Enem 2016: saiba como concluir o ensino médio esse ano

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Alunos da rede pública estão isentos da taxa, para o restante o valor da inscrição é de R$ 68

supletivo-ensino-medio

Para que serve o Enem?

De início, o Exame Nacional foi criado com o intuito de avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio. Hoje, a prova do Enem proporciona diversos benefícios, como:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

– Substituir vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior;

– O candidato que pretende conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies;

– O programa Ciência sem Fronteiras pede boas notas no exame nacional como critério de seleção;

– E ainda, as notas do Enem podem ser usadas para obter o diploma do ensino médio. Se você não teve oportunidade de conclui-lo, poderá realizar a prova do Enem, e se conseguir a pontuação necessária, poderá receber o seu certificado de conclusão.

Muitas pessoas não têm conhecimento dessa informação e acabam por passar meses estudando para concluir o ensino médio. Saiba que todo esse tempo pode ser eliminado de forma simples.

Certificação do Ensino Médio

Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio oferece a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, a possiblidade de concluir os estudos através da prova. A pontuação mínima é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

E você pode estudar para a prova no conforto do seu lar, determinando os seus critérios de estudo. Sabe como? Ao adquirir o SUPER RESUMO que a PrimeCursos preparou. Todo o conteúdo que irá cair na prova está neste curso preparatório. O material é atualizado todos os anos e elaborado de forma facilitada para que o aprendizado tenha 100% de aproveitamento em menos tempo. Ele é indicado para pessoas que já estão há anos sem estudar e precisam de um material rápido, facilitado e objetivo.

Acompanhe o vídeo abaixo para entender melhor como funciona:

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito ou adquirir esse curso supletivo do ensino médio (preparatório para o ENEM) da PrimeCursos, clique no botão abaixo:

img-acessar-agora

Informações úteis sobre a prova

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas e terminam no dia 20 de maio, às 23h59. Para realizar a inscrição, os candidatos precisam informar o RG e o CPF (quem ainda não tiver esses documentos precisarão providenciá-los). Será obrigatório cadastrar um endereço de e-mail e um celular, o município onde o estudante fará a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens, no caso, inglês ou espanhol.

Informação importante: aqueles que deixaram de fazer a prova em 2015 e não justificaram ausência após ter obtido isenção perde o direito ao benefício neste ano.

No dia 5, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No dia 6, domingo, terá 5 horas e 30 minutos para responder perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e Redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Para mais informações, veja no site: http://enem.inep.gov.br/

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

74 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, na inscrição, no campo Situação de conclusão ensino médio, existe a opção “Não seriada”. Quero saber o que significa.

    • Olá! Boa tarde!Meu nome é Orlindo e fiz o primeiro grau há mais de 30 anos,mas nao tenho certificado.Posso tentar adquirir o certificado do segundo grau através da prova do ENEM?

      • Olá, Orlindo!
        Obrigada pelo seu contato.

        Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio oferece a qualquer pessoa com 18 anos ou mais, a possiblidade de concluir os estudos através da prova. A pontuação mínima é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

        Para adquirir o material para o supletivo através da prova do Enem, acesse este link: https://www.primecursos.com.br/loja-produtos/supletivo-enem-ensino-medio

        Aproveite esta oportunidade e obtenha a certificação do Ensino Médio, economizando tempo e dinheiro. Boa sorte!

        Abraço.
        Equipe Prime Cursos.

    • Olá, Elenilce!
      Obrigada pelo seu contato.

      Alunos da rede pública estão isentos da taxa, para o restante o valor da inscrição é de R$ 68.
      Se em anos anteriores você se inscreveu para o Enem e não compareceu para realizar a prova e não justificou a ausência, o valor será cobrado normalmente.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  2. Como faço para solicitar meu histórico escolar, já que a última escola que frequantei fechou, a quem eu procuro para reaver meu histórico escolar ?

  3. Como faço para solicitar meu histórico escolar, já que a última escola que frequantei fechou, a quem eu procuro para reaver meu histórico escolar ? Essa escola é no rio de janeiro, e eu resido atualmente em Fortaleza.

    • Olá, Henrique!
      Obrigada pelo seu contato.

      Sobre o seu histórico escolar, você deverá procurar os órgãos competentes para a retirada do mesmo.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  4. oi
    sou agostinho nonato tenho 50 anos e fiz o ensino medio em escola particular com bolsa. fazendo o enem tenho direito ao prouni.

  5. oi
    sou agostinho nonato tenho 50 anos e fiz o ensino medio em escola particular com bolsa. fazendo o enem tenho direito ao prouni.

    • Olá, Agostinho!
      Obrigada pelo seu contato.

      Podem se inscrever no Prouni 1º/2016, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

      Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

      Espero ter lhe ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  6. Tenho 17 anos e farei 18 ano que vem, em 01/02/2017. Estou no primeiro ano do ensino médio. Posso usar o ENEM para ter o certificado de conclusão?

    • Olá, Marcos!
      Obrigada pelo seu contato.

      A idade permitida para receber o certificado do ensino médio através da prova do Enem é acima de 18 anos.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  7. Gostaria de saber como faço para mudar minha inscriçao estudo em escola publica eu cliquei gerar gru falou que eu tenho que pagar boleto mas nao preciso porque eu estudo nao precisa pagar eu apertei errado como faço

    • Olá, Joselane!
      Obrigada pelo seu contato.

      Acesse a sua área de inscrição novamente, informe o seu CPF e a senha, clique em “Acompanhe a sua inscrição” (nesta área você poderá alterar).

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

    • Olá, Maiara!
      Obrigada pelo seu contato.

      Os candidatos que conseguiram a isenção da prova do Enem deverão ficar atentos caso venham a faltar no dia da realização da mesma, a partir de agora serão obrigados a justificarem a ausência e o Inep julgará se aceita ou não a justificativa. A punição será que o candidato ficará impedido de pedir a isenção novamente na próxima edição do Enem.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  8. Eu tenho 54 anos gostaria de fazer uma faculdade ainda.
    Sinto muita falta de estudar,eu sempre me cobro isso,mais a onde começar.
    28 anos mais o menos que terminei o meu segundo grau não sei se e isso que diz
    Que posso fazer

  9. Olá boa noite !!
    Eu parei no primeiro ano , fiz minha inscrição pra fazer supletivo , eu consigo fazer o enem ?
    Como faço pra me inscrever e como faço pra pagar ?

    • Olá, Juana!
      Obrigada pelo seu contato.

      A prova do Enem faz parte do sistema educacional brasileiro, voltado para alunos do próprio país.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

    • Olá, Luciane!
      Obrigada pelo seu contato.

      O Enem é voltado para aqueles que estão no último ano do Ensino Médio, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio, ou ainda, para as pessoas maiores de 18 anos que pararam de estudar e desejam concluir o Ensino Médio.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  10. Edvaldo Jose da Silva.
    Gostaria de saber se existe alguma restrição para o seguinte caso:terminei o ensino fundamental e o médio em instituições particular,
    porém reconhecidas pelo mec.
    Posso participar das provas do Enem?.

    • Olá, Edvaldo!
      Obrigada pelo seu contato.

      Em geral, qualquer indivíduo pode se inscrever no processo seletivo do ENEM, sem considerar a idade ou a condição financeira da pessoa. Entretanto, é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, o que não exclui alunos de pós-graduação ou pessoas que já concluíram seus estudos a mais tempo, já que o propósito maior desse tipo de sistema de seleção é o de democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior, conforme a intenção do próprio MEC.

      Espero ter lhe ajudado.
      Equipe Prime Cursos.

