Cuidador de idosos

Carreira requer responsabilidade conhecimento
carreira responsabilidade conhecimento
Carreira que requer responsabilidade e conhecimento
Créditos da Imagem: Pixabay

De acordo com o IBGE, o envelhecimento do povo brasileiro ultrapassa a média mundial. Em uma década, o número de pessoas acima de 60 anos passou de 15 milhões para 23 milhões no Brasil. Espera-se que, até o fim de 2014, esse número triplique. Diante dessa nova realidade, serviços relacionados aos idosos têm crescido consideravelmente. É o exemplo da profissão de cuidador de idosos, regulamentada há pouco tempo e adicionada na Lei do Trabalho Doméstico, que garante vários direitos para aqueles que atuam na área. Entre eles, carteira assinada, décimo terceiro salário, férias, fundo de garantia, seguro-desemprego, hora extra, licença-maternidade, vale-transporte e aposentadoria.

Para exercer a função de cuidador de idosos, é necessário ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e curso de qualificação específico reconhecido pelo MEC. O profissional da área pode trabalhar nas casas dos idosos, em hospitais, asilos, clínicas de repouso e em eventos culturais e sociais. Também precisa gostar de ajudar o próximo, ser paciente e carinhoso, pois lidará com vidas, muitas vezes, frágeis. É uma carreira que requer muita paixão, responsabilidade e, sobretudo, conhecimento para garantir a qualidade de vida do idoso.

Quem deseja entender melhor essa profissão ou atualizar e reforçar o que já sabe pode fazê-lo por meio de cursos online. Muitas empresas disponibilizam essa opção para os alunos, que podem estudar no horário mais conveniente e não precisam fazer altos investimentos, já que alguns programas de formação são até gratuitos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A Prime Cursos, por exemplo, oferece o curso de cuidador de idosos, que aborda os principais assuntos desse ofício, como higiene pessoal, nutrição, doenças e medicamentos, exercícios para treinar força, equilíbrio e resistência, prevenção de quedas e ações de segurança. O profissional aprende ainda noções básicas sobre os transtornos psicológicos mais comuns que acometem as pessoas mais velhas para saber lidar com situações adversas no cotidiano. Esse curso também é indicado para familiares e especialistas do setor de saúde.

Novas regras para domésticos e cuidadores

Créditos Canal Youtube – Reportagem Jornal Nacional

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá, sou Mariluce Almeida. Quero me aperfeiçoar na profissão, pois ja cuido de minha mãe e quero dar o melhor de mim para ela.

  2. Quero muito trabalhar cuidando de idosos me em dentífrico com essa área o que faser pra mim prosseguir

    • Olá Fernanda, tudo bem?
      Nossos cursos são cursos livres e básicos, indicados para qualificação e atualização. É necessário que você informe a empresa ou entre em contato para saber quais as exigências solicitadas da profissão.
      Prime Cursos

  3. Boa noite sou cuidadora de pessoas idosas a mais de cinco anos , trabalhei muito tempo mas nunca fui registrada devido não existir leis. Mas não tenho certificado eu precisava de ter um. Agora sou Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa e trabalho em minha cidade em prol aos idosos. Quanto tempo levaria para eu ter o certificado e como posso fazer .Obrigada pela atenção.

    • Olá, tudo bem?
      Nós temos o Curso de Cuidador de Idosos. Nossos cursos são livres de nível básico, indicados para qualificação e atualização. Veja abaixo todas as informações no link do curso:
      https://www.primecursos.com.br/cuidador-de-idosos/
      Em relação ao Certificado, após aprovação na avaliação do curso você tem a opção de solicitá-lo. Cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência. O valor do frete já está incluso na taxa.
      Qualquer dúvida entre em contato!
      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui