vendedora mostrando produtos

Qual é o salário de um vendedor? Veja como ganhar mais no mercado de trabalho

Uma das maiores dúvidas no mercado de trabalho é a respeito do salário que cada cargo recebe, além dos benefícios e vantagens oferecidas pela empresa. Para saber o salário de um vendedor, além de considerar o salário médio e as comissões, é muito importante levar em conta a formação do profissional.

Assim como em todos os cargos, profissionais qualificados possuem maiores chances de ter um salário mais alto, graças às suas habilidades e seu conhecimento na área de atuação, que podem auxiliar na hora de se destacar dos demais e conseguir uma promoção dentro da empresa.

Além disso, por ter um conhecimento mais avançado, as chances de receber uma comissão maior aumentam, já que o profissional sabe aplicar técnicas de venda diferenciadas, visando a conversão.

Confira a seguir mais sobre o salário e formação de um vendedor!

Qual o salário de um vendedor comum?

A média salarial de um vendedor é de aproximadamente R$1.500, chegando a R$2.500, dependendo da empresa. Além disso, é importante ressaltar que algumas companhias oferecem comissões sobre vendas, o que significa que seu salário total depende exclusivamente do seu desempenho.

vendedora de eletrodomésticos mostrando como se destacar
o salário de um vendedor comum depende da comissão e da quantidade de vendas que ele realiza no mês

Por exemplo, se você tem o salário fixo de R$1.500 e você recebe 2,5% de comissão em cima de cada venda realizada, onde o ticket médio de cada cliente é R$150,00, caso você faça 100 vendas no mês – cerca de 5 vendas por dia -, você receberá uma comissão de quase R$200,00. Ou seja, quanto mais você vende, maior será a sua comissão.

Vale lembrar que existem empresas que oferecem uma comissão de até 8%, sendo ainda mais vantajoso para os vendedores se profissionalizar para vender cada vez mais.

Como aumentar as vendas?

Use técnicas de vendas

As técnicas de vendas são normalmente baseadas nos gatilhos mentais e psicologia para vendas, onde você conhece as dores e problemas do seu cliente e formula um script de vendas totalmente personalizado para mostrar todos os benefícios do seu produto conforme as necessidades de quem vai comprá-lo.

Quanto melhor for a sua oferta, maiores são as chances de venda, e consequentemente, maior será o seu salário.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Um dos fatores que mais aumentam as chances de vendas é o bom relacionamento com o cliente, além de ser uma ótima maneira de fidelização para fazer com que a pessoa volte a comprar com você quando precisar de um novo produto ou serviço.

pessoa pagando pela compra
quanto melhor for o seu relacionamento com o cliente, maiores as chances de fidelização

Além de criar uma conexão co seu cliente, o relacionamento fará com que você conheça mais da pessoa que está comprando e use as informações coletadas de forma estratégica para aplicar a psicologia de vendas e usar os gatilhos corretos.

Cuidar do pós-venda

Embora muitos vendedores esqueçam da importância do pós-venda, manter o contato com o cliente para tirar dúvidas, realizar trocas e perguntar sobre a sua satisfação com o produto ou serviço é importante para o processo de encantamento. Isso porque, ao notar o cuidado que você tem com os clientes mesmo depois que eles já compraram, a pessoa se sente acolhida pela empresa e as chances de recomendar os serviços e produtos para terceiros é muito alta.

Faça cursos sobre vendas

Ao se profissionalizar no assunto, você não apenas enriquece seu currículo e consegue vagas mais competitivas no mercado, como aprende diversas técnicas de vendas que lhe ajudarão a vender melhor no seu dia a dia.

Além de aprender a vender mais, o curso também é importante para a vivência no ambiente de trabalho, já que você aprende a usar técnica de persuasão e controle emocional para lidar com diferentes tipos de clientes todos os dias.

mulher no celular e notebook
quanto mais cursos você fizer sobre o assunto, maior será sua qualificação

Se a sua empresa atua no digital, além de vendas também é interessante que você se especialize em marketing para capitar mais clientes e fazer com que a empresa consiga crescer a longo prazo. Essas estratégias podem ser usadas especialmente nas redes sociais, que são hoje um dos locais de mais fácil atração de público.

Leia também 10 atividades de um vendedor interno nas empresas

Não seja inconveniente

Vendedores que querem vender a todo custo e esquecem de manter um bom relacionamento com seu cliente acabam vendendo menos e tendo um resultado bem diferente do esperado.

Não ofereça produtos a cada 5 minutos de conversa com seu prospecto e saiba escutar suas dores, desejos e problemas. 

É importante que você também não fique seguindo o cliente pela loja, nem entre em contato todos os dias para verificar se a pessoa está interessada em comprar algo da sua empresa. Em contrapartida, esteja sempre disponível para tirar dúvidas e não deixe seu cliente esperando, já que isso também pode impactar nas vendas.

Defina seus próximos passos

Outra dica muito importante para quem quer construir uma carreira de vendedor e ganhar mais é traçar suas metas e objetivos e montar um plano de ação. Com isso, você consegue se organizar e tem mais chances de se destacar em seu setor, já que sabe exatamente o que precisa fazer, como por exemplo:

  • se especializar em vendas;
  • melhorar as habilidades de comunicação;
  • traçar scripts para realizar um follow up que converta.

Agora que você viu qual o salário de um vendedor, e que na maioria dos casos o salário está relacionado com as comissões, não deixe de usar estratégias para vender mais e conseguir aumentar seu salário, além de focar no destaque em seu cargo para conseguir uma promoção, o que pode fazer com que seu salário seja ainda mais vantajoso.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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