Exercite as suas habilidades e domine a arte de falar em público

Na oratória, é preciso que a voz soe suave e natural (créditos techline via pixabay)
Na oratória, é preciso que a voz soe suave e natural (créditos techline via pixabay)
Na oratória, é preciso que a voz soe suave e natural (créditos techline via pixabay)

“A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados”. Essa e outras frases, como do ninho dos mafagafos, angustiaram a infância de muitas pessoas. Feliz de quem conseguia pronunciar sem tropeçar em um dos mafagafos ou na prataria. Exercícios que parecem infantis, mas necessários e precisos para treinar e melhorar a voz e a entonação. Exercite as suas habilidades e domine a arte de falar em público.

Comunicar-se não é tarefa fácil, a procura por ferramentas para saber expressar-se é antiga, desde quando o homem vivia nas cavernas. Existem diversas barreiras que impedem a boa comunicação, as principais são a insegurança e o nervosismo. Imagine você na frente do público apresentando um trabalho importante que lhe dará uma promoção ou até mesmo em uma sala com amigos debatendo um assunto comum, e então “dá branco”. Acontecem situações como estas todos os dias, mas há várias formas para evitar este constrangimento.

Veja algumas dicas que auxiliam a falar em público

Estude sobre o assunto que irá falar e pesquise qual o público (faixa etária, etc.), pois a abordagem para falar a um grupo de jovens é diferente da maneira que falará com um grupo de executivos. Esse quesito é imprescindível para cativar a audiência.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Uma das técnicas que funcionam, são palavras identificando o conteúdo a ser desenvolvido, como por exemplo, em um tema sobre sustentabilidade, você poderá escrever em uma folha, ou em slide um subtítulo: Meio Ambiente Físico ou Natural, e dali desenrolar todo o assunto.

Manter a organização das ideias é um dos grandes segredos para uma exposição bem-sucedida. A introdução, o desenvolvimento e a conclusão são um casamento, a ligação desses três garante o foco, envolvendo os participantes. Criatividade e, principalmente, clareza no que está sendo dito estimula a atenção de quem está presente. Vestir-se confortável e em harmonia com o ambiente lhe dão autoestima, além de transmitir uma imagem positiva a seu respeito.

As técnicas migradas do teatro são utilizadas em cursos de oratória. Você lembra da frase: um tigre, dois tigres, três tigres comem trigo de um trago? Não pense que é perda de tempo treinar estas frases, pois elas ajudam muito na dicção/locução. Discursos de grandes personalidades da história do mundo são exercícios para treinar a leitura expressiva, como o discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King, em 1963 no Lincoln Memorial, contra a segregação racial.

Falar em público não é apenas um dom, mas com treino e dedicação pode-se obter uma boa oratória. E a Prime Cursos te oferece esta possibilidade. O curso de Oratória e Apresentação em Público é gratuito e online, você poderá treinar na comodidade de onde desejar. Os gestos, a voz, vestimentas, marketing pessoal, motivação são alguns dos tópicos que você irá estudar.

O aplicativo da Prime Cursos também já está disponível na Playstore, instale e estude também do seu Android ou IOS.

Acompanhe a matéria abaixo sobre o teatro como alternativa para desinibição e para melhorar a oratória em público:


Créditos canal Prof Leonardo Calixto / via YouTube

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostei muito da palestra dado pelo o professor Romero Machado, ele fala muito bem ele explica muito bem, gostei muito, parabéns eu gostaria de fala bem, ser um persuasão, e um líder em comunicação.

    Grato,
    Leude.

  2. Olá boa tarde.

    Todos os professores são excelente profissional, falam muito bem, sabe explicar o assunto, eu gostaria de fala bem como eles, sou tímido e tenho vergonha de far em publico.

    Leude.

  3. Adorei a vossa página.
    E adoraria participar no curso e obter certificados deste e outros tantos cursos que são muito interessante, mas eu vivo em Angola (como deves saber um país africano), à milhas de distância. A minha preocupação restringe-se em saber se: A MINHA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ME IMPOSSIBILITA DE FAZER PARTE DESTE MAGNO NÚCLEO?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui