Dica: Livro PAI RICO PAI POBRE de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki e Sharon Lechter lançaram no ano de 2000 o livro Pai Rico, Pai Pobre, que nos trouxe grandes lições sobre educação financeira.

O livro, que já teve mais de 30 milhões de cópias vendidas, conta a história do pequeno Robert. Robert teve dois pais, um biológico e um de consideração (pai do seu amigo Mike). Robert conta os conselhos que recebeu de seus dois pais e como isso o ajudou a torná-lo um verdadeiro gerenciador da sua vida financeira.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Os pais davam conselhos diferentes para ele. Enquanto um dizia que o dinheiro é a raiz de todos os males, o outro dizia que a raiz de todos os males era a falta do dinheiro.

Com tudo o que aprendeu, Robert conseguiu identificar três tipos de pessoas:

– As que vivem para ganhar dinheiro;

– As que ganham dinheiro para viver;

– As que dominam o dinheiro e vivem.

Entre os pontos cruciais do livro está a importância do pensamento que adotamos para nossa vida. Esses pensamentos irão influenciar nossas decisões e consequentemente, toda a nossa história.

O dinheiro é uma forma de poder, entretanto, ainda mais poderosa é a instrução financeira. O dinheiro vem e vai, mas se você for educado com relação ao funcionamento do dinheiro, você ganha domínio sobre ele. Por essa razão, o livro bate na tecla dos ensinamentos que não são ensinados na escola, mas na vida. O livro trás algumas lições importantes que podem e devem ser aplicadas no nosso dia a dia.

A primeira lição é com relação a desaprovação da sociedade e como isso nos impede de prosperar, o que o autor chama de “corrida dos ratos”. Ele usa esse termo para nos mostrar o círculo vicioso em que vivemos – Trabalhamos a vida toda para os outros e nunca construímos nada nosso.

Outra grande lição ensinada no livro “Pai Rico Pai Pobre” é que você tem que saber a diferença entre Ativos e Passivos.

Ativo é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso, como por ex, imóveis para alugar e ações de empresas.

E passivo é tudo aquilo que retira dinheiro do seu bolso como um carro novo, compras para uso pessoal e impostos).

Em outras palavras, tudo aquilo que você investe e te dá retorno maior do que o valor investido (lucro) é um ativo. Já o que compramos apenas para satisfazer nossos desejos e necessidade, e não nos gera rentabilidade é um passivo. De acordo com o pai rico, essa é a principal diferença entre o rico e o pobre. O rico investe primeiro nas coisas que lhe darão lucros, ou seja, em ativos. O pobre se importa primeiro com os bens para o seu próprio consumo, ou seja, em passivos. Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passivos, pensando que são ativos.

Os empreendedores encontram oportunidades onde a grande maioria não vê, e assumem riscos baseando-se em conhecimentos financeiros contábeis e jurídicos. O objetivo do livro de Kiyosaki é fazer você entender que o segredo para uma vida financeira estável não é saber como ganhar mais dinheiro, mas sim como vai gastar o dinheiro que ganhar. Não adianta ter um bom salário se você vai gastá-lo com passivos que não vão te proporcionar nada além de um status momentâneo.

O desejo do Pequeno Robert, assim como o de muitos de nós é se tornar rico. Mas o que impede a ascensão de muitas pessoas, na maioria das vezes, não é o quanto ela ganha, mas sim a sua forma de pensar.

O sistema em que vivemos tenta nos aprisionar a viver uma vida limitada, no qual doamos todo o nosso tempo para trabalhar e ganhar o dinheiro que nos manterá. Porém, esse não é um pensamento rico.

O rico sabe que antes de qualquer coisa, precisa usar o seu dinheiro para comprar ativos que possam aumentar a sua fonte de renda. Com os lucros que recebem, compram as coisas que querem, enquanto o pobre gasta todo o seu salário para ter coisas iguais, mas nunca terá tempo de desfrutar o que comprou. Essa história nos ajuda a refletir sobre o estilo de vida que levamos e sobre a percepção consumista que temos em relação ao dinheiro. Quando o pai de Mike, o pai rico, fala que é preciso fazer o dinheiro trabalhar para você, ele quer dizer que é preciso ter visão e não ser ansioso para obter tudo o que deseja da noite para o dia.

Se tornar rico é uma escalada, que deve ser construída com estratégias tangíveis e possíveis dentro da sua realidade. Para fazer isso acontecer é preciso deixar a murmuração de lado e não ter medo de ousar e ser diferente dos demais. O medo do fracasso leva muitas pessoas a anular seus sonhos e a se tornarem frustradas. Se você quer se tornar rico ou a princípio, apenas mudar sua percepção financeira, tenha ousadia e coragem. Esses dois elementos são essenciais para quem quer mudar de vida e alcançar voos mais altos. Que tal começar agora mesmo?

E para finalizar, recomendamos a todos a leitura do livro PAI RICO PAI POBRE!

Gostou do artigo de hoje? Gosta de dicas de livros? Se sim, comente! 🙂

Prime Cursos

 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

15 COMENTÁRIOS

  1. Adorei os comentários sobre o post do livro, acho que se todos tivessem essa consciência e informação existiria menos miséria e menos desigualdade social, menos famintos e menos esbanjadores . Muito bom !!!!!

  2. Amei, é tudo que precisamos colocar em prática. fazer o dinheiro trabalhar para nós, é uma mudança radical de pensamento, uma vez que fomos criados s ter medo do dinheiro e não respeito.

  3. A mais pura verdade,esse livro acaba por libertar as várias mentes que estão anestesiadas, com crenças limitantes.A forma de pensar e o que a pessoa faz com isso,muda o fluxo de tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui