vendedora apoiada no balcão da loja

10 atividades de um vendedor interno nas empresas

Uma dúvida muito comum em quem está iniciando na carreira de vendedor agora é quais são as atividades de um vendedor interno nas empresas. Afinal, embora muitos acreditem que os vendedores são responsáveis apenas por vender, na realidade existem outras tarefas que eles também precisam administrar em sua jornada de trabalho.

O que vai determinar quais são as atividades do profissional, além do segmento da empresa em que ele atua, é o tipo de vendedor que ele opera naquela companhia. Por exemplo, o vendedor externo possui responsabilidades diferentes do vendedor interno, que na maioria das vezes precisa lidar com algumas atividades administrativas envolvendo as vendas.

Confira a seguir quais são as principais atividades de um vendedor interno!

O que é um vendedor interno?

O vendedor interno é aquele vendedor que tem sua jornada de trabalho dentro das dependências da empresa, realizando as vendas pelos canais de comunicação e também presencialmente, sem precisar se deslocar até o cliente. Para isso, os vendedores internos podem usar dos meios de comunicação como mensagens, redes sociais, telefone, e-mails e até videochamadas para a realização das vendas.

mulher dentro de uma loja sendo atendida pela vendedora no balcão
o vendedor interno é aquele que atua dentro das dependências da empresa, ou seja, dentro da loja

Graças a flexibilidade e otimização gerada pela internet, o vendedor interno tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, garantindo um alcance maior de pessoas interessadas no produto.

Em algumas empresas, os vendedores internos atuam apenas qualificando os leads, sendo de responsabilidade do vendedor externo ir até o cliente para apresentar o produto pessoalmente e finalizar a vendas.

Porém, independente da forma como você escolher trabalhar, existem algumas responsabilidades comuns para todos os vendedores internos.

10 atividades de um vendedor interno

10- Conhecer o cliente

Quanto mais informações você tiver sobre seu cliente, maiores as chances de conseguir vender e mais fácil será a classificação dos leads da empresa. Isso acontece também em vendas presenciais, já que conhecendo o perfil do cliente ideal você tem uma ideia melhor do que seus clientes procuram e quais são as principais objeções.

Vendedora de loja ofertando roupas para sua cliente
quanto mais você conhecer o cliente, melhor será a sua abordagem e aplicação de técnicas de venda

Para descobrir essas informações, o vendedor interno usará algumas ferramentas específicas e também pesquisas de campo, que deixarão a venda mais didática e personalizada de acordo com cada cliente, tendo como base o cliente ideal da empresa.

9- Apresentar um material de qualidade

O material para venda é essencial para converter mais clientes para a empresa, e é nessa apresentação que você poderá usar alguns gatilhos mentais para melhorar a conversão e aumentar o retorno dos clientes.

Esse material é normalmente apresentado ao cliente em um primeiro contato, especialmente na etapa de dúvidas sobre os produtos vendidos e serviços oferecidos. Se você é um vendedor que atende seus clientes presencialmente na loja, esse material pode ser resumido na sua conversa de venda com seu cliente, enquanto vendas feitas online podem acompanhar PDFs com apresentações dos serviços e da empresa.

8- Vendas

Como estamos falando sobre as funções de um vendedor interno, não poderíamos deixar de fora a função de realmente vender o produto. Essa função é desempenhada dentro da empresa e pode ser feita de forma presencial ou totalmente online. Para isso, é importante que o vendedor tenha um script de vendas que deverá ser seguido para que a conversa com o cliente flua da melhor maneira possível.

casal com um vendedor vendo smartphones
a principal tarefa de um vendedor interno é vender

Vale lembar, porém, que apesar do seu roteiro de vendas, é muito importante que você deixe a conversa com o cliente fluir e saia do seu script sempre que necessário, especialmente quando notar alguma brecha que permita adicionar um gatilho na conversa.

Uma dica para melhorar essa habilidade é sempre registrar as vendas, especialmente se forem feias pelo telefone. Dessa forma, você consegue ouvir novamente a chamada e identificar onde você pode melhorar para o próximo atendimento.

7- Envio de propostas

O vendedor interno também é responsável por enviar propostas de vendas do produto ou serviço, e essa proposta deve ser personalizada de acordo com sua conversa prévia e apresentação dos produtos e serviços para o cliente.

Isso porque, quando a proposta é personalizada e está alinhada com as dores e problemas da persona, você tende a conseguir fechar o negócio de forma mais fácil e rápida, já que evidenciará como seu produto ou serviço irá auxiliá-lo, quais os benefícios e qual a percepção de valor.

6- Fazer o follow up

Follow up nada mais é do que acompanhar seu cliente durante o processo de vendas. Ou seja, após enviar a proposta, é necessário esperar alguns dias e caso o cliente não tenha entrado em contato novamente, você deverá marcar uma conversa para sanar qualquer dúvida que ainda tenha restado ou não tenha sido respondida durante suas primeiras conversas e propostas.

5- Atender com agilidade

O vendedor interno deve ter habilidade de anteder seus clientes de forma ágil e precisa, seja pelos meios digitais ou presenciais. Nessa função também estão inclusas as dúvidas do cliente, que devem ser sanadas rapidamente pelo vendedor para não interferir no processo de venda.

vendedora de loja mostrando peças para a cliente
é importante que você nunca deixe o cliente esperando, mas atente-se para não ser inconveniente

Dependendo do serviço ou produto e do seu tipo de cliente, a venda pode demorar semanas para acontecer, e é importante manter o cuidado e sempre responder ao contato do cliente com agilidade para tirar todas as dúvidas e convencê-lo a comprar.

4- Manter contato com o pré e pós-venda

Embora a venda seja uma das etapas mais importantes do negócio, a pré e pós-venda também precisam de uma atenção especial. O setor de pré-venda é responsável por qualificar os leads, ou seja, atrair pessoas para entrar em contato com o setor de vendas, e deve estar alinhado com o vendedor interno para não acabar enfrentando problemas de qualificação.

Depois que a venda for concluída, o vendedor interno deve estar atento ao pós-venda para verificar se o produto atendeu as expectativas e necessidades do cliente, se há necessidade de troca, se o antedimento poderia ter sido melhor em algum aspecto etc.

3- Reuniões diárias

É importante que todos os vendedores tenham reuniões diárias de pelo menos 1 minutos para falar sobre as vendas e atividades realizadas no dia anterior e expor as expectativas do dia que está iniciando.

Nessas conversas, não se esqueça de falar sobre quais clientes estão fechando mais rápido e quais estão mostrando resistência e demorando mais para fechar, qual as dores em comum dos clientes da empresa e qual o perfil de cada cliente para verificar se a persona da empresa está alinhada.

reunião do time de vendas
as reuniões diárias estimulam os insights e melhores no atendimento

Essa conversa é importante, pois pode acabar gerando insights nos vendedores que podem acabar melhorando toda a cadeia de vendas.

2- Analisar o desempenho

Também é uma das atividades de um vendedor interno nas empresas fazer uma análise de desempenho periodicamente, no final de cada mês, para verificação de alguns dados importantes como:

  • quantia total de pagamento de comissão de vendas;
  • taxa de conversão em cada etapa;
  • aumento ou diminuição das vendas;
  • qualificação dos leads.

Alguns dados podem ser analisados semanalmente e em outros casos, ao final de cada dia para melhorar o desempenho da equipe.

1- Preencher CRM

O CRM nada mais é do que o sistema de práticas, estratégias e ferramentas usadas para otimizar e melhorar as vendas realizadas naquela empresa. No CRM estão centralizadas todo o histórico de venda dos clientes, e é importante para análise de dados agora e no futuro.

mulher mexendo no notebook
os vendedores internos também ficam responsável por preencher informações importantes no CRM

No entanto, dependendo da empresa em que você atua, o CRM pode não ser um software e sim fichas dos clientes, mas é impetante manter todos os dados das vendas e dos seus clientes atualizados, especialmente sempre que há a conversão dentro da empresa para análise de dados.

Agora que você viu quais são as atividades de um vendedor interno nas empresas, ficou mais fácil ter uma ideia de como é o dia a dia de um vendedor dentro das companhias, não e? Caso você tenha interesse em se especializar em vendas, hoje existem diversos cursos online que permitem que você desenvolva as habilidades necessárias para se tonar um bom vendedor e se destacar no mercado de trabalho.

Curso de Técnicas de Vendas Online Grátis

Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.