O segredo do sucesso é o silêncio!

“Quer que algo dê certo? Não conte a ninguém!”

Tenho certeza que você já ouviu essa frase. E também tenho certeza que você já passou pela seguinte situação: você está com ideias para começar algo novo (abrir um negócio, aprender um novo idioma ou até mesmo fazer sua inscrição na academia). Feliz com a ideia, você rapidamente compartilha com seus amigos e seus parentes queridos. O tempo passa e de repente você percebe que não realizou o seu objetivo. Por que será?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Quando decidimos tomar uma decisão diferente, parece que o mais lógico a fazer é contar aos amigos e familiares, em busca de apoio, aprovação e até mesmo segurança emocional. Outro motivo é acreditar que ao contar seus objetivos, você estará assumindo um compromisso publicamente, o que te obrigaria a ir até o fim e realizar suas metas. Parece algo simples e inofensivo, certo? Mas você sabia que as pessoas que NÃO contam seus planos para os outros têm 37% a mais de chances de alcançar esses objetivos, do que aquelas que contam?

Alguns psicólogos descobriram em 1933 que quanto mais pessoas conhecem nossos sonhos e objetivos, menor a possibilidade de que eles se realizem. Uma explicação para isso é que quando falamos sobre as nossas metas para outras pessoas, nosso subconsciente começa a achar que elas são reais. Ou seja, como esse objetivo já foi “realizado” no subconsciente, a motivação acaba indo embora, e com isso o não realizamos de verdade.

E é importante entender que até mesmo aquela situação em que tudo parece estar extremamente calculado e bem planejado, pode dar errado. Isso acontece ou por alguma força maior, ou até mesmo porque a própria pessoa desiste no caminho.

Esse tema já foi estudado em 1982 pelo psicólogo e professor da Universidade de Nova York, Peter Gollwitzer. Ele fez uma pesquisa com 63 pessoas, e o resultado mostrou que as pessoas que não compartilharam seus objetivos com os outros, tiveram mais chances de realizá-los, do que aqueles que contaram seus sonhos.

Quando compartilhamos nossos objetivos e sonhos, de acordo com o professor Peter Gollwitzer, temos uma sensação prematura de completude, ou seja, um sentimento de que aquilo já está finalizado. Nosso cérebro entende que aquele objetivo já foi alcançado, pois saiu da sua mente e se tornou real no momento em que você falou para outra pessoa. Por mais que pareça confuso, analise e veja que realmente faz sentido.

Em outro estudo realizado, um grupo de pessoas foi formado. Eles deveriam anotar seus objetivos semanais em um pedaço de papel, e entregá-los aos pesquisadores. Algumas dessas pessoas foram avisadas de que seus objetivos seriam analisados, enquanto outras não foram informadas. As pessoas que sabiam que seus objetivos seriam analisados pelos pesquisadores, se esforçaram muito menos para alcançá-los, do que aquelas que não sabiam. Com isso podemos observar que nem sempre o conhecimento de outras pessoas sobre nossos planos pode servir como motivação, apoio e compromisso.

São diversos os estudos realizados sobre esse tema, mas muitas pessoas acreditam que não devem contar seus sonhos para os outros, pelo simples fato de que nem todo mundo que está ao nosso redor deseja o nosso sucesso.

A melhor solução para isso é contar apenas para si mesmo. E além disso, trabalhar e correr atrás até que seu objetivo seja alcançado.

“Trabalhe duro em silênio, e deixe o seu sucesso fazer barulho”

E vocês, costumam falar sobre seus sonhos e metas para outras pessoas, ou preferem guardar para si mesmo? Comente!

Espero que tenham gostado do artigo!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

17 COMENTÁRIOS

  1. O segredo do sucesso é o silêncio mesmo, já aconteceu comigo, me candidatando em alguma vaga na empresa, me inscrevendo pra um concurso, falava que ia comprar algo e nada dava certo. Aprendi a ficar em silêncio e começou a dar certo.

  2. Não conhecia tal orientação. Vou adotá-la, pois sou tagarela. Como ocorre no senso comum , pensava que, ao não realizar algo que tinha informado às pessoas, isto ocorria por que nem todas as pessoas que nos circundam querem o nosso sucesso. Bom saber deste informe científico. Obrigado, Prime.

  3. E a mais pura verdade pois sou prova disso, percebi em alguns momentos de minha vida que as coisas que eu contei sobre meus planos não deram certo foram adiados, o que eu poderia já ter conseguido a muito tempo !ainda estou correndo atrás tentando realizar. Mas agora aprendi !

  4. Sim! Comentava, porque a felicidade que estou sentindo, transborda.O que eu quero para mim.Quero para o outro!!!!!! Mas já tive amargas experiências.Obrigada por orienta-me!!!!!

  5. Concordo em manter silêncio; sobre projetos e metas da qual quero realizar; até porque nem todas as pessoas vão dar crédito ou até me desejarem o melhor…e até sentir uma certa cobiça!!!

  6. Bom dia, não gosto de comentar sobre meus projetos, acho que nada flui ao falarmos. Comento só com aquele que pode todas as coisas, DEUS.

  7. Que exagero!
    Comentar meus planos com pessoas de algum conhecimento específico amplia os horizontes, por diversas vezes obtive ajuda ao comentar uma ideia.
    Quando estou seguro sobre o que pretendo procuro difundir sim, evidentemente, dentro de uma linha de ação, pq, parado, mesmo que não conte a ninguém, nada vai acontecer.
    A palavra é ação, quieto ou tagarela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui