Como criar uma associação beneficente

Criar uma Associação não é tão fácil quanto parece. Atualmente, para que seja possível fazê-lo, é necessário a manifestação livre e consciente da vontade de pelo menos duas pessoas que irão se unir, se associar.

Essa manifestação livre das vontades deverá ser registrada formalmente através de uma Assembléia de Constituição, onde o estatuto será proposto e aprovado, para depois ser levado e registrado e assim, que essa Associação se constitua e consiga promover os demais documentos necessários para formalizar a sua pessoa jurídica e consiga realizar suas atividades regularmente.

Passo a passo para criar uma associação beneficente

  1. Apuração da livre manifestação de vontade
  2. Elaboração da proposta do estatuto
  3. Convocar as pessoas interessadas para a Assembléia de Fundação
  4. Na realização da Assembléia, formalizar a manifestação de vontade e aprovar o estatuto apresentado
  5. Registrar o estatuto aprovado
  6. Providenciar demais registros necessários

Manifestação da livre vontade

Segundo o artigo 104 do CC, a manifestação livre das vontades das partes deverão estar registradas em cartório, dando veracidade a esse negócio jurídico. Dito isso, os requisitos são:

  • Ser agente capaz (tendo mais de 18 anos na assinatura do contrato e não apresentar nenhuma restrição legal aos direitos civis)
  • Objeto lícito, possível, determinável ou determinado
  • Forma prescrita e não defesa em lei

Além de você seguir as determinações legais, nós recomendamos que você traga escrito os objetivos dessa reunião, de forma clara e sucinta, de modo que todos entendam a seriedade e os propósitos de criação.

Proposta de estatuto

Agora que você já entendeu o que pretende fazer e como irá fazê-lo, chegou a hora da elaboração do estatuto. Lembre-se que ele será lido e votado em Assembléia de Fundação. Assim que a proposta for aprovada, ele passará a ser instrumento constitutivo da Associação, que por sua vez ficará sujeita a regras e sanções que ali forem descritas.

Como ele é quem regerá toda a Assembléia, é de suma importância que ele seja específico sobre todas as situações, principalmente a acerca da finalidade e a organização dos órgãos constitutivos, assim como a atribuição das responsabilidades.

Clique no link a seguir e veja um exemplo: Exemplo de Proposta de Estatuto

Convocação da lista de interessados

Agora que a elaboração da proposta já fora concluída, você deverá agendar uma Assembléia de Constituição e Eleição, sendo que cada pessoa deverá ser avisada sobre a sua realização.

Edital de Convocação: podemos dizer que esse é um elemento indispensável para que consigamos realizar a Assembléia de Constituição, já que é através dele que se dará a publicidade dos acontecimentos.

Para visualizar um modelo, clique aqui

O CC não diz um prazo específico para sua elaboração e nem para sua realização. Contudo, vale a pena analisar as necessidades dos associados e encaixar as possibilidades. O estatuto, por hora, também poderá definir outra forma de comunicação para com os associados.

Realização da Assembléia

Na data designada, os associados deverão estar reunidos e se dará a Assembléia Geral. Dentro das pessoas que estarão lá, iremos encontrar um presidente, um secretário que terá por missão expor as finalidades da reunião e os membros participantes. Depois, começa-se a leitura do estatuto e e abre-se espaço para discussão dos pontos. Depois de discutido, abre-se votação e encerra as atividades, registrando em ata o que fora discutido. Todos os que estiverem presentes deverão assinar tal ata.

Clique aqui para ver um modelo de Ata de Assembléia

Lista de presença

É necessário a passagem da lista de presentes na Assembléia, com o respectivo nome e função (contendo a nacionalidade, estado civil, RG, CPF, endereço e profissão). Vale a pena frisar que a lista de presença é um requisito obrigatório. Depois dessa primeira realizada, a única alteração para as demais são os dados preenchidos: das demais, você não precisará nada além do nome e da assinatura de cada um.

Registro de Ata de Assembléia e Ato Constitutivo

Quando registramos o ato constitutivo e a ata da assembléia, por fim, adquirimos a personalidade jurídica. Nesse momento passamos a ser donos de nossos atos e estamos sujeitos a obrigações e direitos.

Por isso, depois, temos a obrigação de registrar a mesma. De acordo com a lei 6.015/75, em seu artigo 114, os atos e constitutivos e estatutos de associações deverão ser registrados no registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Inscrição no CNPJ

Todas as pessoas jurídicas devem possuir registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, que é administrado pela Receita Federal do Brasil. Você pode realizar essa inscrição no site www.receita.fazenda.gov.br.

Além de ser parte da oficialização, é através dele que você conseguirá fazer cadastros em órgãos municipais e estaduais, bem como na Previdência Social, na Caixa Econômica Federal e ter acesso a suas atividades de forma regulamentada. Se você não tiver, ficará sujeita a prática de economia informal.

Demais providências

Além dos demais documentos, você deverá procurar junto à Prefeitura, o Alvará de Funcionamento. É ele quem dará a autorização formal para regular a sua atividade em um determinado espaço físico.

Também o fará junto à Prefeitura o Cadastro de Contribuintes Mobiliários, caso você seja uma prestadora de serviços. Se você tiver empregados, é necessário o Livro de Registro de Empregados e que esse esteja regulado na Delegacia Regional do Trabalho. O prazo para esse é de 30 dias após a primeira contratação.

Também é necessário providenciar junto à Previdência Social a matrícula para fins de FGTS.


Stories

Posts Recentes

  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…

Posts Similares