  11. Bom dia, já concluí o ensino médio, quero mim matricular mas como faço pra ganhar uma bolsa? se poder mim manda o link da inscrição. Obrigado

    • Olá, Jiudeanes!
      Obrigada pelo seu contato.

      Podem se inscrever no Prouni 1º/2016, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

      Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
      ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
      ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
      ser pessoa com deficiência;
      ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
      Voltar ao topo

      Confira o passo a passo para realizar a prova do enem: http://enem.inep.gov.br/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

    • Olá, Marisete!
      Obrigada pelo seu contato.

      Para adquirir o material para o supletivo através da prova do Enem, acesse este link: https://www.primecursos.com.br/loja-produtos/supletivo-enem-ensino-medio

      Alguns estudantes são automaticamente isentos do pagamento e outros ainda podem pedir isenção. Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam se preocupar com o valor atribuído para a participação, pois recebem isenção automática. Por sua vez, membros de famílias de baixa renda podem pedir isenção no Enem 2016, preenchendo um formulário socioeconômico de declaração de carência.

      Para declarar carência no Enem 2016 é necessário acessar a página oficial do Inep, exclusivamente dentro do período de inscrição, e fazer um fiel preenchimento do formulário. Os candidatos são os únicos responsáveis pela veracidade das informações e estão sujeitos à investigação sob pena de cancelamento do registro.

      Aqueles que não forem isentos do valor deverão imprimir o boleto do Enem 2016, conhecido como GRU (Guia de Recolhimento da União), na própria página de inscrição. O pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 25 de maio, quarta-feira, em qualquer agência do Banco do Brasil, Correios ou casa lotérica. Quem não liquidar o valor dentro do prazo determinado perderá o direito de fazer as provas.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  12. Olá, tenho 16 anos (faço 17 dia 09 do mês que vem “junho”) e estou no primeiro ano do ensino médio em escola pública. Eu gostaria de fazer o enem para poder assim terminar o ensino médio com certificado. Porém, não sei se posso, em relação à minha idade. Gostaria de saber se eu posso, ou então se eu não puder qual seria as outras opções válidas para realizar o enem da qual seria benefício para mim!!!

    • Olá, Aline!
      Obrigada pelo seu contato.

      Só poderá realizar a prova do Enem quem estiver no último ano do ensino médio ou tiver completado 18 anos. Neste caso, você terá que aguardar a maior idade ou o último ano do ensino médio para poder prestar o exame nacional.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  13. Oi eu gostaria de saber se meu filho pode fazer a prova do enen no ano passado eu escrevi ele mais ñ deu pra ir pq ele tava trabalhando e tava na experiência e ñ foi fazer a prova gostaria de saber se esse ano ele poderia fazer pra concluir o ensino médio

    • Olá, Laeni!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  14. Olá s ou a mãe do interessado Cleiton, quero saber se ele pode se escrever para concluir o ensino médio já q esta cursando o 1o ano do ensino médio, e ainda voi fazer seus18 anos agora no começo d Dezembro quais a chance q eletem para adquirir esse certificado .e fazer a prova do enem?

    • Olá, Ednilza!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  15. Sou a ednilza, quero saber se o meu filho pode se escrever pra concluir o ensino médio ja q esta fazendo 1ano do ensino médio e ainda vai fazer 18 anos, no começo d dezembro quais a chance que ele tem de adquiri esse certificado e fazer a prova do enem?

    • Olá, Ednilza!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

    • Olá, Lilian!
      Obrigada pelo seu contato.

      Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
      atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

      Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição. As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  16. na arear conclusão do ensino médio eu coloquei errado, e na pagina do participante eu não consigo mudar como eu faço para mudar. obrigado

    • Olá, Artur!
      Obrigada pelo seu contato.

      A prova do Enem acontece uma vez por ano, portanto, não perca as inscrições do ano que vem para realizar a prova.

      Abraço.
      Equipe PrimeCursos.

  17. ola prime curso brasil como fazer a prova de redação e alcançar há pontuação máxima, na prova do Enem,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui