o primeiro passo do ciclo PDCA é o planejamento

Quais as atribuições do gestor de pessoas nas empresas e qual a sua importância?

A gestão de pessoas é caracterizada pelo conjunto de estratégias voltadas à motivar e aumentar o foco e engajamento dos colaboradores de uma organização. Porém, a maior dúvida de pessoas interessadas nesse setor é a respeito das atribuições do gestor de pessoas nas empresas.

A função desse profissional é extremamente importante para que a marca alcance seus objetivos, já que planejar uma boa gestão de pessoas impacta diretamente nos resultados e produtividade de cada um deles. Como consequência, nos resultados gerais da empresa.

Veja a seguir o que um gestor de pessoas faz e qual a sua importância!

O que é gestão de pessoas?

Embora antigamente quem dava atenção para os colaboradores fosse o setor de RH, hoje em dia a equipe do Recursos Humanos é voltada especialmente para o processo de recrutamento, seleção e de folhas de pagamento.

a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa
a gestão de pessoas é responsável por promover o trabalho em equipe e visar o bem-estar dos funcionários de uma empresa

Nesse meio tempo, viu-se a necessidade de implementar pessoas que fossem especialistas em gerir os funcionários e que pudessem dar uma atenção especial para a necessidade pessoal e empresarial de cada um desses indivíduos.

A partir disso, surgiu a gestão de pessoas, que é responsável por gerenciar, desenvolver, motivar e engajar a equipe como um todo.

Quais as atribuições do gestor de pessoas?

Desenvolvimento de talentos

Apesar de conseguir recrutar talentos seja importante, também é essencial que a empresa saiba como desenvolvê-los e tirar o melhor do que eles têm a oferecer. O gestor de pessoas é responsável por exercer essa função e potencializar as habilidades de seus colaboradores.

Isso porque, quanto mais capacitada estiver a equipe, maiores as chances dos resultados serem acima da média.

Para isso, os gestores usam estratégias de treinamento e capacitação, a fim de desenvolver os conhecimentos de cada funcionário e mantê-los atualizados com as práticas do mercado.

Boas condições de trabalho

Um dos grandes fatores que desmotivam os colaboradores atualmente  é o ambiente de trabalho, que pode interferir na produtividade e motivação e ser mais importante do que o salário oferecido pela empresa.

Uma pesquisa realizada pela Right Management mostrou que funcionários motivados tendem a ser até 50% mais produtivos no trabalho, e é função do gestor de pessoas ficar atento ao clima da empresa e ao ambiente de trabalho de cada colaborador.

Isso inclui desde oferecer boas condições de trabalho, até mesmo manter um bom clima organizacional e evitar conflitos e competitividade entre as equipes.

Além disso, ficar responsável pela empresa oferecer sala de descanso, flexibilidade de horários e opções de lanches para as pausas contribuem para o bem-estar do colaborador e aumento da sua motivação.

Mediação de conflitos

Também é responsabilidade do gestor de pessoas manter um bom ambiente de trabalho no âmbito das relações profissionais. Apesar de conflitos dentro das empresas ser algo comum, o profissional deve conseguir administrá-los para evitar que o clima fique desagradável e acabe interferindo no bem-estar dos envolvidos e de quem está em volta.

Isso pode ser resolvido com estratégias que ajudem a manter um bom relacionamento entre os colaboradores, como valorização profissional, feedbacks individuais, iniciativas de integração e pesquisas do clima organizacional.

Planejar ações de endomarketing

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, são estratégias que visam melhorar a imagem da empresa para seus funcionários. Saber como cada colaborador se sente dentro da empresa ajuda a diminuir a insatisfação e principalmente reduz a taxa de turnover.

uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização
uma das atribuições do gestor de pessoas é cuidar do marketing interno da empresa, melhorando a imagem que os funcionários têm da organização

Alguns gestores de pessoas aplicam um senso de satisfação na equipe, e usam estratégias como políticas de cargos e salários que ajudem a aumentar a produtividade e motivação, além de oferecer capacitação e treinamentos. Outra opção é usar canais de comunicação, nos quais os funcionários colocam suas opiniões sobre a empresa.

Código de cultura

Também faz parte das atribuições do gestor de pessoas criar um código de cultura para dar um norte para seus colaboradores, a fim de informá-los mais a respeito dos guias e regras da organização. Isto é, o código de cultura são valores e princípios da empresa, que impactam as ações dos colaboradores e ainda ajudam a alcançar os objetivos, reter talentos e atrair bons profissionais.

A cultura da empresa também impacta o processo de seleção, já que os profissionais que trabalham dentro da organização devem se enquadrar nos ideias e na cultura para que se engajem com mais facilidade e consigam alcançar as metas da empresa de forma mais rápida e fácil.

Construção do employer branding

Todas as empresas desejam que seus funcionários vistam a camisa da marca, mas muitas deixam passar despercebido que para isso acontecer a organização deve aplicar algumas estratégias internas, como o caso do employer branding.

O employer branding é uma estratégia que visa construir uma imagem positiva da empresa para seus colaboradores, não somente para que eles se sintam bem e motivados, mas que também falem bem da empresa para outras pessoas fora do ambiente de trabalho.

Porém, como consequência, a estratégia também impacta os colaboradores no ambiente profissional, já que acaba aumentando a produtividade por deixar os seus colaboradores altamente satisfeitos com a marca.

Um bom gestor de pessoas deve saber fazer um bom employer branding, impactando não somente quem está dentro da empresa mas também o processo de seleção, que com a boa reputação da marca tem os custos diminuídos por facilitar a atração de talentos.

Qual a importância das atribuições do gestor de pessoas?

Embora o gestor de pessoas seja um profissional voltado para engajar e motivar a equipe, a importância do seu trabalho vai muito além disso. Afinal, quanto mais produtiva a equipe, melhor para a empresa e seus resultados.

Essas ações também são importantes para a retenção e atração de talentos, diminuindo gastos da organização com processos seletivos e turnover.

Descubra quanto um gestor de pessoas ganha clicando aqui!

Depois de ver quais as atribuições do gestor de pessoas nas empresas, não deixe de pesquisar mais sobre os cursos do mercado se você se enquadra nesse perfil. Além da gestão de pessoas ser importante para motivar os colaboradores, também é um cargo de alto impacto nos resultados e sucesso da empresa.

Curso de Gestão de Pessoas Online Grátis

Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.

Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.

Aproveite e comece agora seu Curso de Gestão de Pessoas Online 100% Grátis!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.