Padeiro

O profissional que trabalha produzindo pães salgados e doces, recheados ou não, que também fabrica bolos, tortas doces e salgadas, quiches, salgados e outros doces diversos, é popularmente conhecido como padeiro, mas também chamado de panificador.

O padeiro vende seus produtos na padaria, que é um estabelecimento comercial industrial de pequeno porte, e geralmente trabalha de madrugada, de modo a poder oferecer pão fresco aos clientes pela manhã.

Padeiro/Panificador

Atribuições profissionais do Padeiro/Panificador

- Fabricar as massas
- Modelar e assar pães
- Produzir os recheios e coberturas
- Bater e assar massas de bolos, tortas, biscoitos
- Confeitar
- Embalar os produtos produzidos e armazená-los corretamente
- Operar fornos
- Criar e adaptar receitas de massas

Formação profissional

Para ser panificador não é necessário ter uma formação específica, mas é obrigatório que o profissional seja alfabetizado, para acompanhar receitas, fazer adaptações, anotar pedidos, etc. Tendo em vista a competitividade do mercado, o profissional que deseja se destacar deve procurar se capacitar, realizando cursos de atualização/qualificação, participando de treinamentos, workshops, feiras de culinária, etc.

Quais características são necessárias para essa profissão?

- Gostar de cozinhar/culinária
- Ter jeito com massas
- Higiene e limpeza
- Organização
- Responsabilidade
- Gostar de aprender novas receitas
- Visão estética
- Agilidade
- Concentração
- Habilidades manuais para confeitar, modelar, rechear as massas

O Mercado de Trabalho

Nesta área o mercado é amplo e em constante crescimento. Por isso, a competitividade também é grande, pois há um número cada vez maior de padarias, oferecendo diferenciais de serviços e produtos e buscando por mais funcionários. Os profissionais que se qualificam e especializam são muito procurados, já que nesta área sobram vagas e faltam profissionais qualificados para preenchê-las.

O panificador/padeiro pode, portanto, trabalhar em padarias ou inclusive administrar o estabelecimento, pode trabalhar em padarias artesanais ou por conta própria, atendendo a encomendas e pedidos, servindo eventos, etc. Além disso, pode atuar como autônomo, produzindo pães, tortas, bolos para serem vendidos em outras padarias e estabelecimentos.

Faixa Salarial

Em média, o piso salarial da profissão é de R$ 800,00 - 850,00, dependendo da região em que se trabalha e do tipo de estabelecimento. Tendo em vista que faltam panificadores no mercado, um bom panificador pode receber, em média R$ 1.500,00 - 2.000,00. Autônomos tem renda variável.

Cursos indicados para esta profissão