Enem 2016: saiba como concluir o ensino médio esse ano

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Alunos da rede pública estão isentos da taxa, para o restante o valor da inscrição é de R$ 68

supletivo-ensino-medio

Para que serve o Enem?

De início, o Exame Nacional foi criado com o intuito de avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio. Hoje, a prova do Enem proporciona diversos benefícios, como:

– Substituir vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior;

– O candidato que pretende conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies;

– O programa Ciência sem Fronteiras pede boas notas no exame nacional como critério de seleção;

– E ainda, as notas do Enem podem ser usadas para obter o diploma do ensino médio. Se você não teve oportunidade de conclui-lo, poderá realizar a prova do Enem, e se conseguir a pontuação necessária, poderá receber o seu certificado de conclusão.

Muitas pessoas não têm conhecimento dessa informação e acabam por passar meses estudando para concluir o ensino médio. Saiba que todo esse tempo pode ser eliminado de forma simples.

Certificação do Ensino Médio

Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio oferece a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, a possiblidade de concluir os estudos através da prova. A pontuação mínima é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

E você pode estudar para a prova no conforto do seu lar, determinando os seus critérios de estudo. Sabe como? Ao adquirir o SUPER RESUMO que a PrimeCursos preparou. Todo o conteúdo que irá cair na prova está neste curso preparatório. O material é atualizado todos os anos e elaborado de forma facilitada para que o aprendizado tenha 100% de aproveitamento em menos tempo. Ele é indicado para pessoas que já estão há anos sem estudar e precisam de um material rápido, facilitado e objetivo.

Acompanhe o vídeo abaixo para entender melhor como funciona:

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito ou adquirir esse curso supletivo do ensino médio (preparatório para o ENEM) da PrimeCursos, clique no botão abaixo:

img-acessar-agora

Informações úteis sobre a prova

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas e terminam no dia 20 de maio, às 23h59. Para realizar a inscrição, os candidatos precisam informar o RG e o CPF (quem ainda não tiver esses documentos precisarão providenciá-los). Será obrigatório cadastrar um endereço de e-mail e um celular, o município onde o estudante fará a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens, no caso, inglês ou espanhol.

Informação importante: aqueles que deixaram de fazer a prova em 2015 e não justificaram ausência após ter obtido isenção perde o direito ao benefício neste ano.

No dia 5, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No dia 6, domingo, terá 5 horas e 30 minutos para responder perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e Redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Para mais informações, veja no site: http://enem.inep.gov.br/


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

74 Comments

    1. vera lucia serafim disse:

      Ao adquirir o curso o material chega em forma de apostila , livros , como é esse material?

      1. Prime Cursos disse:

        Olá, Vera!
        Obrigada pelo seu contato.

        A Prime Cursos apenas disponibiliza o conteúdo completo em CD-ROM do Curso Preparatório em alta definição para o aluno estudar para a prova do Enem, através da prova do Exame Nacional é possível concluir o Ensino Médio. Para obter mais informações sobre o assunto, acesse: https://www.primecursos.com.br/inep/supletivo-do-ensino-medio

        Abraço.
        Equipe PrimeCursos.

    2. Ola boa tarde eu sou extrangeira como eu faço para me preparar para a prova eu não só muito boa para redação

  1. Hugo Barbosa disse:

    Bom dia, na inscrição, no campo Situação de conclusão ensino médio, existe a opção “Não seriada”. Quero saber o que significa.

    1. lenice deassis pinheiro disse:

      Quero estudar por aqui concluir o ensino medio
      como faço

    2. orlindo miguel batista disse:

      Olá! Boa tarde!Meu nome é Orlindo e fiz o primeiro grau há mais de 30 anos,mas nao tenho certificado.Posso tentar adquirir o certificado do segundo grau através da prova do ENEM?

      1. Prime Cursos disse:

        Olá, Orlindo!
        Obrigada pelo seu contato.

        Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio oferece a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, a possiblidade de concluir os estudos através da prova. A pontuação mínima é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

        Para adquirir o material para o supletivo através da prova do Enem, acesse este link: https://www.primecursos.com.br/loja-produtos/supletivo-enem-ensino-medio

        Aproveite esta oportunidade e obtenha a certificação do Ensino Médio, economizando tempo e dinheiro. Boa sorte!

        Abraço.
        Equipe Prime Cursos.

  2. ROSANA CRISTINA disse:

    bom dia sou rosana tenho 45 anos ,parei na 5 serie eu poderia fazer essa prova pra concluir meus estudo

  3. Andrea F. Dias disse:

    Ola!
    Gostaria de receber mais informações…

    Att Andrea

  4. Kelly Cardoso disse:

    Quanto custa adquiri o supletivp preparatório para o enem?

  5. Gostaria de saber se:os concluintes do ensino médio é preciso pagar a inscrição?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Elenilce!
      Obrigada pelo seu contato.

      Alunos da rede pública estão isentos da taxa, para o restante o valor da inscrição é de R$ 68.
      Se em anos anteriores você se inscreveu para o Enem e não compareceu para realizar a prova e não justificou a ausência, o valor será cobrado normalmente.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  6. Olha meu nome e Regiane parei no 1ano do ensino médio estou queredo termina ele com Enem eu posso como faço

  7. Como faço para solicitar meu histórico escolar, já que a última escola que frequantei fechou, a quem eu procuro para reaver meu histórico escolar ?

  8. Como faço para solicitar meu histórico escolar, já que a última escola que frequantei fechou, a quem eu procuro para reaver meu histórico escolar ? Essa escola é no rio de janeiro, e eu resido atualmente em Fortaleza.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Henrique!
      Obrigada pelo seu contato.

      Sobre o seu histórico escolar, você deverá procurar os órgãos competentes para a retirada do mesmo.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  9. Olá, tenho 65anos e fiz até a quarta série. Depois com 18 anos comecei a fazer um supletivo mais tive que parar na 7° série. Será que ainda consigo terminar?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Vera!
      Obrigada pelo seu contato.

      Com certeza que você consegue, e a PrimeCursos pode te ajudar. Quando você finalizar o ensino fundamental, poderá prestar a prova do Enem para concluir o ensino médio. Nós oferecemos todo o conteúdo para a prova do Exame Nacional. Acesse este link e saiba mais: https://www.primecursos.com.br/loja-produtos/supletivo-enem-ensino-medio

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  10. agostinho nonato disse:

    oi
    sou agostinho nonato tenho 50 anos e fiz o ensino medio em escola particular com bolsa. fazendo o enem tenho direito ao prouni.

  11. agostinho nonato disse:

    oi
    sou agostinho nonato tenho 50 anos e fiz o ensino medio em escola particular com bolsa. fazendo o enem tenho direito ao prouni.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Agostinho!
      Obrigada pelo seu contato.

      Podem se inscrever no Prouni 1º/2016, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

      Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

      Espero ter lhe ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  12. Ademir Tavares de Mello disse:

    Ola,
    Gostaria de fazer minha inscrição no Enem , onde pego essa informação.
    Agradeço a atenção.

  13. Tenho 17 anos e farei 18 ano que vem, em 01/02/2017. Estou no primeiro ano do ensino médio. Posso usar o ENEM para ter o certificado de conclusão?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Marcos!
      Obrigada pelo seu contato.

      A idade permitida para receber o certificado do ensino médio através da prova do Enem é acima de 18 anos.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  14. Gostaria de saber como faço para mudar minha inscriçao estudo em escola publica eu cliquei gerar gru falou que eu tenho que pagar boleto mas nao preciso porque eu estudo nao precisa pagar eu apertei errado como faço

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Joselane!
      Obrigada pelo seu contato.

      Acesse a sua área de inscrição novamente, informe o seu CPF e a senha, clique em “Acompanhe a sua inscrição” (nesta área você poderá alterar).

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  15. como faço para mudar minha inscriçao estudo em escola publica cliquei em gerar gru mas na minha escola mim informou que nao e preciso pagar.

