google search console

Como cadastrar seu site no Google Search Console

O Search Console é uma das principais ferramenta essenciais para todo quem está começando no marketing digital e deseja ter visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. Ao cadastrar seu site no Google Search Console, você obtém informações valiosas sobre seu desempenho do seu site nos resultados de pesquisa, identifica problemas de indexação e até monitora o tráfego orgânico.

Hoje, é essencial que todas as estratégias usadas no digital sejam acompanhadas e mensuradas. Isso porque, é por meio da análise de dados que você consegue identificar problemas, ter insights e fazer ajustes necessários.

Confira a seguir um passo a passo de como cadastrar seu site no GSC!

Passo a passo completo: Como cadastrar seu site no Google Search Console

Antes de tudo, é importante que você tenha uma conta gmail, e esteja logado nela. Depois disso, entre no site do Google Search Console

Se você nunca tiver feito nenhum cadastro no GSC, você vai ver a tela com duas opções: adicionar o domínio ou prefixo de URL. Porém, caso você já tenha entrado alguma vez antes, você irá direto para a área de gerência do Search Console.

Nesse caso, você deve clicar no menu principal no canto esquerdo e clicar em Seleção de Contas. Na parte inferior clique em Adicionar Propriedade para abrir a tela de cadastro de nova conta.

Como cadastrar o site pelo Prefixo de URL

O prefixo de URL é a forma mais simples de cadastro dentro do GSC. Nesse caso, você precisa ser um pouco mais criterioso na hora de inserir o URL do seu site. Nessa etapa, use a URL exata, ou seja, é necessário incluir o http:// e o www.

Caso você não saiba como é a URL do seu site, basta acessá-lo, dar dois cliques na barra de endereço e copiar sua URL. Em seguida, vá até o Google Search Console e cole o endereço na opção Prefixo de URL.

Clique em continuar e o Google começará o processo para verificar a propriedade. Para isso ele lhe dará algumas opções e entre elas, você encontrará:

  • fazer o upload de um arquivo HTML para o site;
  • adicionar uma meta tag na agina inicial do seu site;
  • usar o google analytics para aquela conta;
  • usar a conta de gerenciador de tags do Goggle;
  • prover nome de domínio.
fazendo a verificacao de propriedade no search console
Escolha a opção da tag HTML para fazer a verificação

O mais indicado se você tem um site WordPress ou desenvolvedor é selecionar a opção de tag HTML. Clicando na opção, o Search Console irá mostrar o código que você deve copiar e colar no Head do seu site. Assim você consegue provar ao motor de busca que você é dono daquele domínio.

Para fazer isso, caso o seu site esteja no WordPress, você deve copiar o código fornecido pelo Google e ir até a opção “Aparências” e em seguida “Editor de Temas”. Em seguida, adicione o código no Head do seu site.

baixando e instalando o plugin insert headers and footers no wordpress
Instale o plugin Insert Headers and Footers no seu blog

Outra opção mais simples é ir até “Plugins” e “Adicionar novo Plugin”. Pesquise pelo plugin “Insert Headers and footers” e instale. Clique em ativar e em seguida, acesse a aba “Configurações” no menu esquerdo do seu WordPress. Você vai encontrar a opção “Insert Headers and Footers”. Abra o plugin.

Cole o código na primeira caixa e clique em Save. Caso você tenha algum plugin de cache, limpe o cache do seu site para o Google conseguir verificar o header.

Para verificar se deu certo, vá até seu site, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Exibir código fonte da página”. Clique em Ctrl +F e Ctrl + v, e você conseguirá ver se o código está no código fonte.

Volte no Search Console e clique em verificar. Depois de finalizar o processo, o Google mostrará uma janela de propriedade verificada. Clique em Concluído ou Ir para Propriedade para ver as informações do seu site.

propriedade verificada no search console
Quando a propriedade for verificada com sucesso, a tela mostrará uma caixa de mensagens verde

Pronto, o processo está concluído e você pode agorar acessar a todos os dados necessários.

Porém, nossa recomendação é que você faça o cadastro do domínio inteiro no Search Console, já que você conseguirá as informações do domínio de forma mais eficiente, e também poderá cadastrar cada subdomínio separadamente.

Como cadastrar domínio completo

Siga os mesmos passos para abrir a opção de cadastrar domínio ou prefixo de URL. Porém, dessa vez, escolha a opção Domínio e coloque o domínio sem www nem https. Clique em continuar e o motor de busca dará as opções para verificar a propriedade.

Porém, nesse caso a forma de verificação é um pouco mais complexa, feita por meio da cópia de um registro TXT na configuração do DNS referente ao seu domínio.

Para fazer isso, copie o código e insira dentro do local que está o gerenciador DNS, que vai depender da sua hospedagem.

A forma mais comum de gerenciamento de hospedagem é o cPanel, e por isso vamos ensinar dessa forma. Mas, mesmo que sua hospedagem não trabalhe com esse tipo de sistema, o painel de quase todas as hospedagens é bastante similar para acessar o DNS.

acessando a zona do DNS no cPanel
Acesse a Zona DNS do seu painel para inserir o código TXT

Dentro do cPanel, procure o editor da Zona DNS. Em algumas hospedagens você pode encontrar como gerenciamento DSN.

Dentro dessa janela, você vai ver o seu domínio e algumas opções. Escolha a opção Manage e veja as opções cadastradas.

