Qual o salário de um vendedor de loja?

Qual é o salário de um vendedor de loja?

Vendedor de loja. O cargo de vendedor de comércio varejista está com alta demanda no mercado de trabalho brasileiro. O comércio é um dos principais setores a gerar emprego no Brasil: de acordo com dados divulgados pelo IBGE em 2019, 10,2 milhões de pessoas estão empregadas nesse ramo.

Quer saber mais informações sobre essa função? Então essa leitura é para você. Confira a seguir qual é o salário médio de um vendedor, as funções desempenhadas e as principais habilidades desejadas.

Salário de vendedor de loja 

O salário inicial para o cargo de vendedor de loja de varejo é geralmente em torno de R$ 1.200, podendo chegar até o valor de R$ 1.900. A média salarial para vendedor de loja no Brasil é atualmente de R$ 1.470, sem incluir bônus ou comissões. 

A formação mais comum é de ensino médio completo, e a carga horária geralmente é em torno de 43 horas semanais. Os funcionários nesse setor são comumente contratados sob o regime CLT, com carteira assinada.  

notas de dinheiro de cinquenta e cem reais
Descubra qual o salario de um vendedor de loja

Em comparação entre os meses de Agosto de 2020 e Julho de 2021, notou-se um aumento de 42,4% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Todas as empresas que atuam com a venda de produtos diretamente ao público têm demanda para esse tipo de profissional, por isso a oferta de empregos é grande e bastante variada, incluindo lojas de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, materiais de construção, peças de veículo, produtos tecnológicos e de informática, entre outros. O setor de vestuário e acessórios é o que mais contrata nessa função. 

Continue a leitura e saiba mais sobre as funções do vendedor de loja. 

O que faz um vendedor de loja? 

Como é de se esperar, trabalhar como vendedor de uma loja é uma função que exige habilidades comunicativas, desenvoltura, paciência e perfil dinâmico.

Mas seria um erro definir esse trabalho como sendo algo que inclui apenas o atendimento ao cliente. Além de haver outras atividades designadas ao vendedor, a venda em si pode ser algo complexo, que muitas vezes exige mais do que simplesmente oferecer seus produtos aos clientes. 

Também é papel do vendedor estar preparado para realizar as vendas. Isso é feito de diversas maneiras: ao manter-se informado a respeito do mercado, dos produtos e novidades do nicho em que trabalha, ao buscar informações, técnicas e capacitações relacionadas a vendas e por meio da habilidade de negociar e persuadir, entre outras formas. 

Além disso, cabe ao vendedor receber e atender o cliente, manter o ambiente da loja sempre receptivo, limpo e agradável e colocar-se como um especialista no seu ramo para dar confiança para o cliente realizar a compra. 

Outros papéis estão inclusos no dia a dia de um vendedor, como prestar demais serviços como no pós-venda, sugerir promoções e campanhas para aumentar a demanda e faturamento, organizar o estoque para otimizar o trabalho, decorar a vitrine de maneira atrativa e o que mais for combinado entre empregador e funcionário dentro das necessidades de cada setor e empreendimento. 

Como ser um bom vendedor? 

O trabalho do vendedor depende muito de sua própria postura e reputação. Um bom profissional tem seu esforço reconhecido, pois a experiência de compra é algo de grande valor no setor do comércio, que pode ampliar o número de vendas por meio da fidelização do cliente e da indicação para outras pessoas.

Quando uma pessoa recebe um atendimento notável, aumentam as chances de voltar a comprar naquele estabelecimento e provavelmente fará questão de ser atendida pelo mesmo funcionário de antes.

Dessa forma, cria-se uma relação de confiança. A partir desse reconhecimento, o cliente também poderá indicar o trabalho da loja e do vendedor para outras pessoas, e assim a reputação cresce cada vez mais. 

mulher vendedora de flores
Como ser um bom vendedor de loja em geral

Para ser um vendedor bem-sucedido, é importante aprimorar habilidades de comunicação, de negociação, persuasão e paciência. Isso melhora com a prática, e com o tempo de trabalho a autoconfiança do funcionário também cresce. Vale pontuar a importância do vendedor se sentir valorizado pela empresa que trabalha para estar sempre motivado, com um sorriso no rosto e preparado para atender os clientes da melhor forma.  

Aspectos como o carisma e a honestidade são a chave para um atendimento que dará bons frutos. Esse tipo de postura conquista os clientes e faz parte de um trabalho marcante, que será lembrado após a compra. 

Ser capaz de entender o cliente e as suas necessidades também está entre um dos pontos fortes de um vendedor atento e eficiente. Seu principal objetivo deve ser solucionar a demanda que o cliente traz ao entrar na loja, seja um produto em específico para resolver um problema, um presente legal, ou uma novidade para o vestuário.

A partir dessas informações é possível adaptar suas ofertas e discursos de maneira a oferecer a melhor opção e o melhor negócio.

É através desse trabalho que o vínculo com o cliente é criado e fortalecido: ao saber que pode confiar no vendedor e contar com ele para sanar suas necessidades, o cliente fica mais confortável para fazer suas escolhas, para concluir a compra, para voltar outras vezes e até mesmo para indicar o trabalho para outras pessoas. Um trabalho bem feito tem o poder de ampliar as suas vendas e o seu aproveitamento enquanto vendedor. 

Alguns desses fatores dependem da personalidade de cada pessoa, mas também podem ser desenvolvidos e aprimorados com tempo, prática e confiança no próprio trabalho.

Um bom profissional é sobretudo alguém que sabe que sempre é possível evoluir e crescer em sua área, conquistando mais espaço, mais pessoas e mais reconhecimento. 

Restou alguma dúvida com relação à função do vendedor de loja? Deixe nos comentários e vamos te ajudar. 

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Ser um bom vendedor de loja também requer certo preparo. Pensando exatamente nisso, a Prime Cursos oferece um curso online e gratuito de Vendedora de Loja. Ao todo, o curso possui mais de 30h de curso que está dividido em mais de 20 módulos especiais, onde você irá aprender desde o início de uma boa venda até chegar na parte da gestão de equipes e pós-atendimento.

Os cursos ministrados na plataforma estão de pleno acordo com o MEC e também com o decreto presidenciável nº 5.514. Não existe nenhum requisito obrigatório para a realização do curso, a não ser a vontade de se destacar os demais e ter melhores oportunidades de emprego e crescimento dentro da empresa, aproveite!


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