  16. Maiara Silva disse:

    Como faço para justificar pq não fiz a prova em 2015

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Maiara!
      Obrigada pelo seu contato.

      Os candidatos que conseguiram a isenção da prova do Enem deverão ficar atentos caso venham a faltar no dia da realização da mesma, a partir de agora serão obrigados a justificarem a ausência e o Inep julgará se aceita ou não a justificativa. A punição será que o candidato ficará impedido de pedir a isenção novamente na próxima edição do Enem.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

      1. Tamires Bibiane Ferreira disse:

        Nossa agora lendo percebi q perdi a inscrição podia ter feito pra completar o ensino médio… Q pena

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Robson!
      Obrigada pelo seu contato.

      Se você finalizou o ensino fundamental e é maior de 18 anos, poderá realizar a prova do Enem.
      Saiba mais no site: http://enem.inep.gov.br/index.html

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  17. Eli de Lurdes Montani disse:

    Eu tenho 54 anos gostaria de fazer uma faculdade ainda.
    Sinto muita falta de estudar,eu sempre me cobro isso,mais a onde começar.
    28 anos mais o menos que terminei o meu segundo grau não sei se e isso que diz
    Que posso fazer

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Eli!
      Obrigada pelo seu contato.

      A PrimeCursos oferece conteúdo gratuito em diversas áreas do conhecimento, você pode se cadastrar, assinar e estudar os cursos gratuitamente, o que lhe dará a chance de conhecer o setor em que deseja se especializar. Veja como é fácil: https://www.primecursos.com.br/como-funciona/
      Os cursos são de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento. Ao finalizar, você poderá solicitar o certificado de conclusão: https://www.primecursos.com.br/certificado/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  18. Nathasha da silva pereira disse:

    Olá boa noite !!
    Eu parei no primeiro ano , fiz minha inscrição pra fazer supletivo , eu consigo fazer o enem ?
    Como faço pra me inscrever e como faço pra pagar ?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Nathasha!
      Obrigada pelo seu contato.

      Para se inscrever e saber mais informações sobre o Enem, acesse o site: http://enem.inep.gov.br/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  19. Eu sou estrangera sera que eu posu participar

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Juana!
      Obrigada pelo seu contato.

      A prova do Enem faz parte do sistema educacional brasileiro, voltado para alunos do próprio país.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  20. Luciane dos Santos disse:

    Meu filho tem 15 anos ele pode fazer o Enem,pra nível de experiencia e conhecimento.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Luciane!
      Obrigada pelo seu contato.

      O Enem é voltado para aqueles que estão no último ano do Ensino Médio, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, ou ainda, para as pessoas maiores de 18 anos que pararam de estudar e desejam concluir o Ensino Médio.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  21. Edvaldo Jose da Silva disse:

    Edvaldo Jose da Silva.
    Gostaria de saber se existe alguma restrição para o seguinte caso:terminei o ensino fundamental e o médio em instituições particular,
    porém reconhecidas pelo mec.
    Posso participar das provas do Enem?.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Edvaldo!
      Obrigada pelo seu contato.

      Em geral, qualquer indivíduo pode se inscrever no processo seletivo do ENEM, sem considerar a idade ou a condição financeira da pessoa. Entretanto, é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, o que não exclui alunos de pós-graduação ou pessoas que já concluíram seus estudos a mais tempo, já que o propósito maior desse tipo de sistema de seleção é o de democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior, conforme a intenção do próprio MEC.

      Espero ter lhe ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  22. Bom dia, já concluí o ensino médio, quero mim matricular mas como faço pra ganhar uma bolsa? se poder mim manda o link da inscrição. Obrigado

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Jiudeanes!
      Obrigada pelo seu contato.

      Podem se inscrever no Prouni 1º/2016, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

      Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
      ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
      ser pessoa com deficiência;
      ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
      Voltar ao topo

      Confira o passo a passo para realizar a prova do enem: http://enem.inep.gov.br/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  23. Bom dia
    Sou Marisete quero saber se este curso Prime é gratuito ; estava parada nos estudo á 13 anos comecei a faculdade de pedagogia ano passado a distancia será vou ter pagar enem

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Marisete!
      Obrigada pelo seu contato.

