Plano de Aula para Professores

Planejamento é o ato de definir os objetivos e metas, fazer uma análise da situação atual e traçar um plano de ação. O ato de planejar é fundamental para alcançar o sucesso, independente de qual for o objetivo.

Um exemplo da importância do planejamento acontece dentro da sala de aula. Quando o professor entra na sala, deve ter em mente o que irá ensinar para aquela turma. Ele deve saber quais recursos didáticos serão necessários para cada aula, qual o conteúdo que irá passar no dia, e de qual maneira irá abordar o assunto. Esse preparo se chama PLANO DE AULA.

O plano de aula, ou planejamento de aula, é praticamente um instrumento que o professor utiliza para a preparação de suas aulas. O objetivo é desenvolver as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, de forma detalhada. Um plano de aula também envolve a distribuição do conteúdo programático que será abordado durante o ano.

Para elaborar um bom plano de aulas, é importante seguir algumas regras básicas, como por exemplo, sempre priorizar a clareza e a objetividade. Além disso, você deve atualizá-lo periodicamente, ter conhecimento dos recursos disponíveis na escola, apostar em metodologias inovadoras e diversificadas, e principalmente, ter flexibilidade para conseguir lidar com imprevistos que acontecem no ambiente escolar.

Fazer um planejamento das aulas é uma tarefa fundamental para qualquer professor. E para te ajudar, trouxemos o modelo um bom plano de aula. Mas antes de começar a escrever, pergunte-se:

“Qual é a minha intenção para a próxima aula?”
“O que pretendo nessa aula?
“Quais são os meus objetivos?”

Modelo de Plano de Aula para Professores

Objetivos

Qual é o objetivo da próxima aula? O que você deseja passar aos seus alunos com o próximo conteúdo? O que espera que os alunos aprendam? Anote os objetivos de cada aula, e ao final de cada dia, analise se conseguiu alcançá-los.

Duração

Quanto tempo você irá demorar para explicar cada assunto? Qual o tempo necessário para realizar cada aula? Analise, e se necessário, utilize um cronômetro enquanto prepara suas aulas. Avalie se não está adicionando muitas atividades em pouco tempo, ou explicando um único assunto em muitos minutos.

Tema

É importante que cada aula tenha um tema principal. Escolha um nome interessante, que ative o interesse dos alunos. O nome deve estar relacionado com o conteúdo, mas deve ser criativo. Ter um tema pode facilitar a condução da aula.

Conteúdo

É aqui que você deve definir o conteúdo programático da aula, de acordo com o tema já estabelecido anteriormente. Não se esqueça de programar o conteúdo de acordo com a duração de cada aula. Estabeleça e coloque na seqüência quais tópicos serão apresentados no decorrer da aula. Para facilitar, lembre-se de considerar que toda aula deve ter a abertura, o desenvolvimento e o encerramento (início, meio e fim).

Estratégias (de aprendizagem e metodologia)

As estratégias são procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Algumas estratégias podem fazer com que o interesse dos alunos aumente, ou seja, vai além de apenas explicar o conteúdo da forma tradicional. Veja abaixo algumas ideias:

-Debates
-Dinâmicas
-Aulas expositivas
-Seminários
-Exercícios

Referências

Lembre-se de sempre indicar, conforme as normas vigentes, os autores e obras utilizados na preparação da aula. Livros didáticos, sites, revistas, outros professores, etc., não se esqueça de fazer o registro!

Recursos e materiais necessários

Quais materiais serão necessários para a aula? Textos impressos, vídeos, datashow, cartazes, retroprojetor, Internet, áudios, fotografias ou outras imagens, jogos, etc. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por outras alternativas.

Avaliação

A avaliação não é apenas a prova aplicada no final de cada conteúdo, mas sim uma análise de todos os momentos da aula. Observe como foi a aula e a aprendizagem dos alunos em relação aos diferentes conteúdos abordados; o que deu certo na aula e o que você acha que deixou a desejar; como foi a participação dos alunos; se o tempo foi suficiente; se houve interação; etc. Fazer uma recapitulação de tudo o que aconteceu na aula pode fazer com que você evolua como profissional e melhore a cada dia.

O plano de aula é uma ferramenta que descreve de forma detalhada os elementos mais importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Apesar disso, o professor não deve ficar preso somente à isso. Como já falamos, imprevistos podem acontecer, e tudo pode mudar na hora da aula. Se o professor está explicando o assunto já estabelecido em seu plano de aula, mas sentir a necessidade de entrar em outro assunto, ou de fazer alguma demonstração para que os alunos consigam entender melhor o assunto, não há problema nenhum, já que nem sempre é possível seguir à risca o plano. Por isso é fundamental ter flexibilidade!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para montar um plano de aula:

Gostou do artigo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

19 Comentários

  1. Bom dia, incrível…hoje acordei com o objetivo em fazer meu projeto de aula sobre PNL Programação Neurolinguistica para messiânicos, cuja meta é colaborar com informações que estejam associadas aos ensinamentos de Meischu Sama, que sempre foi um grande estudioso e pesquisador. De modo a contribuir com as práticas. Exemplo : Meishu Sama ensinou ” O homem depende de seu pensamento” , na PNL existe o ” Ressignificar os pensamentos” e hoje sabemos da importância dos pensamentos com as pesquisas da física quântica. Então…..vou pesquisar todos os ensinamentos aliados às técnicas de PNL. Gostei muito….muita gratidão pela cincronicidade.

  2. ROCILDO pio alves disse:

    Olha interessante, gostei de ver esse plano de aula muitos professores não sabe dar aula por não seguir essa temática.

  3. Aldenira de Oliveira Rodrigues da Conceição disse:

    Gostei estou precisando , mesmo.

  4. Aldenira de Oliveira Rodrigues da Conceição disse:

    O prime curso é muito importante, já fiz vários curso por ele, e quero fazer mais.

  5. Maria De Lourdes disse:

    Ótimo, gostei muito já fiz alguns cursos pela Pri.e Cursos,foram maravilhoso!
    Parabéns!

  6. Patrício Chile disse:

    É realmente interessante sem duvidas. um abraço a Equipe.

  7. João Emiliano disse:

    Muito interessante; explicado minuciosamente. É de grande valia para nós professores. Parabéns.

  8. maria da conceição machado candeira disse:

    Muito bom. Feliz pq falou a minha linguagem.

  9. VICTORINO MAMEDE disse:

    que bom saber como elaborar um plano de aula

    1. ARMANDO VICENTE MEMWANA disse:

      Sendo professor munido de conhecimentos de diatáctica e pedagógicos deve cumprir com este preceito. sem a qual, deixa de ser professor de carreira.

  10. Arlindo Biniasse disse:

    Adorei as digas de prever as actividades durante o Processo de Ensino e Aprendisagem (PEA), tomando nota de que “um plano de aula” nunca e estatico.

  11. Gutiérrez Elias Nassur Junior disse:

    Bom dia esse artigo foi dê grande valia,agradeço a toda equipe pela argumentação sobre plano de aula,aguardo novas dicas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.