluno confirma que está de acordo com as informações supracitadas.


 

FICHA DE INFORMAÇÕES
Embasamento Legal: nossos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.
Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).
Carga Horária do Certificado: 50 horas
Objetivos: curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá os fundamentos básicos da Norma NR12; apresentação da norma; cenário brasileiro de acidentes de trabalho; estrutura da NR12; princípios gerais; arranjo físico e instalações; dispositivos de partida, acionamento e parada; sistemas de segurança; dispositivos de parada de emergência; aspectos ergonômicos nos trabalhos com máquinas e equipamentos; manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos; sinalização; manuais; procedimentos de trabalho e segurança; projeto, fabricação, importação, (...), exposição, utilização de máquinas e equipamentos; capacitação; outros requisitos específicos de segurança; disposições Finais; anexos; riscos encontrados nas máquinas de um açougue; riscos biológicos encontrados no açougue; higiene pessoal do trabalhador de açougue; riscos ergonômicos e físicos em açougues; riscos químicos em açougues; EPI's utilizados em açougues.

Vantagens do Certificado:

* Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
* Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
* Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);
* Progressão Funcional para Servidores Públicos;
* Pré-Requisito para concursos e cursos.