como elaborar uma política de qualidade

O que é gestão de pessoas e qual sua função?

Atualmente no mercado de trabalho fala-se muito em gestão de pessoas, uma função tem como foco motivar e engajar o funcionário, proporcionando seu crescimento profissional e consequentemente o da empresa. Porém, para quem deseja ingressar nessa área de atuação, é importante conhecer todas as funções que os gestores desempenham.

Um bom planejamento na área de gestão de pessoas começa quando há o reconhecimento por parte do empregador que a mão de obra humana é o seu maior capital. Com isso, o  departamento de gestão de pessoas passa a trabalhar para desenvolver os talentos de cada colaborador da empresa, equacionando conflitos no ambiente de trabalho e visando o crescimento coletivo.

Nesse post você entenderá melhor o que é gestão de pessoas e quais são as principais funções e como isso pode impactar no crescimento de sua empresa. Confira a seguir!

O que é gestão de pessoas?

Antes de começarmos a falar sobre as principais tarefas da gestão de pessoas em uma organização, precisamos saber um pouco mais o que ela significa e como ela surgiu.

a gestão de pessoas é responsável pelo bem-estar, motivação e produtividade dos colaboradores da empresa
a gestão de pessoas é responsável pelo bem-estar, motivação e produtividade dos colaboradores da empresa

Há algum tempo o departamento de recursos humanos era limitado a funções burocráticas, ou seja, recrutamento, entrevistas, seleção, treinamento, pagamento e dispensa.

Contudo, foi detectada a necessidade desse departamento estar mais próximo aos colaboradores, sendo necessário desenvolver estratégias para o engajamento dos funcionários. 

Dessa forma, a gestão de pessoas foi criada para ficar responsável por elaborar estratégias de gerenciamento e desenvolvimento dos funcionários de uma instituição, a fim de engajar, motivar, e aumentar a produtividades dos colaboradores. 

Como surgiu?

Os primeiros departamentos pessoais tiveram início em meados do século XIX, e suas primeiras responsabilidades eram medir o custo da empresa. Ou seja, naquela época ninguém falava sobre produtividade e motivação.

A partir da criação da CLT, por volta da década de 40, as empresas começaram a se preocupar com as leis trabalhistas e contratar profissionais que ficassem responsáveis por acompanhar os colaboradores dentro dessas regras, o que futuramente seria chamado de gerente de RH.

Foi só em meados dos anos 70 que o departamento pessoal começou a dar uma atenção especial às pessoas e aos seus funcionários. Com isso, o que antes se resumia a algo burocrático e operacional, passou a ser tratado de forma mais humanizada pelas organizações.

Quais são as funções da gestão de pessoas?

Desenvolvimento de talentos

Mais importante do que enxergar talentos de fora e recrutá-los, é desenvolver habilidades profissionais e fazer uma boa retenção de talentos dentro da organização. É funções de quem ocupa o cargo de gestão de pessoas elaborar estratégias de treinamento e capacitação dos colaboradores. 

Dessa forma, as virtudes são desenvolvidas e seus conhecimentos vão sendo atualizados constantemente, com a prática e repetição dentro da empresa, já que quanto mais você realiza uma tarefa mais desenvolve seu potencial.

Garantir condições adequadas de trabalho

Entre as funções da gestão de pessoas também está garantir aos funcionários condições adequadas de trabalho, que não se refere exclusivamente à remuneração. Sabendo disso, além de um salário adequado, o gestor de pessoas devem, também, cuidar para que cada setor de sua empresa disponha da estrutura adequada para que seus colaboradores desenvolvam suas funções de forma que preze seu bem-estar e conforto.

o gestor de pessoas deve garantir que a empresa ofereça boas condições de trabalho e espaço para pausas e lanches
o gestor de pessoas deve garantir que a empresa ofereça boas condições de trabalho e espaço para pausas e lanches

Oferecer benefícios como flexibilidade de horários, local apropriado para descanso e lanches, também podem serem requisitos que a gestão de pessoas deve levar em consideração para motivar seus colaboradores, gerando empatia pela equipe.  

Mediar conflitos e gerir as relações de sua equipe de trabalho

Mediar conflitos entre os funcionários de uma organização certamente é um dos maiores desafios que o gestor de pessoas irá enfrentar. Apesar de serem comuns em ambientes empresariais, os conflitos e divergências devem ser controlados evitar a desmotivação e falta de respeito em toda a equipe.

Uma dica para evitar esse tipo de conflito são feedbacks individuais, eventos de integração, como almoços, confraternizações mensais, e festas de fim de ano. Isso contribui para um estreitamento na relação entre a equipe de trabalho, gerando a empatia entre eles, diminuindo a chance de discussões mais intensas no ambiente de trabalho.    

Planejar ações de marketing interno

Da mesma maneira que são realizadas ações de marketing externo para satisfazer seus clientes, é necessário elaborar estratégias de marketing para também garantir a satisfação de seus colaboradores e aumentar a taxa de retenção de talentos.

O primeiro passo para tentar identificar problemas internos é realizar uma pesquisa de satisfação entre a equipe de trabalho.

A partir dos resultados dessa pesquisa você poderá saber se seus colaboradores estão satisfeitos com as condições de trabalho, e de crescimento profissional que a instituição oferece, ou se existem aspectos que podem e devem ser melhorados.

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Depois de ver o que é gestão de pessoa e quais as principais funções do cargo, ficou mais fácil entender a importância desse setor dentro das empresas. Além de cuidarem dos colaboradores e ficarem responsáveis pelo bem-estar e produtividade das equipes, é o profissional da gestão de pessoas que garante grande parte do sucesso das empresas de uma forma geral.

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Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.

Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.

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