surface X9Nf97vE9Yw unsplash

07 dicas para captar recursos no Terceiro Setor

As ONGs (Organizações não governamentais) existem para suprir a lacuna deixada pelo Estado. Diga-se de passagem, elas transformam a realidade de muitos jovens e crianças que se envolvem nesses projetos e conseguem mudar de vida. Lembra-se da judoca campeã olímpica Rafaela? Ela foi um talento descoberto em uma ONG no Rio.Mas, o principal desafio enfrentado pelas ONG é justamente a sobrevivência. É muito difícil custear os projetos e, como o próprio nome diz, ela não visa lucro, então sobrevive única e exclusivamente de doações. A boa notícia é que com um plano muito bem elaborado, essas doações conseguem transformar a realidade da ONG!

E pensando nisso, elaboramos 07 dicas simples para melhorar a sua captação de recursos para que seus projetos saiam do papel. Observe!

Planejamento

A primeira dica de ouro é que você tenha sempre um planejamento estratégico em mente. Estar atento à contabilidade da ONG, entender quanto de dinheiro você precisa para que a ONG funcione por um X de tempo, construir uma estratégia de marketing em cima disso são apenas alguns exemplos de ações essenciais para que você tenha sucesso em sua gestão. É importante que todos os passos sejam pensados, discutidos e previstos pelos gestores e só a partir daí, novas atitudes sejam tomadas.

Editais

Você pode até não saber, mas muitas empresas privadas, internacionais e nacionais também, estão sempre abrindo editais para descobrir novos projetos que visem contribuir com a sociedade. Alguns destes são bem temáticos, com assuntos determinados. Outros são mais abertos e menos específicos.

Eventos

Realizar um evento pode ser uma porta aberta para a captação de recursos, sim! Você pode fazer uma apresentação de algum projeto e ainda vender os convites para a entrada (as pessoas costumam ajudar quando sabem que a bilheteria será toda revertida para o projeto). A criação de bazar ou festas temáticas, como a festa junina, também são ótimas oportunidades.

Financiamento Coletivo

Elas estão cada vez mais fortes. O crowdfunding tem ganhado mais e mais espaço tanto aqui, quanto no exterior. Existem muitos sites que podem ser utilizados. As taxas variam de acordo com as campanhas levantadas: vakinhacatarse e juntos.com.vc.

Campanha de Doação

Para uma boa campanha de doação, é necessário ter um planejamento e uma boa comunicação, aquilo que citamos no item 01. Um site, movimentação nas redes sociais e a produção de um vídeo institucional costumam ajudar e agregar valor à instituição aproveite tudo o que a tecnologia tem de melhor e faça bom uso, comunique-se!

Notas Fiscais

Este é um processo bem simples, basta você deixar uma caixinha com a logo da sua instituição para que a pessoa deposite a nota fiscal de suas compras. Depois, você precisará de voluntários ara cadastrar essas notas fiscais, revertendo essa nota em dinheiro, que poderá ser resgatado pela instituição. Existe a Nota Fiscal Paulista e a Nota Paraná.

Doadores individuais

Invista, sempre que possível, em doadores individuais. Assim, você não dependerá apenas de empresas e do repasse de verbas governamentais. Além disso, esses doadores costumam atuar como um verdadeiro marqueteiro para a causa, levando novas pessoas a colaborarem mensalmente. Lembrando aqui que você precisa conhecer o perfil do seu doador para que consiga desenvolver um plano, uma estratégia de marketing que consiga atingi-lo.

Existem boas formas de se conseguir fundos para uma causa. E você, qual costuma usar? Conta pra gente nos comentários!


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares