a telefonista atua sozinha recebendo ligações e lidando com a área administrativa da empresa

10 Habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo

Considerados indispensáveis para as empresas nos dias atuais, os assistentes administrativos fazem parte das grandes operações que ocorrem no dia a dia de uma empresa. Diga-se de passagem, trabalhar como assistente administrativo envolve inúmeras funções e requer habilidades em diversas áreas para se destacar no mercado de trabalho. Porém, muitos profissionais não conhecem as habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo.

A principal função de um assistente administrativo é organizar tarefas junto ao departamento de gestão, finanças e logística das empresas. Além disso, ele é o responsável por arquivar e organizar documentos, monitorar contas a pagar e a receber, além de gerir e-mails e respondê-los, podendo realizar diversas tarefas que também envolvem lidar com o público.

Confira a seguir quais são as habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo para se destacar no mercado!

10 habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo

1- Saber lidar com a tecnologia

Saber usar a tecnologia é essencial para um assistente administrativo, já que atualmente grande parte das operações realizadas dentro das empresas usam softwares e aplicativos, que além de otimizar o tempo dos profissionais ainda facilita as tarefas.

um assistente administrativo deve saber usar a tecnologia como softwares e aplicativos
um assistente administrativo deve saber usar a tecnologia como softwares e aplicativos

Isso quer dizer que para atuar nesse ramo o profissional deve ter um conhecimento básico de como usar a tecnologia a seu favor, além de ressaltar a facilidade em aprender a usar novas ferramentas.

2- Ser organizado e pró-ativo

Um assistente administrativo se caracteriza pela organização, já que ele é o profissional responsável por coordenar inúmeros departamentos de uma instituição. Ou seja, quanto mais organizado o profissional, maiores são as chances de sucesso e ordem dentro de uma empresa.

Além do mais, por lidar com várias tarefas ao mesmo tempo e com documentos importantes diariamente, ser organizado também impacta na forma como o profissional lida com papéis e anotações que não podem ser perdidos em pilhas de papéis dentro de gavetas.

Junto a isso, o profissional ainda deve ser proativo e estar pronto para solucionar qualquer contratempo que possa surgir dentro da empresa antes que tomem proporções maiores e causem problemas sérios para a organização.

3- Saber se relacionar

O assistente administrativo tem contato diário com diferentes tipos de colaboradores, parceiros e até mesmo investidores, e por isso, é necessário que ele saiba se comunicar corretamente com cada um deles, mantendo a postura e sabendo se expressar com clareza.

Nesse contexto, ele deve saber respeitar a hierarquia dentro da empresa e relacionar-se de forma harmoniosa em todos os setores para se destacar no mercado.

4- Conhecimento básico em matemática e português

A matemática e o português são as duas matérias principais que todo profissional deve possuir no mínimo o conhecimento básico, em especial os assistentes administrativos.

Nesse caso, o conhecimento da língua portuguesa lhe ajudará com a função de redigir textos, responder e-mails, e elaboração de atas para reuniões, além de ser indispensável na hora de se comunicar de forma clara e objetiva.

Já a matemática é importante para o controle de recebimentos e pagamentos, compra de materiais e na negociação com fornecedores, por exemplo.

5- Conhecer a empresa

A fim de desenvolver suas atividades profissionais com perfeição, é necessário que um assistente administrativo conheça o sistema organizacional da empresa e saiba de todos os seus procedimentos, cargos e sua conduta, para que assim possa se adequar às normas da instituição da melhor forma possível.

Isto é, um assistente administrativo deve andar por todos os setores da empresa e saber sua importância para o andamento dos negócios, quais são seus processos, e quem é o responsável por cada área. Com esse conhecimento o profissional saberá a quem deve recorrer quando precisar de algo em determinado setor, e quem é responsável quando uma das áreas da empresa precisar de uma supervisão mais séria.

6- Capacidade de concentração

A capacidade de concentração é essencial para função administrativa, uma vez que durante o dia a dia o profissional lida com muitas atividades e afazeres. Quando não consegue se concentrar da forma como deveria, acaba perdendo o foco e sua produtividade cai drasticamente, podendo até mesmo impactar a produtividade de várias áreas da empresa.

7-  Ter autonomia

Ter autonomia no ambiente administrativo permite que o profissional consiga administrar suas tarefas da melhor forma possível, além de permitir que suas habilidades sejam usadas de acordo com a demanda de cada operação.

quando o assistente administrativo possui autonomia, consegue desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente
quando o assistente administrativo possui autonomia, consegue desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente

Um profissional que não consegue lidar com as tarefas e desempenhá-las sem que alguém fique de olho na sua produtividade pode acabar atrasando a produção de uma empresa, e gerando transtorno em todos os setores.

8- Administração do tempo

Controlar o tempo também é um ponto importante para aumentar o foco no ambiente de trabalho e aumentar a produtividade. Um bom assistente administrativo é capaz de estipular prazos, montar planilhas e organizar os afazeres em ordem de importância e urgência, mantendo o foco em apenas uma atividade e visando atingi-la no prazo determinado.

9-  Ter dinamismo

O dinamismo é uma das 10 habilidades mais importantes para trabalhar como assistente administrativo, já que auxilia na organização de suas tarefas diárias, lhe ajudando a se tornar mais produtivo e otimizando o tempo gasto em cada atividade.

10- Ter um curso técnico de administração

Ter um curso técnico em administração irá ajudar o assistente administrativo a se aprofundar na profissão, contribuindo para o seu desenvolvimento no setor, tanto na parte teórica como nas habilidades.

Além disso, ainda proporciona estágios no ramo, essenciais para adquirir experiência prática na área.

Agora que você já sabe as 10 habilidades essenciais para trabalhar como assistente administrativo, busque adquiri-las para atingir o sucesso nessa carreira. Uma dica é fazer um curso técnico na área, a fim de aprender mais a fundo todos os conhecimentos necessários e desenvolver suas habilidade de acordo com as necessidades do cargo.

Curso de Assistente Administrativo Online Grátis

O curso de assistente administrativo é prático, desenvolvido para pessoas que não dispõem de muito tempo e necessitam aprender uma nova profissão. Com esse curso grátis você vai aprender desde técnicas de redação, marketing pessoal, comunicação empresarial, a importância do bom atendimento nas organizações, como atender um telefone no ambiente de trabalho e muito mais.

Aproveite e faça sua inscrição agora no Curso de Assistente Administrativo Online que é 100% Grátis!


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.