Dicas para sair-se bem na redação do vestibular

Seguir regras gramaticais argumentos consistentes
Seguir regras gramaticais argumentos consistentes
Seguir as regras gramaticais e apresentar argumentos consistentes
Créditos da Imagem: Pixabay

A redação é uma etapa fundamental no ENEM e nos vestibulares de instituições de ensino de todo o país. Com grande peso nas provas, a produção de texto pode garantir ou não a vaga do candidato na universidade. Por isso, saber expressar-se de forma escrita é uma habilidade essencial para quem deseja graduar-se na carreira escolhida. Mas escrever não se resume em passar para o papel, de qualquer maneira, tudo o que vem à mente. Para que o texto faça sentido e o leitor compreenda a mensagem, o escritor precisa organizar as ideias de modo claro, coerente e objetivo.

Um artigo de qualidade segue as regras gramaticais e apresenta argumentos consistentes que se interligam muito bem, formando um texto coeso, ou seja, com um fluxo lógico e contínuo, que produz sentido. Para que a redação apresente essas características, o escritor tem que ter domínio do significado das palavras e um bom vocabulário, para não usar termos informais nem rebuscados demais, detalhes que podem prejudicar a credibilidade e a compreensão do texto. Além disso, o aluno deve estar bem informado sobre diversos assuntos da atualidade, pois o tema da redação é imprevisível e escrever um artigo baseado apenas nas informações que a própria prova fornece mostra que o candidato não tem conhecimento suficiente.

Seguir essas dicas é o primeiro passo para sair-se bem na produção textual. Mas, para ampliar as chances e aprimorar ainda mais a capacidade de escrever, o ideal é que o estudante faça um curso de redação. Hoje em dia existem vários programas de ensino sobre o assunto, inclusive, alguns estão disponíveis na internet e podem ser acompanhados a distância, de acordo com os horários do interessado. Esses cursos abordam as aptidões básicas para uma boa escrita, as formas de uso de expressões de tratamento e de vocativos e muitos outros conteúdos. Uma boa alternativa para quem deseja aprimorar a habilidade de escrever é fazer o curso online gratuito de Redação Oficial oferecido pela Prime Cursos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Sistema de avaliação das redações

Créditos Canal Youtube – Reportagem da Globo

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui