Como Pedir Aumento de Salário?

Aumento de Salário
Antes de pedir aumento salarial, faça uma autoanálise.
aumento salário
Antes de pedir aumento salarial, faça uma autoanálise

Pedir um aumento salarial é uma atitude que deve ser bem analisada previamente para que tudo seja feito de forma correta. Saber qual é o momento certo, por exemplo, é crucial, pois uma solicitação feita em uma hora inoportuna pode não somente ser indeferida como também criar um clima desagradável entre chefe e funcionário.

Antes de conversar com seu superior, vale fazer uma autoanálise. Pense no quanto você tem colaborado para o sucesso da companhia, refletindo se está atuando de maneira efetiva em sua função e como tem contribuído com sua equipe.

Se decidir realmente solicitar o reajuste, é preciso verificar a situação atual da empresa. Caso a organização esteja passando por um momento de dificuldades financeiras, possivelmente seu pedido não será atendido. É importante pensar ainda no instante mais oportuno para abordar o chefe. Momentos muito atarefados, em que ele estiver de mau humor ou resolvendo problemas, devem ser evitados.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Outra postura fundamental é não desrespeitar a hierarquia da empresa. Quando quiser pedir um acréscimo salarial, fale com seu superior direto e deixe que ele leve o assunto às instâncias mais elevadas. Ao conversar com seu chefe, diga o que deseja com objetividade e clareza, mostrando os resultados obtidos por você que justifiquem o aumento, como tarefas concluídas com êxito acima do esperado e melhorias na produtividade e no número de vendas, o que contribui para o lucro da empresa. Depois disso apresente sua proposta de ajuste. O indicado é pedir entre 5 e 20%, sendo que valores de 10 a 15% são considerados ótimas conquistas. É preciso levar em conta que nem sempre o valor proposto será acatado pelo superior, por isso, saiba reagir a respostas negativas e a sugestões inferiores com compreensão e polidez.

Além de ser vantajoso para o colaborador, um reajuste salarial também pode trazer benefícios para a empresa, visto que um funcionário motivado é mais criativo e produtivo.

Como pedir aumento no salário

Confira a matéria do Emprego e Renda sobre como pedir aumento salarial.

Créditos Youtube – Canal empregoerendatv

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas!!
    Importante montar uma estratégia de argumentação consistente para convencer a empresa de que voce merece o aumento de salario!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui