Qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma organização?

é importante que todos os colaboradores entendam a política de qualidade da empresa
é importante que todos os colaboradores entendam a política de qualidade da empresa

A responsabilidade social é um dos temas mais frequentes quando o assunto é gestão de pessoas e gestão empresarial. Isso porque é a partir dele que reafirma-se os valores da organização, a fim de entender que cada ação dos profissionais causará um impacto na vida dos clientes, e também da sociedade em geral. Mas você sabe qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma empresa?

Um dos profissionais que têm um papel importante nesse aspecto é o gestor de pessoas, já que um gestor que se intera com sua equipe sabe conduzi-la da maneira correta sem colocar muita pressão em cima da cada colaborador. Além disso, é ele quem consegue organizar a equipe de forma que trabalhem em conjunto e que atuem socialmente na empresa a qual trabalham, visando sempre o lado empresarial e seu impacto no lado social.

Para que você entenda o papel de um gestor na construção da responsabilidade social, separamos tópicos importantes sobre o assunto que tirarão todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social é agir de maneira socialmente responsável na vida profissional, empresarial e pessoal, de modo a se preocupar com a qualidade do impacto das ações sobre as pessoas de forma geral.

a responsabilidade social é garantir que todas as ações da empresa impactam a sociedade de forma positiva
a responsabilidade social é garantir que todas as ações da empresa impactam a sociedade de forma positiva

Nesse tema também mede-se as consequências que esse impacto tem e prosseguir e efetivar as ações apenas quando houver certeza de que elas terão uma influência positiva nos indivíduos.

Qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma organização?

O gestor de pessoas é o responsável por assumir múltiplos papéis que são associados tanto ao lado operacional, como também estratégico, tudo isso de forma simultânea. Além disso, ainda precisa ter uma visão de resultados a curto e a longo prazo.

Quando o assunto é a responsabilidade social, o papel do gestor é identificar possíveis problemas internos e externos que as ações da empresa podem estar causando, de forma a impactar negativamente a vida das pessoas em geral, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e pessoas que não têm relação com a empresa.

Além disso, o gestor ainda tem o papel de ser presente junto com os colaboradores e partilhar os problemas e decisões a serem tomadas, com o objetivo de tentar encontrar a solução dos conflitos com a ajuda da equipe.

Quando o profissional é presente dentro da empresa, consegue acompanhar os acontecimentos diários e possui menos formalidade, o que facilita a comunicação e confiança entre todos. Como resultado, a identificação de possíveis problemas passa a ser mais fácil. 

Isso quer dizer que o gestor deve valorizar e desenvolver seus colaboradores, visando sempre entender e identificar qual é o impacto da empresa em sua vida profissional, empresarial e pessoal. O profissional ainda deve montar estratégias organizacionais e influenciar os funcionários a se comprometerem, a fim de formar uma equipe sólida e produtiva que seguem as mesmas ideias a respeito do assunto.

Quais são os setores que mais impactam na responsabilidade social da empresa?

De forma geral, sabe-se que o setor financeiro tem o maior impacto quando o assunto é a responsabilidade social das empresas, já que é importante que o modo como as empresas buscam seus lucros de forma legal seja socialmente responsável.

o gestor deve garantir que o lucro da empresa seja feito de maneira responsável socialmente
o gestor deve garantir que o lucro da empresa seja feito de maneira responsável socialmente

O desenvolvimento pessoal também é considerado um dos setores que mais impactam o tema, já que ao desenvolver e valorizar os funcionários, o gestor estará influenciando no bem-estar de cada colaborador de forma individual, e não apenas no âmbito profissional.

Com isso, cada um tem sua qualidade de vida melhorada, o que acaba impactando de forma direta nas suas funções exercidas e educação do não desperdício. Como resultado, diminui-se problemas como mau uso dos recursos, que passam a ser bem utilizados visando o bem-estar pessoal e da comunidade como um todo, minimizando o impacto social.

Perfil do gestor

Um bom gestor de pessoas que está consciente de seu papel na construção da responsabilidade social inclui competência, habilidade e conhecimento, a fim de saber exatamente as estratégias que devem ser colocadas em prática para evitar que as suas ações e as da empresa, assim como as ações dos funcionários, tenham um impacto negativo na sociedade e na organização em si.

Isso quer dizer que o profissional deve ser proativo e qualificado, a fim de administrar conflitos internos e problemas externos de forma eficiente, visando sempre impactar as pessoas de uma forma positiva, sem que haja qualquer dano à comunica me um contexto geral.

Depois de ver qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social ficou mais fácil entender que as funções atribuídas a profissionais que lidam com os funcionários é muito importante não só para a empresa, mas também para a sociedade como um todo. Além disso, esse tema ainda tem grande impacto no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores das organizações, que devem ser sempre respeitados e valorizados.

Curso de Gestão de Pessoas Online Grátis

Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.

Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.

Aproveite e comece agora seu Curso de Gestão de Pessoas Online 100% Grátis!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, bom dia!
    REFLEXÃO! Em minha jornada de sempre eu costumo dizer que: “Não há como conhecer sem descobrir vivendo nem crescer sem viver aprendendo”… Ao bem da verdade, o poder do construtivo sucesso da máquina humana, está literalmente ligado ao poder do nosso conhecimento, que funciona como motor biológico, condutivo operacional da vida. Isto, durante a jornada do viver descobrindo saberes, para existir crescendo. Cuja valoração está no poder do adquirido conjunto de saberes, destinados a formação social, revelador da competência, apta ao exercício profissional, que atribui conhecimento de causa e gera estabilidade, que sem isto é como nos faltar à visão para enxergar e o ar que respiramos.
    Gerir pessoas é um necessário estado de preparação habitual na lapidação do ser em desvendar a escuridão do caminho por onde tenha que passar e quanto mais cedo iniciar melhor. Também não deixa de ser uma gigantesca responsabilidade de quem se propõe, como pessoa física ou jurídica, ao conduzir e mostrar luz no final do horizonte, identificador dos três fundamentais pilares na edificação e ascensão do processo, desenvolvimento do ser a caminho da vida social, que são: DEUS O TEMPO E O PROFESSOR. Mestres condutores da maior relevância significativa em todos os sentidos. Cuja jornada em vida é possível lhe permitir aprender a construir preservar para manter exemplarmente atrás de si, Instituições de serventia e contributo social na formação cultural do ser pelos distintos e obscuros caminhos a seguir.
    PRIME CURSOS. UM EXEMPLO FORMADOR DE VALORES HUMANOS. Como dizia o filosofo. “NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO.”
    Que a proteção e luz divina continue a abençoar toda a família Prime como formador em capacitação humana qualitativa da vida, a aqueles que querem e lutam para manter acesa a luz do aprender e viver dias melhores.
    A TODOS BOAS FESTAS E UM FELIZ ANO NOVO. DEZEMBRO, 31 ANO, 2020. David Freire.
    Telefones whatzapp. 83 99978-2345 – 27 99873-4243 – face [email protected]
    site em preparação.
    Atenciosamente, Maia Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui