Projeto de exercícios físicos

Como elaborar um programa de ginástica laboral?

Para realizar a implantação da ginástica laboral na rotina de uma empresa, é necessário elaborar um programa contendo todas as informações coletadas e quais exercícios serão aplicados.

Por isso, listamos tudo o que você precisa saber para elaborar um programa de ginástica laboral!

Grupo de pessoas fazendo ginástica laboral

O que é um programa de ginástica laboral?

O programa de ginástica laboral, elaborado por profissional qualificado e contratado pela empresa, têm como finalidade a implantação da prática de atividade física no local.

Entretanto, antes de implantar os exercícios na rotina do colaborador, é necessário realizar uma série de levantamento de informações para confecção do projeto, principalmente no tocante da cultura da empresa contratante (história, benefícios concedidos aos colaboradores).

Para confeccionar o projeto, o profissional deve utilizar meios de embasamento científico para fundamentar a fonte da metodologia das aulas, descrição do campo de atuação e respostas/aspectos fisiológicos do trabalhador, por exemplo.

Quais são as etapas de elaboração do programa de ginástica laboral?

Podemos subdividir as etapas em 4 fases, sendo estas:

1. Estruturação

Primeiramente, ocorre a obtenção dos dados de cada setor da empresa, utilizando como exemplo: Qual o índice e horário que acontecem os acidentes de trabalho? Qual o índice, motivos frequentes e tempo médio de afastamentos?

Com o levantamento das necessidades, o profissional consegue estabelecer um público alvo onde será aplicado o projeto em questão.

Para fazer o diagnóstico do ambiente laboral, são coletadas as informações:

  • Características e condições do posto de trabalho
  • Definição do perfil do grupo ou setor
  • Funções desempenhadas
  • Ritmo de trabalho
  • Turnos e jornadas de trabalho
  • Condições do ambiente físico
  • Clima predominante nas relações de trabalho

2. Planejamento

Coletadas as informações supramencionadas, é necessário chamar a atenção da relevância da prática desses exercícios e quais os benefícios obtidos para si mesmo e a empresa como um todo.

Utilizando-se de meios como vídeos educativos, palestras e demonstrações práticas para alcançar o maior número de pessoas dentro da empresa, o objetivo é promover a conscientização do que está sendo proposto com o programa.

Essa etapa engloba, também, a seleção das atividades físicas a serem propostas. O estudo de alguns tópicos devem ser considerados pelo profissional contratado:

  • Organização de horários que os exercícios devem ser praticados
  • Elaboração de série de exercícios de acordo com a necessidade local
  • Seleção de variados tipos de exercícios (atrativos e de fácil execução)
  • Observação acerca da vestimenta do colaborador em relação ao exercício proposto

3. Execução

Ao alcançar um nível satisfatório de conscientização dentro da empresa, o próximo passo é colocar em prática o programa elaborado.

Assim, sugere-se um período experimental com um grupo selecionado como plano piloto. Com isso, durante 3 a 4 meses, a ginástica laboral será aplicada para avaliar o desempenho, ajustes, resultados alcançados e a possibilidade de implantar em larga escala.

4. Avaliação

Após a fase de teste, o programa está pronto para ser aplicado em larga escala em outros setores da empresa. Para consolidação do projeto, deve seguir o molde plano piloto – durabilidade inicial de 3 a 4 meses com posterior avaliação e ajustes para continuidade do processo.

Importante ressaltar que precisa haver o comprometimento em massa para que todos participem ativamente da ginástica laboral, estando cientes de seus benefícios.

Nessa etapa final, os resultados da prática de atividade física durante o labor podem ser visualizados pela empresa como um todo. Assim, tendo logrado êxito na implantação do programa de ginástica laboral naquele local.

Homem fazendo ginástica laboral

Quais são os resultados esperados com o programa de ginástica laboral?

Após a implantação do programa de ginástica laboral, os resultados obtidos são benéficos tanto para os colaboradores quanto para a empresa que incluiu a prática na rotina de trabalho.

Com isso, listamos alguns dos resultados provenientes do programa:

3 resultados esperados para o colaborador

  • Prevenção do surgimento de doença ocupacional
  • Melhora da concentração e atenção durante a jornada de trabalho
  • Redução do sedentarismo com o incentivo da prática de exercícios físicos

3 resultados esperados para a empresa

  • Otimização da produtividade dos colaboradores
  • Redução de acidentes/lesões ocasionados pelo trabalho
  • Melhora na imagem da empresa em relação ao mercado
Grupo de pessoas realizando ginástica laboral

Como acompanhar o programa de ginástica laboral após a implantação?

Em informação obtida em pesquisa ao livro publicado pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), é possível realizar o controle e acompanhamento do programa de ginástica laboral por intermédio de 3 (três) instrumentos: adesão, pesquisa de satisfação e indicadores específicos.

Adesão

Como é feito?
Realizando um levantamento nominal/quantitativo mensalmente de colaboradores participantes do programa de ginástica laboral.

O que é identificado?
Colaboradores que não participam do programa de ginástica laboral, verificando quais setores que não adotaram a prática de exercício físico em sua jornada de trabalho.

Qual o resultado pretendido?
Elaboração e implantação de ações para incentivar a prática da ginástica laboral por quem não aderiu ao programa proposto.

Pesquisa de Satisfação

Como é feito?
Realizando uma pesquisa entre os colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral, contendo algumas perguntas acerca do próprio programa e do profissional contratado.

O que é identificado?
Acerca do profissional contratado: pontualidade, didática, metodologia, simpatia, atenção, materiais utilizados, desenvoltura e disponibilidade
Acerca do programa proposto: atividades mais apreciadas e sugestões de outras atividades a serem realizadas

Qual o resultado pretendido?
Podendo ser realizado de forma trimestral, semestral ou anual, o profissional obtém informações para aperfeiçoar o programa nos moldes do que fora indicado pelos colaboradores.

Indicadores Específicos

Como é feito?
Realizando uma análise dos colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral de acordo com os instrumentos utilizados.

O que é identificado?
Alguns dos exemplos trazidos pelo livro são: percepção de desconforto, nível de atividade física habitual e estilo de vida.

Qual o resultado pretendido?
Depende do instrumento utilizado como indicador, entretanto, tal resultado deve ser utilizado de acordo com o objetivo do programa de ginástica laboral proposto inicialmente.

Curso de Ginástica Laboral Grátis

O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.

Curso de Ginástica Laboral

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.