      Para adquirir o material para o supletivo através da prova do Enem, acesse este link: https://www.primecursos.com.br/loja-produtos/supletivo-enem-ensino-medio

      Alguns estudantes são automaticamente isentos do pagamento e outros ainda podem pedir isenção. Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam se preocupar com o valor atribuído para a participação, pois recebem isenção automática. Por sua vez, membros de famílias de baixa renda podem pedir isenção no Enem 2016, preenchendo um formulário socioeconômico de declaração de carência.

      Para declarar carência no Enem 2016 é necessário acessar a página oficial do Inep, exclusivamente dentro do período de inscrição, e fazer um fiel preenchimento do formulário. Os candidatos são os únicos responsáveis pela veracidade das informações e estão sujeitos à investigação sob pena de cancelamento do registro.

      Aqueles que não forem isentos do valor deverão imprimir o boleto do Enem 2016, conhecido como GRU (Guia de Recolhimento da União), na própria página de inscrição. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 25 de maio, quarta-feira, em qualquer agência do Banco do Brasil, Correios ou casa lotérica. Quem não liquidar o valor dentro do prazo determinado perderá o direito de fazer as provas.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  24. Olá, tenho 16 anos (faço 17 dia 09 do mês que vem “junho”) e estou no primeiro ano do ensino médio em escola pública. Eu gostaria de fazer o enem para poder assim terminar o ensino médio com certificado. Porém, não sei se posso, em relação à minha idade. Gostaria de saber se eu posso, ou então se eu não puder qual seria as outras opções válidas para realizar o enem da qual seria benefício para mim!!!

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Aline!
      Obrigada pelo seu contato.

      Só poderá realizar a prova do Enem quem estiver no último ano do ensino médio ou tiver completado 18 anos. Neste caso, você terá que aguardar a maior idade ou o último ano do ensino médio para poder prestar o exame nacional.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  25. Oi eu gostaria de saber se meu filho pode fazer a prova do enen no ano passado eu escrevi ele mais ñ deu pra ir pq ele tava trabalhando e tava na experiência e ñ foi fazer a prova gostaria de saber se esse ano ele poderia fazer pra concluir o ensino médio

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Laeni!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  26. Olá s ou a mãe do interessado Cleiton, quero saber se ele pode se escrever para concluir o ensino médio já q esta cursando o 1o ano do ensino médio, e ainda voi fazer seus18 anos agora no começo d Dezembro quais a chance q eletem para adquirir esse certificado .e fazer a prova do enem?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Ednilza!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  27. Sou a ednilza, quero saber se o meu filho pode se escrever pra concluir o ensino médio ja q esta fazendo 1ano do ensino médio e ainda vai fazer 18 anos, no começo d dezembro quais a chance que ele tem de adquiri esse certificado e fazer a prova do enem?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Ednilza!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  28. TENHO 26 ANOS ESTOU NO 8 ANO DO ENSSINO FUNDAMENTAL PODERIA FAZER ESSA PROVA DO enem

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Lilian!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  29. na arear conclusão do ensino médio eu coloquei errado, e na pagina do participante eu não consigo mudar como eu faço para mudar. obrigado

  30. Artur Saprinho Manuel disse:

    Artur
    oi. se eu não estiver preparado não dá para transitar as provas no outro ano

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Artur!
      Obrigada pelo seu contato.

      A prova do Enem acontece uma vez por ano, portanto, não perca as inscrições do ano que vem para realizar a prova.

      Abraço.
      Equipe PrimeCursos.

  31. raimundo nonato ferreira dos santos disse:

    ola prime curso brasil como fazer a prova de redação e alcançar há pontuação máxima, na prova do Enem,

  32. Adelino Sassapi N. Ulica disse:

    pretendo fazer curso de tele comunicaçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.