O que é preciso para trabalhar em um escritório?

é muito comum que um auxiliar administrativo tenha que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo
é muito comum que um auxiliar administrativo tenha que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo

O auxiliar de escritório desempenha uma função importante dentro das empresas, a fim de garantir que tudo esteja organizado e funcionando da forma adequada. É esse profissional que fica responsável por grande parte das atividades recorrentes em escritórios como atender telefones, anexar documentos, responder e-mails e falar com clientes e fornecedores. Mas você sabe o que é necessário para trabalhar em um escritório?

Diferente do que muitos pensam, o assistente administrativo não atua somente em pequenas empresas, e grande parte das organizações maiores também necessitam de um profissional para desempenhar essas funções. Isso quer dizer que o salário do indivíduo que atua nesse ramo pode ser muito vantajoso, dependendo da empresa e do cargo que ele alcançar.

Confira a seguir o que é preciso para trabalhar em um escritório!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Quais as habilidades necessárias para trabalhar em um escritório?

Organização

Os profissionais que atuam na área administrativa do negócio precisam prezar pela organização e por manter tudo no lugar certo.

é importante que o assistente administrativo seja organizado para lidar com os documentos da empresa
é importante que o assistente administrativo seja organizado para lidar com os documentos da empresa

Isso porque, por lidar com uma grande quantidade de documentos, quanto mais organizado o ambiente estiver, menores serão as chances de acabar perdendo contratos importantes no meio da papelada.

Dinamismo

Como você pode ter percebido, um auxiliar administrativo precisa executar muitas atividades em um dia, o que exige do profissional um dinamismo e agilidade maiores. Isso inclui não se distrair com pequenas coisas que acontecem ao redor e ficar atento a todas as necessidades do ambiente de trabalho.

Saber trabalhar sob pressão

Dentro de um escritório é muito comum que alguns documentos tenham que ser entregues em cima da hora, e o profissional deve estar apto para conseguir trabalhar sob pressão e administrar os momentos de estresse. Isso também acontece devido à grande quantidade de atividades e múltiplas funções, e bons profissionais conseguem sempre superar esse tipo de adversidade em sua profissão.

Ser confiável

A confiabilidade também está envolvida com o comprometimento em chegar no horário, ser responsável e transmitir confiança com os documentos de maior valor dentro do escritório. Ao passar essa credibilidade, as chances de crescer dentro da empresa são ainda maiores, já que os superiores poderão indicá-lo para cargos de maior confiança.

Ter uma boa comunicação

Um profissional que trabalha em escritório deve ser comunicativo não somente com os seus superiores, mas também com fornecedores e clientes, tanto de forma presencial como por telefone.

Isso quer dizer que, com uma boa comunicação, a clareza na fala ajuda com que a informação seja passada para o ouvinte de uma forma mais eficiente, além de ajudar com que o cliente se sinta mais importante e querido pela empresa.

O que é preciso cursar para trabalhar em um escritório

Assim como em qualquer outra carreira, para trabalhar como auxiliar administrativo é necessário se formar em um curso específico para a área. Nesse caso, o curso técnico em administração.

Neste curso você aprende não somente como atuar no cargo de forma mais eficiente, mas também aprende:

  • como emitir notas;
  • elaborar e acompanhar folhas de ponto;
  • técnicas para um atendimento de qualidade;
  • como fazer planilhas.

Há também a possibilidade em se graduar em administração, o que engloba os mesmos aprendizados, apenas de uma forma mais ampla e com um conhecimento um pouco mais aprofundado. Porém, por ter um tempo de duração mais longo do que o curso técnico, muitas pessoas acabam optando pelo curso pela comodidade e agilidade no processo de formação.

para trabalhar em um escritório também é necessário se qualificar em cursos específicos da área
para trabalhar em um escritório também é necessário se qualificar em cursos específicos da área

Vale lembrar que o curso técnico também conta com diploma e capacita o profissional para atuar na área administrativa de qualquer empresa. Além disso, no curso técnico também é possível conseguir um estágio para desenvolver ainda mais sua experiência profissional.

O que se aprende em um curso técnico da área?

Word básico

O aluno que cursa administração aprende a como usar a ferramenta de forma básica, como formatar e editar o texto, além de desenvolver habilidades mais avançadas, como criar tabelas e imprimir etiquetas.

Matemática financeira

Muitas vezes o auxiliar de escritório atua dentro da área financeira da organização. Por isso, nos cursos é ensinado matemática financeira como conceitos e fórmulas de juros, amortização, taxas, descontos, empréstimos e financiamento.

Excel básico

Assim como o Word, o Excel também é importante para quem quer trabalhar em um escritório. O curso ensina desde criar funções e fórmulas em planilhas, até formatar as células, planilhas inteligentes e como criar e formatar gráficos.

Etiqueta profissional

O curso ainda oferece aulas de como desenvolver um bom comportamento profissional, além da ética e boa educação no ambiente de trabalho, algo muito prezado pelos recrutadores nos dias de hoje.

Habilidades e formações complementares

É importante ressaltar que para que você possa se tornar um auxiliar de escritório, você deve ter completado o ensino médio. Embora apenas isso seja o suficiente para ser contrato, as empresas dão preferências para os candidatos que são certificados em cursos de qualificação.

Também é fundamental que você tenha um conhecimento básico em informática e saiba mexer com planilhas, o que é bastante explorado em cursos técnicos da área.

Afinal, muitas das atividades do assistente administrativo são executadas nesse tipo de formato e o profissional precisa saber desempenhar a tarefa de forma prática e ágil.

Depois de ver mais sobre o que é preciso para trabalhar em um escritório, não deixe de procurar cursos que te ajudem a se qualificar caso você tenha interesse em ingressar nesse ramo. Além de ser um setor importante para as empresas, a área administrativa abre um grande leque de oportunidades para quem deseja crescer em sua carreira.

Curso de Assistente Administrativo Online Grátis

O curso de assistente administrativo é prático, desenvolvido para pessoas que não dispõem de muito tempo e necessitam aprender uma nova profissão. Com esse curso grátis você vai aprender desde técnicas de redação, marketing pessoal, comunicação empresarial, a importância do bom atendimento nas organizações, como atender um telefone no ambiente de trabalho e muito mais.

Aproveite e faça sua inscrição agora no Curso de Assistente Administrativo Online que é 100% Grátis!

https://youtu.be/cyRBugTze1c

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui