estudante comemorando e o descritivo na imagem de horas complementares

TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares

Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma. 

Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele alcance seu potencial enquanto profissional na área que escolheu atuar. 

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está em busca de algumas opções interessantes para complementar as horas extracurriculares de seu currículo. Neste artigo, realizaremos uma análise detalhada dos TOP 10 cursos que têm se destacado como ferramentas poderosas para enriquecer a formação acadêmica.

Desde habilidades técnicas específicas até competências interpessoais, este guia visa fornecer sugestões estratégicas para estudantes que buscam aprimorar seu perfil educacional e profissional.

Nosso intuito é aprofundar não apenas na relevância de cada curso, mas também em como essas experiências educativas podem moldar de maneira significativa o caminho acadêmico e profissional de indivíduos em busca de um diferencial competitivo. Vamos lá! 

10. Inglês

Os cursos de inglês seguem sendo uma das opções mais procuradas por alunos de graduação que almejam construir um currículo forte, que se destaque em meio aos concorrentes.

Se antes a capacidade de se comunicar nesse idioma era um diferencial, hoje em dia se tornou um requisito básico, uma característica essencial para qualquer profissional que deseje ser levado a sério.

imagem descritiva do curso de inglês para horas complementares da prime cursos

Aqui, na Prime Cursos, você encontra algumas opções interessantes e diversas nesse sentido. Como o Curso de Gramática Básica de Inglês, por exemplo, que oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre esse idioma, especialmente em sua modalidade escrita.

Esse programa abrange tópicos essenciais, tais como as classes gramaticais, a diferenciação e aplicação dos diversos tipos de substantivos, a exploração dos principais pronomes, adjetivos e advérbios, entre outros temas igualmente relevantes.

Importante ressaltar que o curso de gramática concentra-se exclusivamente na gramática escrita, não abordando a pronúncia da língua. Para quem deseja focar na habilidade de comunicação, uma boa ideia talvez seja começar pelo Curso de Inglês Básico.

Com aulas de fácil compreensão, essa opção proporciona acesso a um conteúdo rico e preciso sobre a língua inglesa, abordando desde aspectos gramaticais e vocabulário até expressões fundamentais. 

O curso básico é indicado àqueles que almejam desenvolver habilidades essenciais para o cotidiano, incluindo a capacidade de ler e compreender textos em inglês, assim como expressar-se de maneira correta e fluente no idioma.

Por meio dos conhecimentos promovidos por esse curso, você terá a oportunidade de ampliar suas perspectivas de crescimento tanto profissional quanto pessoal. 

Mas se você já possui uma compreensão básica acerca do vocabulário, certamente está apto a avançar para o Curso Intermediário. O conteúdo dele é estruturado com um aumento progressivo de dificuldade, onde cada tema abordado serve como base para o próximo.

As lições foram cuidadosamente elaboradas, proporcionando explicações detalhadas sobre cada tópico, acompanhadas por exercícios de áudio que visam a memorização e a compreensão precisa da pronúncia.

Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos relacionados à leitura e compreensão de textos, discurso direto e indireto, e muitos outros. Todas as explicações desse curso são acompanhadas por áudio, tornando o aprendizado mais acessível. Os exercícios também incluem áudio para facilitar a prática da pronúncia.

Outra opção interessante para você que deseja cumular horas complementares e aprimorar seu conhecimento em inglês é o Curso de Inglês para Atendimento, elaborado especialmente para instruir os alunos acerca das principais palavras, expressões e frases utilizadas durante situações de atendimento ao cliente. 

O aprendizado disponibilizado por esse curso considera ambientes como lojas, escritórios, hotéis, restaurantes, e até mesmo serviços de táxi ou aplicativos de transporte.

Recomendamos essa opção especialmente para profissionais que precisam prestar atendimento em inglês ou desejam aprimorar suas habilidades no idioma para esse fim. Vale ressaltar que adquirir proficiência em inglês também pode ser vantajoso para aqueles que almejam oportunidades profissionais no exterior.

09. Espanhol

Depois dos cursos de inglês, os focados em Espanhol também estão entre os mais utilizados para horas complementares. Levando em conta que o inglês se tornou requisito básico em qualquer currículo profissional, a dedicação em aprender outros idiomas se faz necessária.

Ao dominar uma terceira língua, você se tornará um profissional mais competitivo neste mundo globalizado.

imagem descritiva do curso de esoanhol intermediáro da prime cursos

Na plataforma online da Prime Cursos você também encontra algumas opções interessantes nesse sentido. Se você gostaria de explorar tópicos relacionados à gramática, verbos e diálogos simples, recomendamos o Curso de Espanhol Básico.

Ele oferece uma abordagem ampla e proporciona conhecimentos relacionados a cumprimentos e apresentações formais e incorporação das palavras mais comuns no cotidiano.

Além disso, este curso enriquece a experiência de aprendizado com vídeos complementares, focados na aquisição da pronúncia correta, tornando seu processo de aprendizagem mais eficiente.

Se você já possui um conhecimento básico nesse idioma e deseja expandir e aprofundar ainda mais suas habilidades e somar algumas horas complementares, que tal experimentar o Curso de Espanhol Intermediário?

Ao participar desta formação, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades de diálogo para manter conversas de forma natural, enriquecer seu repertório vocabular e aprofundar seus conhecimentos gramaticais;

Ressaltamos a importância de manter a prática constante do contato com livros, filmes e demais produções culturais no idioma que você busca obter proficiência. Além disso, também vale a pena se dedicar à prática regular da fala e da escrita sempre que possível.

08. Digitação

O crescente número de tarefas simultâneas em diferentes áreas profissionais destaca a importância de aprimorar a habilidade de digitação, proporcionando uma maneira eficaz de economizar tempo durante nossas atividades cotidianas. Pensando nisso, a Prime Cursos desenvolveu o Curso de Digitação, que também está entre os mais utilizados para horas complementares.

imagem descritiva do curso online de digitação da prime cursos, excelente atividade para horas complementares

Ao se dedicar a esse curso, você terá a oportunidade de se familiarizar com os diferentes tipos de teclados disponíveis, compreender as funções de todas as teclas e conhecer as técnicas para digitar de maneira correta e saudável. 

Essa opção é indicada especialmente para quem trabalha com computadores e/ou necessita de uma digitação mais ágil para otimizar o tempo em suas atividades profissionais. Já imaginou o quanto o seu dia a dia de trabalho pode ser facilitado com todos esses conhecimentos?

07. Maquiagem

Para quem gosta de maquiagem, uma possibilidade interessante e inusitada é utilizar esse hobby e transformá-lo em horas complementares. Por que não? Afinal, há diversas áreas que podem tirar grande proveito das habilidades de fazer uma boa maquiagem.

Não é à toa que nosso Curso de Maquiagem está entre as opções mais procuradas pelos nossos alunos. 

Em áreas como Artes Cênicas, Comunicação Social, Moda ou Design, a maquiagem é uma habilidade extremamente valiosa. Profissionais que desejam atuar nesses segmentos podem precisar desses conhecimentos para elaborar produções artísticas, desfiles de moda, produção de vídeos, entre outros.

Além disso, esse curso também pode servir como uma introdução valiosa ao conhecimento prático para estudantes interessados em empreendedorismo no setor de beleza.

Seja você um iniciante ou um profissional da área, alguém que já trabalha nesse segmento ou que aspira fazer isso no futuro, esse curso pode ser uma oportunidade e tanto para aprimorar suas habilidades. 

Ao se inscrever, você vai adquirir um amplo conhecimento, abrangendo desde a preparação adequada da pele para receber a maquiagem até dicas valiosas sobre cosméticos e habilidades na aplicação dos principais produtos disponíveis no mercado.

06. Informática

Hoje em dia, os conhecimentos em informática são indispensáveis em praticamente todos os setores da vida moderna, sobretudo no contexto profissional. Isso se reflete na alta demanda por conhecimentos técnicos em relação a tecnologia, como os cursos de informática.

Pensando nisso, a Prime Cursos oferece três opções interessantes: o curso de Informática Básica, o curso de Informática Intermediária e o curso de Informática Avançada.

A primeira opção oferece acesso aos fundamentos da área, incluindo temas como compreensão da parte física do computador, suas peças e placas, operações básicas como ligar e desligar, além de habilidades essenciais, como o uso eficaz da Área de Trabalho.

Esse curso também abrange técnicas para navegar na internet, realizar pesquisas, efetuar downloads e utilizar os programas básicos do Windows, proporcionando uma formação ideal para iniciantes e para aqueles que buscam aprimorar ou testar seus conhecimentos e aumentar suas horas complementares.

imagem descritiva do curso de informárica básica da prime cursos para horas complementares

Já o curso intermediário é voltado para quem já possui conhecimentos básicos de informática. Sua proposta é ampliar e aprofundar os conhecimentos iniciais na utilização do computador, internet, softwares e aplicativos.

Destinado a estudantes com noções básicas de utilização de um computador, o curso visa atender à necessidade de manter seus conhecimentos atualizados, considerando as crescentes demandas do mercado de trabalho, da educação e da vida contemporânea nessa área.

E se você considera que já possui uma boa base de conhecimento nesse assunto, uma possibilidade ainda mais interessante é o curso de informática avançada. Ele é recomendado tanto para iniciantes quanto para usuários experientes em busca de aprimoramento.

Foi estruturado para auxiliar na utilização do Windows 11 e do pacote Office 365, ferramentas amplamente utilizadas em escritórios e ambientes corporativos. Através de exemplos práticos e exercícios, você terá a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as funcionalidades de cada aplicativo.

05. Fotografia Digital

Você gosta de capturar momentos especiais por meio de fotos? Se sim, aprimorar suas habilidades em fotografia pode ser uma excelente maneira de contabilizar horas complementares para o seu currículo.

O curso de Fotografia Digital da Prime Cursos figura entre os mais procurados da nossa plataforma. Trata-se de uma formação básica e ilustrada, com ênfase em Imagem Digital.

Ao se inscrever, você terá a oportunidade de compreender os conceitos essenciais, incluindo Megapixels, Lag, Distância Focal, Shutter, Zoom Digital e Zoom Óptico. Serão abordadas desde as técnicas básicas, como a maneira correta de segurar a câmera, até recursos mais avançados, como iluminação.

Além disso, vamos explorar o vocabulário fundamental da fotografia e as vantagens e desvantagens da tecnologia digital. Aprenda, também, a analisar programas de edição de fotografia e muito mais.

Esse curso é ideal tanto para entusiastas que buscam aprimorar suas habilidades quanto para profissionais das áreas de design e informática. Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e explorar todo o potencial da sua paixão pela fotografia!

04. Vendas Diretas

Os conhecimentos e competências desenvolvidos em vendas podem ser aplicados em inúmeras profissões e contextos. São verdadeiras oportunidades para aprimorar habilidades interpessoais e comunicação e construir relacionamentos.

Então, nada mais conveniente do que se dedicar a um curso livre nessa área e tirar o melhor proveito que ele pode oferecer! 

Nosso curso de Vendas Diretas é ideal para todos aqueles que atuam ou desejam ingressar na área de vendas, seja de produtos ou serviços, abrangendo comerciantes, profissionais autônomos, representantes comerciais e revendedores.

Não perca a oportunidade de aprimorar suas habilidades e obter dicas valiosas para impulsionar sua carreira.

As competências exploradas nos cursos de vendas são estratégicas para diversas profissões, especialmente em áreas como Comunicação Social, Administração, Psicologia e Serviço Social. Para estudantes desses segmentos, essa é uma oportunidade prática de aplicar teorias em situações do mundo real.

Estudantes interessados em empreendedorismo também podem tirar grande proveito do nosso curso, já que eles ajudam a aperfeiçoar habilidades fundamentais para quem planeja iniciar e administrar o próprio negócio.

Ao participar deste curso de vendas diretas, você vai obter conhecimentos essenciais, incluindo dicas de como estabelecer metas e objetivos eficazes, para desenvolver relacionamentos comerciais sólidos, compreender o processo de vendas, capturar a atenção do cliente e obter vendas bem-sucedidas.

03. Pacote Office

Em uma lista sobre os cursos mais procurados para contabilizar horas complementares, é claro que o curso de Pacote Office não poderia ficar de fora. Afinal de contas, os recursos disponibilizados por suas ferramentas são essenciais para diferentes formas de atuação profissional.

O propósito do curso de Pacote Office oferecido pela Prime Cursos é fornecer instruções sobre os programas essenciais desse conjunto, incluindo Word, Excel e PowerPoint. 

Participando desse treinamento, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais e explorar tópicos que abrangem desde conceitos básicos do PowerPoint até uma introdução ao Word, formulações elementares do Excel, além de dicas e truques para otimizar o uso eficiente dessas ferramentas.

imagem descritiva sobre o curso de pacote office da prime cursos para horas complementares

O curso aborda diversos aspectos relevantes para o cotidiano daqueles que fazem uso desses recursos.

02. Oratória e Apresentação em Público

Pessoas capazes de se expressar em público sem receios detém uma vantagem significativa em sua carreira ou em processos seletivos de emprego. Sendo assim, essa é uma capacidade na qual certamente vale a pena direcionar seus esforços! 

Ao participar do nosso Curso de Oratória e Apresentação em Público, você não apenas terá a chance de desenvolver habilidades de fala diante de grandes audiências, mas também vai adquirir técnicas estratégicas para gerenciar o nervosismo durante apresentações, lidar com situações imprevistas e planejar palestras ou discursos.

Dentre os tópicos abordados neste curso de oratória, destacam-se as estratégias para apresentação de projetos e trabalhos e para reconhecimento e compreensão do público-alvo.

Esse é um bom exemplo de curso que vale a pena fazer ainda nos anos iniciais da faculdade, já que ele pode te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para se sair bem durante a apresentação de trabalhos.

01. Marketing Digital

Para finalizar nossa lista dos 10 cursos mais usados como horas complementares, é claro que não poderia faltar o curso de Marketing Digital da Prime Cursos. Os conhecimentos nessa área são imprescindíveis hoje em dia para qualquer profissional que deseja realizar um bom trabalho com a divulgação de seus produtos ou serviços.

Essa abordagem tem o poder de potencializar a visibilidade e o alcance de um negócio ou projeto.

Nosso curso feito em videoaulas disponibiliza conhecimentos essenciais sobre as estratégias e práticas fundamentais dessa área. Alguns dos temas abordados incluem os benefícios do marketing digital, o que o difere do marketing tradicional, como criar campanhas atrativas e escolher as melhores plataformas para divulgação, entre outros temas interessantes.

Este curso foi elaborado para estudantes e profissionais atuantes nas áreas de comunicação e vendas, webdesign, empreendedores, comerciantes e demais interessados em aprimorar suas habilidades e compreensão no campo do Marketing Digital.

Ao final do curso, os participantes estarão mais bem preparados para navegar pelo cenário dinâmico do marketing online e aplicar estratégias eficazes em suas atividades profissionais e agregando em suas horas complementares.

Gostou das sugestões que trouxemos ao longo deste artigo? A maioria dos cursos mencionados aqui podem ser explorados por diferentes áreas do conhecimento.

Escolha aqueles que mais fazem sentido de acordo com seus objetivos e comece hoje mesmo a aprofundar seus conhecimentos e contabilizar horas complementares! 

Cursos Grátis para Atividades Complementares

Os cursos livres estão entre as principais formas de conseguir horas complementares para sua formação. O aluno pode escolher um tema específico no qual deseja aprofundar seus conhecimentos, desde que seja condizente com sua área de formação.

A modalidade online tem se desenvolvido muito na última década, já que é especialmente vantajosa para quem não tem muito tempo disponível e ainda assim deseja aprender mais sobre determinados assuntos.

Na Prime você encontra centenas de cursos com certificado de conclusão válido para atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais!


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.