5 maneiras de controlar a ansiedade

A ansiedade é considerada uma característica biológica do ser humano e de animais, definida por mal-estar, medo, desconforto, apreensão, insegurança, e também pela sensação de que algo ruim poderá acontecer. A ansiedade, ânsia ou nervosismo já é até considerada por muitos como o mal do século.

Ela pode ser caracterizada por sensações corporais desagradáveis, como coração acelerado, sensação de vazio no estômago, transpiração, entre outras alterações.

Pessoas com ansiedade conhecem muito bem o impacto que ela pode ter diariamente, porém até mesmo quem não sofre do transtorno enfrenta provavelmente alguns momentos de ansiedade e estresse. Hoje trouxemos algumas dicas e alternativas naturais que podem ajudar a controlar a ansiedade. Veja abaixo:

Escutar música

Você sabia que de acordo com diversos estudos, a música pode ser usada no combate à depressão, ao estresse e à ansiedade? A música causa diversas sensações no corpo, dependendo do ritmo a respiração pode ficar mais calma ou mais acelerada, os batimentos cardíacos podem se tornar mais leves ou mais fortes, e a pressão sanguínea pode aumentar ou diminuir. Ouvir música pode contribuir muito nos momentos de ansiedade. Coloque sua música preferida para tocar para se sentir mais feliz e relaxado!

Se exercitar

Pode até ser clichê, mas se exercitar é uma das maneiras mais conhecidas para diminuir a ansiedade. Os exercícios ajudam porque elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. São diversos os benefícios da prática de atividades físicas, por isso, separe um tempinho do dia para caminhar, dançar, correr, ou fazer qualquer outro exercício!

Respirar lentamente

A respiração lenta e profunda pode ajudar a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo. O ideal é inspirar lentamente pelo nariz, deixando o abdome expandir-se. Depois, expirar de forma lenta, soltando todo o ar pela boca. A vantagem é que os exercícios de respiração podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora!

Tomar Sol

Tomar sol, de acordo com alguns estudos, pode ajudar a diminuir a ansiedade e até a depressão. Por isso, o ideal é, sempre que possível ficar alguns minutos no sol, com moderação e nos horários certos. Apenas alguns minutos já são suficientes para melhorar o humor e diminuir a ansiedade, além dos diversos benefícios da Vitamina D.

Investir em alimentos com triptofano

O aminoácido precursor da serotonina, conhecido como triptofano, pode ajudar a controlar a ansiedade e trazer mais felicidade. Por isso, tente consumir mais alimentos ricos nesse aminoácido, como peixes e frutos do mar, queijo, leite e nozes.

Mais Dicas:

  • Escreva mais! O hábito de escrever pode ajudar a redirecionar os problemas e as preocupações, aliviando os sintomas da ansiedade.
  • Quando se sentir ansioso, pare alguns minutos e faça um bom chá! A maioria dos chás possui substâncias que podem ajudar no controle da ansiedade diária.
  • Saia da rotina e faça algo novo sempre que possível. Chame seus amigos ou se divirta sozinho!

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo(a)!

Gostou do artigo de hoje? Se sim, deixe seu comentário!

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

120 Comentários

  1. Victor Proença disse:

    Realmente são dicas maravilhosas para uma vida saudável. Sempre acompanho as dicas e isso está sendo muito importante. Colocando em prática, tudo funciona melhor, e nos tornamos seres humanos melhores. .

    1. As 5 maneira de controlar a ansiedade
      São de forma muito interesante.
      Nota 10.

    2. Muito interessante a informação!
      Gostei demais. A prime Cursos se preocupa com seus leitores!
      Obrigada, por pensar no bem estar de seus leitores!

  2. Claudia Regina de Melo disse:

    Sempre amo e leio as dicas q me enviam, muito obrigada.

  3. Edivan Silva Araújo disse:

    Ótimo,era o que estava precisando para controlar a ansiedade,gostei muito.obrigado

  4. SERGIO MURILO LIMA ARAUJO disse:

    BOM DIA !

    Adoro todas as matérias publicadas, leias com muita atenção, são excelentes e retrata muitas das vezes a realidade vividas por alguém.

  5. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Mais um bom artigo com excelentes dicas! Mais uma vez, parabéns “Prime” pelo competente trabalho! Que ele continue!

  6. Eduardo Pereira disse:

    Ótimas dicas, pois sofro com isto quase que diariamente…

  7. Tudo a ver! Explicado de modo simples, porém objetivo sem delongas! Parabéns!!!

  8. Obrigada pelas dicas. Muito importante para os dias de hoje.

  9. Muito bom.
    Essas dicas ajudam bastante.
    São simples, e podem ser feitas no dia a dia e qualquer lugar.
    Obrigada!!!!!!

  10. LUCIANO GUIMARÃES DE SOUZA disse:

    UM ÓTIMO ARTIGO, GOSTEI MUITO, EXCELENTE.

  11. Tudo que vem de PRIME CURSOS é valoroso, edificante, rico. Essas dicas pra controle, e até mesmo eliminação da ANSIEDADE, é uma sequências de ASES no poquer das manifestações humanas. Muchas gracias por ellas JOSÉ EDISON DIAS = ALUNO

  12. Maria Pigato Caliari disse:

    Sempre que leio os artigos aprendo a melhor viver, o conhecimento é libertador. Obrigada e parabéns Prime Cursos.

  13. Ótimas dicas, sensacional gostei, vou colocar em prática.

  14. obrigado pelas dicas , gostei muito

  15. Oi, parabéns pela matéria e obrigada pelas informações, dicas, sugestões.Tenho tentado aplicar o que tenho aprendido aqui no meu dia a dia. Valeu!!

  16. Luzia Rosa de Souza disse:

    Excelentes informações, tento colocá-las em prática e repasso na medida do possível. Também indico a fonte.

  17. Fabíola Cavalcante disse:

    Sim.!!! Dicas muito boas, para nosso dia a dia

  18. Olá! Amei o vídeo! Veio numa hora muito propícia. Obrigada! Ps: Tenho depressão há vinte anos e qdo entro em crise, dois sintomas aparecerem logo. Ansiedade, recheada de mal-estar e síndrome do pânico. E acreditem: é difícil lidar com eles. Aí vem a angústia pra completar. Hoje estou bem.

  19. Maria Lúcia Poltronieri disse:

    Dicas ótimas, vou praticar!!!

  20. ROBÉLIA MONTEIRO PEREIRA disse:

    Gostei muito, sou extremamente ansiosa, depressiva e tenho crises de síndrome de Pânico. Esses sintomas entram na minha vida desde 2007 e até hoje não consegui me livrar. Já tomei vários medicamentos… Hoje estou sem tomar nenhum remédio. Mas vivo em sofrimento, choro muito…. E vivo fugindo das pessoas, me isolando… Acho que nunca mais voltarei ser a mesma…

  21. Sandra Maria Camargo disse:

    Amei a matéria, como sempre ,vem nos ajudar a trabalhar sintomas que, mesmo sem que a gente perceba, nos traz muitas dificuldades no dia a dia.parabéns a vocês e eu embora lutando com minhas dificuldades vou colocando em prática o que tenho aprendido .e me sinto feliz.vale a pena obrigado .Deus os abençoe.Sempre!

  22. Obrigado a prime pelas dicas ,,cada dia venho aprendendo muito mais

  23. Adorei as dicas sofro de depressão, ansiedade…. Minha depressão é tão forte que estou sentindo dores nos dedos dos pés. … queda de cabelo. Vontade de sumir.

  24. Roberto marques ferreira filho disse:

    Gostei muito bom

  25. Adorei as dicas, eu sofro de ansiedade , sei como é horrível essa sensação

  26. Eu tenho transtorno de ansiedade, e sempre tem as épocas que as crises ficam mais fortes, tenho tomado sol, to consumindo kefir que tbm ajuda e música tem que ser música boa pq se for com vibe pesada só piora, a alimentação tem sido minha aliada e sinto as mudanças aos poucos 🙂 luz à todos!

  27. Crimildo Conjo disse:

    Valeu, era mesmo dessas dicas que eu estava a procura!
    Muito obrigado

  28. Achei q sabia tudo sobre ansiedade mas dps q li a matéria vi q pouco sabia. Mto bom gostei e vai ajudar bastante outras pessoas q tbem sofrem deste mal.

  29. Jussara Mayer disse:

    Gostei muito das dicas. Simples e com certeza eficientes. Vou colocar em prática.

  30. Ótima dica. Já estou praticando. Muito obrigada.

  31. angela Maria pereira soares disse:

    Gostei das dicas e espero apreender muito com essas dicas

  32. Jéssica Oliver disse:

    Amei as dicas!! Muito obrigado!!

  33. Jéssica Oliver disse:

    Amei as dicas!! Muito obrigado!! Já estou praticando e deixarei de tomar os rémedios que o médico passou e começarei a praticar as formas mais saudáveis.

  34. Muito bom a dica de várias maneiras de agir e alguns alimentos sim ,o sol foi novidade.

  35. Ótimas dicas. Começarei a por em pratica,Vai me ajudar bastante.
    Agradecido.

  36. Muito bom,métodos simples e eficazes.Parabéns a
    Prime por lembrar as pessoas que estes métodos
    existem.

  37. muito bom Est e vídeo,já tive síndrome do pânico e fiz tudo isso é seu muito certo ???

  38. muito bom este vídeo,já tive síndrome do pânico e fiz tudo isso e deu muito certo ???

  39. Boa tarde gostei muito e já estou fazendo as atividade está muito ansiosa estou bem e gostei das dica estou no caminho certo. Obrigado

  40. Rosane de Lourdes Lauxen disse:

    Toda informação sobre ansiedade e depressão são importantes…muito esclarecedora a matéria q vcs trouxeram, parabéns

  41. Patricia Conrratt Baptista disse:

    Amei essa matéria ! Dicas preciosas vai me ajudar muito !

  42. Edivania Dias Lopes disse:

    Muito bom.amei as dicas .
    As vezes uma simples caminhada nos ajuda aliviar o estresse do dia a dia.

  43. Simone Sande disse:

    Gosto muuuuuiitooooo.!!! Tudo de grande ajuda.
    Muito obrigada

  44. Muito bom!
    Vou procurar fazer chá todo dia pro meu marido 🙂
    Obrigada.

  45. Claudia José ribeiros Fagundes disse:

    Estas dicas estar muito me ajudando

  46. ELIVANIA Braga disse:

    Sim
    gostei muito das dicas.nestes últimos dias fui parar na emergência com sintomas de pressão alta.
    e me medicaram com duazeban. Tive melhoras so no dia. Continue me sentindo muito ansiosa, mais não consigo detectaram qual é a falha.

  47. Adorei e quero me inscrever neste canal . Só não sei como faço isso?

  48. Antonia Vanderli Freutas Pedrosa disse:

    Amei as dicas!

  49. Mirian de Jesus disse:

    Amei essas dicas, vou tentar colocar em prática já.

  50. Mirian de Jesus Sousa Santos disse:

    Amei essas dicas, vou tentar colocar em prática já.

  51. Muito obrigado pelas dicas. Na verdade sem saber, eu já faço a maior parte. Tenho depressão e fobia social. As dicas de vocês me mostram que estou no caminho certo.

  52. Elaine F Rocha disse:

    Excelentes dicas!!!! Vou usar e abusar. Quem ñ precisa com essa correria dos novos tempos!!!!.

  53. Dinael Lopes Soares disse:

    Olá minha primeira vez aqui dicas valorosas,coerentes. Como já disse nosso amigo anteriormente explicado com palavras objetivas muito obrigado.

  54. Muito bom.
    Parabéns pela matéria.
    Dicas importantes.

  55. Marinez Piva Delavali disse:

    Dicas simples mas com grandes resultados. Obrigada!

  56. Muito bom o assunto abordado, acreduto que ansiedade e uma coisa que todos sentiram em algum momento da vida…. mas foi muito produtivo o conteudo… obrigada equipe do Prime Cursos…..?

  57. !!! MTO ÚTIL,,,EU TENHO ANSIEDADE JÁ FAZ ALGUNS ANOS,,,ME AJUDOU MTO A DIKA !!!

  58. Edinar Aparecida de Arruda disse:

    Adorei o comentário as vezes sinto isso vai me ajudar muito

  59. Amo essas dicas.têm sido uma luz no meu caminho

  60. Sandra Gimenes disse:

    Muito grata pelas dicas! Realmente fazer exercícios me deixa melhor!

  61. Janayna Soares disse:

    Conteúdo de muito valor para mim. Muito obrigada Prime!

  62. Selcino Oliveira disse:

    Excelente. Muito bom mesmo.Todos fáceis de serem realizados. Já faço alguns, preciso fazer os outros.

    Parabéns pelas dicas.

    Um abraço

  63. Édina Nicci de Feminino Martins disse:

    gostei muito pois sou uma pessoa muito ansiosa e nervosa por isso preciso de algo que me faça bem .vou me dedicar mais a minha vida.

  64. Otimas dicas!

    Sofro de ansiedade, na qual deixo de comer, fico tremula, gaguejo, e etc..

    Isto acaba com minha alto estima!

  65. Amei!! Alguns até já pratico. As dicas de vocês são ótimas!

  66. Com certeza gostei das dicas
    Muito útil

  67. Ângela Maria Alves Siqueira Siqueira disse:

    Gostei vou colocar em prática porque sou uma pessoa muito ansiosa.

  68. Eduardo Samba Alfredo Firmino disse:

    Gostei imenso. Obrigado Prime Cursos.

  69. FERNANDO CUCA CADORE disse:

    não entendi direito a parte de exPIRAR

  70. As dicas sempre são bem vindas, vou esforçar-me para colocar em pratica.

  71. rinaldo melo disse:

    boa dica é importante ao combate a ansiedade

  72. Parabéns, pelo artigo.
    Acredito que esse é um mal que atinge um grande público no Brasil e no mundo.
    Forte abraço.

  73. Maria de Fatima de Salles Cunha disse:

    Dicas muito úteis,adorei,vou introduzir no meu dia a dia.Obrigada.

  74. Ótimas dicas. Procurarei fazer mais essas atividades. Realmente tenho ficado muito parado e só preocupado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.