A importância de alfabetizar letrando e o papel dos educadores nesse processo

    Alfabetização embasada gramática ortografia
    Alfabetização gramática ortografia
    Alfabetização está embasada na gramática e na ortografia
    Créditos da Imagem: Pixabay

    Letrar e alfabetizar, embora à primeira vista pareçam ter o mesmo significado, são termos que se aplicam a diferentes práticas. Letrar é transmitir as habilidades necessárias e o hábito de ler e escrever, enquanto alfabetizar refere-se ao aprendizado das técnicas para a compreensão da linguagem no que diz respeito a seus conteúdos gramaticais. No processo de letramento é necessário que o indivíduo tenha contato constante com a leitura, o que pode ser feito por meio de jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido. Durante a alfabetização são abordados conteúdos embasados na gramática e na ortografia, assim como sua relação com os sons da linguagem falada. Desse modo, uma pessoa alfabetizada pode não ser letrada, pois não possui o hábito da leitura e, com isso, não consegue responder apropriadamente às necessidades sociais da escrita e da leitura.

    A alfabetização e o letramento devem caminhar lado a lado durante o processo de aprendizagem, uma vez que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da linguagem deve abordar três aspectos fundamentais: leitura, interpretação e escrita. É importante alfabetizar letrando para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade, que está fundamentalmente relacionado à leitura. Durante o processo de ensino/aprendizagem o papel dos educadores é essencial, pois eles irão atuar como agentes facilitadores ao incentivar e guiar a criança ao longo de sua vida escolar.

    educadores incentivar guiar crianças
    O papel dos educadores é essencial para incentivar e guiar as crianças
    Créditos da Imagem: Judy Baxter   Via: Compfight

    Por isso, os profissionais de educação precisam atualizar seus conhecimentos sobre o assunto constantemente a fim de contribuir da melhor forma no desenvolvimento de seus alunos. Uma boa opção para quem deseja aprender mais sobre esses temas é fazer um curso online, como o Curso de Alfabetização e Letramento  oferecido pela Prime Cursos. Indicado para professores, acadêmicos e demais profissionais da área de educação infantil, esse programa de ensino conta com 35 horas de duração e disponibiliza aulas totalmente gratuitas. O conteúdo programático aborda tópicos como sons e letras, produção e correção de texto, aprendizagem da leitura, cartilhas e alfabetização, entre outros assuntos. Após o término das aulas, o aluno ainda tem a opção de solicitar o certificado de conclusão do curso para enriquecer seu currículo e ter mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    10 COMENTÁRIOS

    1. Essa proposta é interessante, enriquecedora em aprendizagem, bem como em conhecimento, para quem quer se aperfeiçoar na arte de alfabetizar.

    2. Gostei bastante da iniciativa, conteúdo enriquecedor para todos nós professores que buscamos a cada dia melhorar nossa prática educativa. Parabéns a toda equipe!

    3. Essa proposta é muito importante e interessante para nós professores, muito ebrriquecedora em aprendizagens, adorei, Parabéns a todos da equipe pelo trabalho um forte abraço.

    4. Fiquei muito feliz em encontrar esse site. Estou dando aula e encontrei certa dificuldade, pois tenho alunos que não sabem lê, no sexto ano, e estou buscando formas de ajudá-los, assim como aos demais.

    5. Gostei muito da prévia sobre alfabetização e letramento, sou professora da educação infantil em São Caetano do Sul,linguagem de fácil entendimento
      conteúdo esclarecedor. Parabéns a toda equipe.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui