A importância de dominar o inglês no mundo globalizado

O inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e como é considerado um idioma universal, possui grande relevância para a carreira do profissional. Com o excesso de anglicismos no português, que encontramos em nosso dia a dia, falar e compreender inglês corretamente se tornou algo indispensável.

São mais de 550 milhões de pessoas que falam o idioma atualmente, e existem diversas vantagens em estudar a língua inglesa. Veja abaixo algumas:

Profissional:

O inglês é muito importante para a vida profissional devido ao fato de que as empresas estão se conectando cada vez mais, e com isso, aparecem as necessidades de expandir e criar relações com empresas estrangeiras.

Você já ouviu alguém dizer: “Infelizmente não consegui a vaga, pois não tenho conhecimento em Inglês”. Pois é, como podermos perceber, mesmo que o candidato não utilize o idioma, ou que utilize muito pouco em seu novo emprego, apenas o fato de saber Inglês já é considerado um diferencial em seu currículo.

De acordo com pesquisas salariais, o salário de um profissional que tem um segundo idioma é de 30% a mais comparado ao salário de outro que tenha apenas um idioma.

Infelizmente não consegui a vaga, pois não tenho conhecimento em Inglês
Infelizmente não conseguiu a vaga, pois não tem conhecimento em Inglês?

Por mais que já existam milhares de profissionais com conhecimento neste idioma, a maioria se encaixa no nível de inglês básico para o intermediário apenas, por isso, ter fluência nesta língua ainda é um diferencial muito importante e bastante competitivo no mercado de trabalho. Se você deseja então se destacar ainda mais na sua carreira, dedique-se a aprender inglês ou outra língua estrangeira.

E saiba que mesmo que você não tenha a intenção de trabalhar em multinacionais gigantescas, praticar o inglês pode ser uma boa ideia se você deseja aumentar a sua rede de contatos e ter um bom networking com profissionais do mundo todo. Com isso, é possível obter novas oportunidades e parcerias favoráveis!

Acadêmico

Aprender inglês é fundamental se você deseja participar de congressos, intercâmbios, seminários, e cursos que exijam o domínio da língua. O idioma também ajudará nos estudos, pois muitas vezes encontramos respostas em livros e sites estrangeiros.

O ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio – foi feito para testar os conhecimentos dos candidatos em diversas áreas, incluindo uma língua estrangeira. Por isso, tanto o inglês como o espanhol, se tornaram idiomas obrigatórios em diversas escolas e em cursos preparatórios.

Este é mais um motivo importante para se estudar inglês, pois alunos que já possuem um certo conhecimento no idioma tendem a ficar mais tranquilos com a preparação e a prova em si, e também economizam tempo e esforço nos estudos para a avaliação.

Independente da área que está estudando, o domínio da língua inglesa traz diversos benefícios à todos os acadêmicos. É possível encontrar muitas pesquisas, monografias, artigos científicos e outras obras acadêmicas importantes que ainda não foram traduzidas para o português. É por isso que, o aluno com um bom conhecimento em inglês acaba tendo mais chances de assimilar o conteúdo.

É por isso que, o aluno com um bom conhecimento em inglês acaba tendo mais chances de assimilar o conteúdo.
É por isso que, o aluno com um bom conhecimento em inglês acaba tendo mais chances de assimilar o conteúdo.

Além disso, ter o conhecimento numa língua estrangeira pode até se transformar num diferencial entre candidatos em uma seleção de bolsas ou iniciação científica.

Outro benefício da fluência em inglês para o mundo acadêmico é a possibilidade de obter aprovação em programas no exterior. Ou seja, participar de congressos, palestras, seminários, cursos de graduação, mestrado, doutorado e assim vai. O problema é que, muitos “eventos” exigem a comprovação de proficiência em inglês para que a inscrição do candidato seja aceita. Por isso, que tal começar a estudar agora mesmo?

Pessoal

Além das vantagens para a vida profissional e acadêmica, dominar o inglês também traz diversos benefícios para a vida pessoal. Já pensou em fazer a viagem dos sonhos sem um intérprete do lado? Ou poder ler livros em inglês e ver filmes sem legendas?

Tenha a melhor sensação de imersão em um filme ao ouvir o som original em inglês e não precisar de legenda para ouvir
Tenha a melhor sensação de imersão em um filme ao ouvir o som original em inglês e não precisar de legenda para ouvir

Quem curte a cultura pop britânica, é fã do cinema e adora ler um bom livro, deve saber que ter um bom conhecimento no idioma inglês poderá trazer diversos benefícios para o seu dia a dia.

É claro que já temos um excelente processo de tradução e legendas, porém, nada melhor do que ser independente desses serviços de tradução, não é mesmo? Com isso é possível obter um acesso mais ágil e prático ao conteúdo de filmes, livros, e outros textos e artigos estrangeiros.

Ter um conhecimento no idioma inglês é muito importante para quem gosta ou precisa viajar, seja à turismo, negócios ou estudos. Utilizar a língua para se comunicar em outro país é fundamental, e mesmo que ainda existam algumas regiões em que o idioma não é falado 100 % pelos habitantes locais, a tendência é que esse tipo de situação se torne cada vez mais incomum.

Veja abaixo um vídeo interessante do programa Jornal Hoje sobre a importância de aprender inglês e como isso impacta no seu salário!

São muitos os benefícios em dominar o idioma. Essa característica já se tornou requisito mínimo na maioria das empresas que solicitam um outro idioma como diferencial. O espanhol também pode ser muito interessante para o seu currículo, já que são mais de 350 milhões de pessoas que dominam esse idioma.

E como faço para aprender inglês e me destacar na vida pessoal, profissional e acadêmica?

Bom, é fundamental saber que não existem técnicas milagrosas, nem conteúdos ou escolas que o tornarão um “expert” em Inglês em um curto período. Porém, existem diversos cursos online, vídeos e conteúdos em sites que podem facilitar.

Na prime Curso você encontra algumas opções:


Stories

Posts Recentes

  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…

Posts Similares

6 Comentários

  1. Jacó dos santos Cois disse:

    Gostei das dicas, e muito. Conheço o inglês. Porém estou um pouco afastado. Estas dicas me estimularam. Vamos por a mão na massa?

  2. Marne Dulinski disse:

    Muito bom, como são todos os cursos apresentados por PrimeCursos, vou fazer o possível para fazer esse maravilhoso curso, que por hora PrimeCursos, nos apresenta! Muito obrigado, Marne

  3. Tem razão, é fundamental para o mercado atual. Além do mais uma oportunidade de conhecer novos horizontes….

  4. Marcio Lacerda disse:

    qual valor desse curso de inglês< no momento não tenho como fazer mas gostaria de saber o valor e se e de fácil aprendizado .

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Marcio, tudo bem?
      Os nossos cursos são gratuitos! Cobramos apenas uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência, porém, apenas se você desejar solicitá-lo após obter aprovação na avaliação. Se desejar apenas estudar, o cadastro, o conteúdo e a avaliação são totalmente gratuitos!
      Qualquer dúvida deixe seu comentário, ok?
      Prime Cursos

  5. GESSÉ DA SILVA disse:

    Quero fazer esse curso, qual o procedimento?
    obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.