Quais as atribuições do gestor de pessoas nas empresas e qual a sua importância?

o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento
o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento

A gestão de pessoas é caracterizada pelo conjunto de estratégias voltadas à motivar e aumentar o foco e engajamento dos colaboradores de uma organização. Porém, a maior dúvida de pessoas interessadas nesse setor é a respeito das atribuições do gestor de pessoas nas empresas.

A função desse profissional é extremamente importante para que a marca alcance seus objetivos, já que planejar uma boa gestão de pessoas impacta diretamente nos resultados e produtividade de cada um deles. Como consequência, nos resultados gerais da empresa.

Veja a seguir o que um gestor de pessoas faz e qual a sua importância!

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O que é gestão de pessoas?

Embora antigamente quem dava atenção para os colaboradores fosse o setor de RH, hoje em dia a equipe do Recursos Humanos é voltada especialmente para o processo de recrutamento, seleção e de folhas de pagamento.

a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa
a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa

Nesse meio tempo, viu-se a necessidade de implementar pessoas que fossem especialistas em gerir os funcionários e que pudessem dar uma atenção especial para a necessidade pessoal e empresarial de cada um desses indivíduos.

A partir disso, surgiu a gestão de pessoas, que é responsável por gerenciar, desenvolver, motivar e engajar a equipe como um todo.

Quais as atribuições do gestor de pessoas?

Desenvolvimento de talentos

Apesar de conseguir recrutar talentos seja importante, também é essencial que a empresa saiba como desenvolvê-los e tirar o melhor do que eles têm a oferecer. O gestor de pessoas é responsável por exercer essa função e potencializar as habilidades de seus colaboradores.

Isso porque, quanto mais capacitada estiver a equipe, maiores as chances dos resultados serem acima da média.

Para isso, os gestores usam estratégias de treinamento e capacitação, a fim de desenvolver os conhecimentos de cada funcionário e mantê-los atualizados com as práticas do mercado.

Boas condições de trabalho

Um dos grandes fatores que desmotivam os colaboradores atualmente  é o ambiente de trabalho, que pode interferir na produtividade e motivação e ser mais importante do que o salário oferecido pela empresa.

Uma pesquisa realizada pela Right Management mostrou que funcionários motivados tendem a ser até 50% mais produtivos no trabalho, e é função do gestor de pessoas ficar atento ao clima da empresa e ao ambiente de trabalho de cada colaborador.

Isso inclui desde oferecer boas condições de trabalho, até mesmo manter um bom clima organizacional e evitar conflitos e competitividade entre as equipes.

Além disso, ficar responsável pela empresa oferecer sala de descanso, flexibilidade de horários e opções de lanches para as pausas contribuem para o bem-estar do colaborador e aumento da sua motivação.

Mediação de conflitos

Também é responsabilidade do gestor de pessoas manter um bom ambiente de trabalho no âmbito das relações profissionais. Apesar de conflitos dentro das empresas ser algo comum, o profissional deve conseguir administrá-los para evitar que o clima fique desagradável e acabe interferindo no bem-estar dos envolvidos e de quem está em volta.

Isso pode ser resolvido com estratégias que ajudem a manter um bom relacionamento entre os colaboradores, como valorização profissional, feedbacks individuais, iniciativas de integração e pesquisas do clima organizacional.

Planejar ações de endomarketing

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, são estratégias que visam melhorar a imagem da empresa para seus funcionários. Saber como cada colaborador se sente dentro da empresa ajuda a diminuir a insatisfação e principalmente reduz a taxa de turnover.

uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização
uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização

Alguns gestores de pessoas aplicam um senso de satisfação na equipe, e usam estratégias como políticas de cargos e salários que ajudem a aumentar a produtividade e motivação, além de oferecer capacitação e treinamentos. Outra opção é usar canais de comunicação, nos quais os funcionários colocam suas opiniões sobre a empresa.

Código de cultura

Também faz parte das atribuições do gestor de pessoas criar um código de cultura para dar um norte para seus colaboradores, a fim de informá-los mais a respeito dos guias e regras da organização. Isto é, o código de cultura são valores e princípios da empresa, que impactam as ações dos colaboradores e ainda ajudam a alcançar os objetivos, reter talentos e atrair bons profissionais.

A cultura da empresa também impacta o processo de seleção, já que os profissionais que trabalham dentro da organização devem se enquadrar nos ideias e na cultura para que se engajem com mais facilidade e consigam alcançar as metas da empresa de forma mais rápida e fácil.

Construção do employer branding

Todas as empresas desejam que seus funcionários vistam a camisa da marca, mas muitas deixam passar despercebido que para isso acontecer a organização deve aplicar algumas estratégias internas, como o caso do employer branding.

O employer branding é uma estratégia que visa construir uma imagem positiva da empresa para seus colaboradores, não somente para que eles se sintam bem e motivados, mas que também falem bem da empresa para outras pessoas fora do ambiente de trabalho.

Porém, como consequência, a estratégia também impacta os colaboradores no ambiente profissional, já que acaba aumentando a produtividade por deixar os seus colaboradores altamente satisfeitos com a marca.

Um bom gestor de pessoas deve saber fazer um bom employer branding, impactando não somente quem está dentro da empresa mas também o processo de seleção, que com a boa reputação da marca tem os custos diminuídos por facilitar a atração de talentos.

Qual a importância das atribuições do gestor de pessoas?

Embora o gestor de pessoas seja um profissional voltado para engajar e motivar a equipe, a importância do seu trabalho vai muito além disso. Afinal, quanto mais produtiva a equipe, melhor para a empresa e seus resultados.

Essas ações também são importantes para a retenção e atração de talentos, diminuindo gastos da organização com processos seletivos e turnover.

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Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.

Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.

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