Ao clicar em Manage, você verá uma lista de cadastros e na parte superior, uma barra para digitação e uma caixa escrito Add Record. Selecione a setinha para baixo e escolha a opção de Add Record TXT. Ou então, você pode clicar na caixinha para abrir uma barra que deverá ser preenchida. Escolha a opção TXT na coluna Type.

adicionando codigo TXT
Preencha as colunas de acordo com as informações do seu site e o código do Google Search Console

Você vai notar que essa barra possui mais algumas colunas como Name. Nessa coluna, você deverá preencher o domínio do seu site seguindo o padrão dos outros cadastros. Algumas hospedagens usam o br e outras o br com um ponto no final. É importante seguir o padrão usado no seu site.

Na coluna Record, cole o código que você copiou do Search Console. Clique em Add Record para finalizar e você já pode fechar o painel. Volte para o Google Search Console e escolha a opção de verificar. 

Em alguns casos, leva alguns minutos para que o Google consiga fazer a verificação. Você pode clicar na opção Verificar no Google Search Console de tempos em tempos até que a informação tenha sido concluída.

Caso a informação ainda não tenha sido propagada, você verá uma janela vermelha indicando falha no processo de verificação de propriedade. Repita a verificação até que o processo tenha êxito.

Caso você precise enviar essa informação ao seu desenvolvedor, você pode selecionar a opção “Verificar mais tarde.

fazendo a verificacao de propriedade no search console
Você pode usar a opção de verificar mais tarde caso tenha que enviar as informações para o desenvolvedor

A janela será fechada e você poderá acessar seus domínios por meio do menu do lado esquerdo da tela, e verificar se o processo foi bem sucedido depois de algum tempo. Quando você clicar nesse domínio o Google tentará verificar novamente e em alguns casos, o processo será finalizado e o motor de busca conseguirá verificar sua propriedade.

Assim que finalizar, clique em concluído ou vá em propriedades para verificar as informações da conta.

Para hospedagens que não contam com o cPanel ou outro Painel para acessar o DNS Zone, você deverá entrar em contato com o desenvolver ou com o suporte da empresa para adicionarem o código TXT ao domínio.

Além disso, para quem está iniciando agora no marketing digital, existem algumas opções gratuitas como o Cloudflare, que pode ser uma ótima opção inicialmente.

Agora que você aprendeu a como cadastrar seu site no Google Search Console, você pode usar nosso passo a passo para realizar esse processo de forma simples e rápida. O cadastro do seu site no GSC facilitará a análise de dados e contribuirá para uma estratégia sólida no seu negócio.

Curso de Marketing Digital Online Grátis

O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma estratégia dentro do marketing tradicional. Seu principal diferencial é utilizar os meios digitais que estão presentes no cotidiano da população mundial, para obter resultados mais significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com clientes e consumidores. Mídias sociais, blogs, websites, estão entre as principais plataformas utilizadas por este novo tipo de marketing.

Com o curso grátis de Marketing Digital da Prime Cursos em VIDEOAULAS, o aluno aprenderá:

  • Os benefícios do marketing digital;
  • As diferenças entre o marketing digital e o tradicional;
  • Como criar uma campanha atrativa;
  • Como escolher a melhor plataforma para divulgar seu negócio;
  • e mais!


Stories

Posts Recentes

  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…
  • CNU – Concurso Público Nacional Unificado
    No dia 19 de janeiro, o Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado, o CNU. A iniciativa, realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou conhecida popularmente como o “Enem dos concursos”, e tem gerado grande expectativa para trabalhadores de todo o Brasil que buscam uma oportunidade…
  • Qual a importância das horas complementares?
    Durante a graduação, sabemos que há muito mais coisas acontecendo além das aulas e dos prazos de trabalho a serem cumpridos. E é aí que entram as famosas horas complementares, aquelas atividades que muita gente faz só porque precisa, para corresponder aos requisitos da carga horária. Mas será que você tem dado o devido valor…
  • TOP 10 Cursos mais usados como horas complementares
    Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, a busca por cursos que agreguem valor ao currículo tornou-se essencial. As horas complementares devem ser contabilizadas durante o período de graduação, como requisito para obter o diploma.  Assim, até se formar, o aluno acumula algumas experiências enriquecedoras que podem fazer toda a diferença para que ele…
  • Como conseguir 100 horas complementares rápido?
    Uma das muitas preocupações de quem faz faculdade é em relação à obtenção das horas complementares rápido, que correspondem a uma carga horária específica estabelecida por cada instituição de ensino.  Também chamadas de atividades complementares e ACCs (Atividade Complementar de Curso), elas têm o objetivo de fazer com que o estudante enriqueça seu currículo e…
  • Quais atividades contam como horas complementares?
    As atividades complementares são parte fundamental dos currículos acadêmicos, e desempenham um papel importante na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Tratam-se de horas adicionais de atividades extracurriculares, que proporcionam aos estudantes oportunidades de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa carga horária precisa ser cumprida antes do final…
  • Quantos meses é necessário para receber o seguro-desemprego?
    Quando alguém é demitido do seu emprego sem justa causa (ou seja, sem cometer alguma falta grave), essa pessoa pode adquirir acesso ao seguro-desemprego. Esse é um dos principais e mais vantajosos direitos trabalhistas previstos em lei, cuja finalidade é proporcionar apoio financeiro ao colaborador que se encontra desempregado.  Com a reforma trabalhista ocorrida no…
  • O que posso colocar em atividades complementares no currículo?
    Em qualquer currículo, é interessante reservar um espaço para acrescentar informações adicionais ou atividades complementares, que servem para agregar grande valor ao seu repertório profissional.  As atividades extracurriculares (também chamadas de Atividades Complementares de Curso – ACC) são um bom exemplo do tipo de informação que não deve faltar no seu currículo. Elas são como…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.