Dicas de filmes que tratam sobre questões educacionais

Créditos Geralt/Via Pixabay

Os filmes e os documentários listados abaixo, nacionais e internacionais, têm o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre projetos pedagógicos de escolas particulares ou públicas, em que expõem as aflições e as dificuldades de professores, estudantes e do sistema educacional como um todo.

Sendo ficção, baseados em fatos reais ou em livros, vale a pena assistir para inspirar-se!

Créditos Geralt/Via Pixabay
Créditos Geralt/Via Pixabay

Uma Mente Brilhante (2001): conta a vida do matemático introvertido John Nash (interpretado por Russel Crowe), premiado com o Nobel no ano de 1994, que aos 21 anos desenvolve a tese de um teorema e é reconhecido como um gênio. A imersão nos números coincide com o início da esquizofrenia em Nash, e transforma o dia a dia do péssimo professor, apesar da sua brilhante carreira acadêmica.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Veja o trailer

Nenhum a Menos (2000): sem nenhuma experiência em lecionar, uma menina de 13 anos chamada Wei (interpretada por Wei Minzhi) é a substituta de um professor na aldeia rural em Shuiquan. O professor ficará um mês afastado e pede a Wei para não deixar que nenhum aluno abandone a escola. Um dos alunos, Zhang (interpretado por Zhang Huike) é forçado a deixar a aldeia em busca de trabalho, e a professora vai atrás do seu aluno e não desiste até o trazer de volta.

Veja o trailer

Pro Dia Nascer Feliz (2006): é um documentário que retrata estudantes brasileiros da rede pública ou de escolas particulares de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco em suas distintas realidades econômicas e políticas no sistema educacional brasileiro.

Veja o trailer

O Amor é Contagioso (1998): Hunter Adams (interpretado por Robin Williams) tenta se suicidar em 1969, e por vontade própria se interna em um sanatório. Ao ajudar os outros internados, ele descobre que quer ser médico, e quando sai do sanatório ingressa na faculdade de medicina. Hunter adota práticas pouco convencionais e acaba ganhando a antipatia do reitor que faz de tudo para expulsá-lo.

Veja o trailer

Gênio Indomável (1998): um jovem dotado de uma inteligência inacreditável, mas que tem problemas com a polícia, é descoberto por um professor de matemática que o quer na equipe. Will (interpretado por Matt Damon), o jovem gênio, e o professor precisam fazer um acordo com a justiça, onde duas condições são estabelecidas: trabalhar com o professor e fazer terapia. Will se identificará apenas com um dos terapeutas que tentam ajuda-lo.

Veja o trailer

O Clube do Imperador (2002): o professor William Hundert (Kevin Kline) leciona em uma escola exclusiva que recebe a elite americana. As aulas se concentram em lições de moral através da filosofia grega e romana para elevar a importância de uma atitude mais correta na sociedade. O aluno Sedgewick Bell (interpretado por Emile Hirsch), questiona as posições do professor. Mesmo assim, Hundert acredita que consegue colocar Bell no rumo certo, mas Bell sempre encontra uma maneira de trapacear.

Veja o trailer

Sociedade do Poetas Mortos (1989): no ano de 1959 o tradicional internato Welton Academy contrata o professor John Keating (interpretado por Robin Williams) para lecionar inglês. Os métodos do professor acendem nos alunos a poesia, a arte e a reflexão de si e da sociedade. Animados com o ensino, os estudantes ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos e desencadeiam uma série de conflitos entre pais, escola, professor e discentes.

Veja o trailer

Meu Mestre, Minha Vida (1989): uma problemática escola de Nova Jersey recebe o novo diretor arrogante e autoritário, Joe Clark (interpretado por Morgan Freeman). A prática pedagógica de Joe ajuda os alunos a passarem no exame final, mas as técnicas usadas pelo diretor – de um certo modo violentas – atraem admiradores, inimigos e levantam inúmeros questionamentos.

Veja o trailer

Escritores da Liberdade (2007): jovem e idealista, a professora Gruwell (interpretada por Hilary Swank) lança diferentes práticas de ensino e mostra aos alunos valores como a tolerância e o respeito, mesmo com a rebeldia dos alunos e a grande tensão racial em um bairro da periferia.

Veja o trailer

A Voz do Coração (2003): Pierre Morhange (interpretado por Jacques Perrin) retorna à sua cidade natal após o falecimento de sua mãe. Ele encontra o diário mantido por seu professor Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), e relembra da infância, como quando foi revelado pelo professor por seus dons na música ao participar do coro organizado por Clémente.

Veja o trailer

Numa Escola em Havana (2015): o garoto de 11 anos, Chala (interpretado por Armando Valdes Freire), treina cães para sustentar a casa, ele vive com a mãe viciada em drogas. As dificuldades que ele sofre na vida pessoal refletem na escola. Chala respeita muito a sua professora Carmela (interpretada por Alina Rodriguez), que é afastada por um período, mas ele não se adapta a nova professora, que sugere um internato para Chala. Quando Carmela retorna, alguns métodos que a escola adotou não são aceitos por ela, e os dois são perseguidos, onde o filme mostra exatamente esta relação de aluno-professor no ensino contemporâneo de Cuba.

Veja o trailer

A Onda (2008): o filme conta a história de uma escola da Alemanha, onde o professor Rainer Wenger (interpretado por Jürgen Vogel), leciona a disciplina de autocracia. Rainer decide fazer da sala de aula um governo fascista, com o objetivo de que os alunos entendam o assunto. Contudo, os estudantes se empolgam e o fanatismo pela “Onda” se propaga para além da escola. Wenger tenta abolir o movimento, mas ele só acaba com uma tragédia.

Veja o trailer

Corrida para Lugar Nenhum (2010): A forte crítica a “cultura de alta performance” é o foco do filme, que apresenta a pressão da escola e da família dos jovens norte-americanos para que sejam bem-sucedidos. Essas atitudes podem ter consequências gravíssimas e até mesmo se transformar em traumas psicológicos sem nenhuma chance de reparação.

Veja o trailer

Ser e Ter (2002): é um documentário francês que realça a importância do educador na sala de aula com alunos de diferentes idades. O convívio dos estudantes da escola de Auvergne é retratado nas mais diversas possibilidades de educação.

Veja o trailer

A Corrente do Bem (2000): os alunos são desafiados pelo professor Eugene Simonet (interpretado por Kevin Spacey) a criarem algo que possa mudar o mundo. O aluno Trevor McKinney (interpretado por Haley Joel Osment) tem a ideia de um jogo, que a cada favor recebido, tem que retribuí-lo a três pessoas. A criatividade e a sensibilidade do jogo ajudam Eugene a redescobrir o passado e também a mãe de Trevor, Arlene (interpretada por Helen Hunt).

Veja o trailer

Ao Mestre, Com Carinho (1967): o engenheiro Mark Thackeray (interpretado por Sidney Poitier) está desempregado e decide lecionar. No colégio de Londres, ele enfrenta alunos indisciplinados e alguns deles estão dispostos a fazer com que Mark desista. Mas o professor encara o desafio e trata os alunos como adultos, sem represálias. Até que Mark recebe a proposta de voltar para a antiga profissão de engenheiro, será que ele vai aceitar?

Veja o trailer

Entre os muros da escola (2008): na periferia de Paris, o árduo trabalho do professor François Marin (interpretado por François Bégaudeau) de Língua Francesa, é fazer com que os alunos se atraiam pelas aulas, apesar da falta de interesse deles, o que é um grande obstáculo na educação.

Veja o trailer

Encontrando Forrester (2001): o aluno Jamal Wallace (interpretado por Robert Brown) é negro e pobre, e consegue uma vaga em uma das melhores escolas particulares de Nova York devido a ótimas notas que tirou na escola pública anterior. Dentre as muitas dificuldades da vida, o preconceito é a principal barreira que ele tenta quebrar. Ao conhecer William Forrester (interpretado por Sean Connery), um escritor de talento, os dois iniciam uma amizade de ensinamentos e aprendizados entre eles.

Veja o trailer

A Educação Proibida (2012): o longa argentino apresenta mais de 40 experiências de práticas de ensino não convencionais. O grande objetivo do filme é fazer com que as metodologias sejam reavaliadas, afim de valorizar as diversidades educativas.

Veja o trailer

Preciosa – Uma História de Esperança (2010): a adolescente de 16 anos, Claireece Jones (interpretada por Gabourey Sidibe), a “Preciosa”, estuda na rede pública de Nova York. Claireece cresce sem nenhum tipo de amor e compreensão, foi violentada pelo pai, abusada pela mãe e ainda tem um filho portador de síndrome de down que é cuidado pela avó. Em uma vida cheia de privações, ela ainda é suspensa da escola por estar grávida pela segunda vez, então, começa a frequentar uma escola alternativa e vê uma esperança para mudar o seu futuro.

Veja o trailer

Mentes Perigosas (1995): Louanne Johnson (interpretada por Michelle Pfeiffer) é ex-oficial da marinha e resolve dar aulas em uma escola da periferia. O método pedagógico não convence os alunos rebeldes e Louanne precisa reinventar as suas práticas para que os alunos prestem atenção na aula.

Veja o trailer

Coach Carter, Treino para a Vida (2005): Ken Carter (interpretado por Samuel L. Jackson) é um treinador rígido de basquete, que faz os alunos assinarem um contrato com as cláusulas de: vestir-se de maneira adequada, ter conduta respeitosa e tirar boas notas na escola. Os alunos não conseguem manter o bom desempenho escolar, diante o fato, Ken toma uma atitude que impressiona a todos.

Veja o trailer

Obs: Alguns trailers estão na língua original.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei muito feliz com a abertura proveitosa e em tempo de uma lista enaltecedora aplicada aos pais, filhos,professores enfim a todos educadores. .
    Já assisti quase todos os filmes acima focados. São alguns para chorar outros para sorrir, e outros para a transformação de um novo mundo.Agradeço a pessoa que fez esta lista que chega em tempo desta transformação endossada com muito AMOR.
    Meus parabéns. Deus te abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui