Somos associados ABED
Formas de Pagamento
Formas de Pagamento

Curso de Merendeira Online Grátis

Este curso é GRÁTIS. Aproveite!.
Totalmente livre de mensalidades.

ASSINAR GRÁTIS*

Curso grátis de Merendeira - com opção de certificado válido!

Curso de Merendeira

Qual a função da Merendeira Escolar?

A Merendeira Escolar é a responsável por preparar e servir a merenda das crianças, manter a limpeza e a organização da cozinha, e cuidar com os insumos usados na confecção dos alimentos.

Além disso, veja abaixo outras funções importantes da Merendeira Escolar:

- Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar;
- Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
- Cuidar da organização da cozinha;
- Limpar e manter a cozinha limpa;
- Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar;
- Preparar as refeições destinadas ao aluno de acordo com o cardápio do dia;
- Distribuir as refeições para os alunos, no horário indicado pela direção da escola;
- Cuidar da manutenção do material e do local sob seus cuidados;

O curso gratuito de Merendeira da Prime Cursos tem como objetivo ensinar sobre a profissão, e os principais cuidados com a higiene e os alimentos.

A Profissão de Merendeira

No passado, o governo disponibilizava alimentos praticamente prontos para as escolas. A função das merendeiras era apenas colocar esses alimentos em água fervente e aguardar que cozinhassem. Após 1994, o governo começou a enviar verbas para que alguns municípios e estados comprassem os alimentos ao invés de enviá-los.

Dessa forma, a alimentação escolar começou a ser preparada com alimentos in natura e servida de acordo com o hábito dos alunos. As escolas começaram a receber alimentos frescos, definitivamente, a partir de 2009. Com isso, o hábito de manipular alimentos aumentou, exigindo mais trabalho e cuidados da parte da merendeira escolar.

O trabalho da merendeira já passou por muitas transformações, tornando-se mais complexo com o passar dos anos. No passado, as refeições dos alunos incluiam biscoitos, mingaus, e achocolatados.  Hoje em dia, a merendeira escolar cozinha em período integral, e segue cardápios elaborados por nutricionistas, sempre priorizando alimentos frescos. Inclusive, nesse Curso Gratuito de Merendeira, você irá aprender sobre a importância da boa alimentação.

Pontos importantes

A merendeira não tem apenas a função de cozinhar, mas sim, adicionar carinho e afeição na preparação das refeições das crianças. Ou seja, é preciso gostar de crianças e fazer o seu trabalho com amor, dedicação e muita paciência.

É importante que a merendeira tenha um treinamento adequado, para que consiga desempenhar com excelência suas diversas funções. O ideal é que a merendeira conte com a ajuda de um profissional nutricionista para obter auxílio no planejamento das refeições, cuidados com a higiene, preparação e reaproveitamento dos alimentos, etc.

Com esse curso gratuito, além de conhecer todas as funções da Merendeira, você irá aprender sobre o armazenamento de alimentos, nutrição, economia doméstica e controle de qualidade.

Para fazer o seu trabalho adequadamente, é importante que a merendeira siga todas as instruções necessárias passadas pela direção da escola e pelo profissional nutricionista. Além disso, é fundamental trajar o uniforme fornecido pelo Serviço de Alimentação Escolar ou pela direção da escola durante o trabalho.

Com esse curso grátis, o aluno também aprenderá:

- Atribuições da Executora de Merenda
- Cardápios
- As principais consequências de uma alimentação desequilibrada

Com o seguinte conteúdo programático:

Apresentação
Merenda Escolar - Breve Histórico
Atribuições da Executora de Merenda
Cardápios
Reaproveitamento de Alimentos
Medida de Equivalência
Controle de Qualidade
Recebimento
Alimente-se bem e viva melhor
As principais consequências de uma alimentação desequilibrada
Armazenamento
Higiene
Higienização
Economia Doméstica
Horta Escolar
Bibliografia/Links Recomendados

 

FICHA DE INFORMAÇÕES
Embasamento Legal: nossos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.
Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).
Carga Horária do Certificado: 35 horas
Objetivos: curso livre para Qualificação Profissional, onde o aluno aprenderá as rotinas básicas da profissão de merendeira; um breve histórico sobre a merenda escolar; as atribuições da executora de merenda; cardápios; reaproveitamento de alimentos; medida de equivalência; controle de qualidade; recebimento; alimentar-se bem para viver melhor; as principais consequências da alimentação desequilibrada; armazenamento; higiene e higienização; economia doméstica; horta escolar.

Vantagens do Certificado:

* Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
* Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
* Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);
* Progressão Funcional para Servidores Públicos;
* Pré-Requisito para concursos e cursos.

Se você gostou desse curso, pode gostar também de:



Curso de Merendeira

Este é um curso 5.0 estrelas. Total de 1 avaliações.

Depoimentos

Eloísa Costa André

1 semana atrás (07-11-2019)

Muito bom este curso gostei muito sempre tive vontade de fazer um curso de merendeira e agora surgiu a oportunidade amei.Gisto muito de fazer comida para a criançada eles foi felizes quando fizemos uma comigo que eles gostam e até pedem para repetir o prato isso é muito bom