Como elaborar um programa de ginástica laboral?

Projeto de exercícios físicos

Para realizar a implantação da ginástica laboral na rotina de uma empresa, é necessário elaborar um programa contendo todas as informações coletadas e quais exercícios serão aplicados.

Por isso, listamos tudo o que você precisa saber para elaborar um programa de ginástica laboral!

Grupo de pessoas fazendo ginástica laboral

O que é um programa de ginástica laboral?

O programa de ginástica laboral, elaborado por profissional qualificado e contratado pela empresa, têm como finalidade a implantação da prática de atividade física no local.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Entretanto, antes de implantar os exercícios na rotina do colaborador, é necessário realizar uma série de levantamento de informações para confecção do projeto, principalmente no tocante da cultura da empresa contratante (história, benefícios concedidos aos colaboradores).

Para confeccionar o projeto, o profissional deve utilizar meios de embasamento científico para fundamentar a fonte da metodologia das aulas, descrição do campo de atuação e respostas/aspectos fisiológicos do trabalhador, por exemplo.

Quais são as etapas de elaboração do programa de ginástica laboral?

Podemos subdividir as etapas em 4 fases, sendo estas:

1. Estruturação

Primeiramente, ocorre a obtenção dos dados de cada setor da empresa, utilizando como exemplo: Qual o índice e horário que acontecem os acidentes de trabalho? Qual o índice, motivos frequentes e tempo médio de afastamentos?

Com o levantamento das necessidades, o profissional consegue estabelecer um público alvo onde será aplicado o projeto em questão.

Para fazer o diagnóstico do ambiente laboral, são coletadas as informações:

  • Características e condições do posto de trabalho
  • Definição do perfil do grupo ou setor
  • Funções desempenhadas
  • Ritmo de trabalho
  • Turnos e jornadas de trabalho
  • Condições do ambiente físico
  • Clima predominante nas relações de trabalho

2. Planejamento

Coletadas as informações supramencionadas, é necessário chamar a atenção da relevância da prática desses exercícios e quais os benefícios obtidos para si mesmo e a empresa como um todo.

Utilizando-se de meios como vídeos educativos, palestras e demonstrações práticas para alcançar o maior número de pessoas dentro da empresa, o objetivo é promover a conscientização do que está sendo proposto com o programa.

Essa etapa engloba, também, a seleção das atividades físicas a serem propostas. O estudo de alguns tópicos devem ser considerados pelo profissional contratado:

  • Organização de horários que os exercícios devem ser praticados
  • Elaboração de série de exercícios de acordo com a necessidade local
  • Seleção de variados tipos de exercícios (atrativos e de fácil execução)
  • Observação acerca da vestimenta do colaborador em relação ao exercício proposto

3. Execução

Ao alcançar um nível satisfatório de conscientização dentro da empresa, o próximo passo é colocar em prática o programa elaborado.

Assim, sugere-se um período experimental com um grupo selecionado como plano piloto. Com isso, durante 3 a 4 meses, a ginástica laboral será aplicada para avaliar o desempenho, ajustes, resultados alcançados e a possibilidade de implantar em larga escala.

4. Avaliação

Após a fase de teste, o programa está pronto para ser aplicado em larga escala em outros setores da empresa. Para consolidação do projeto, deve seguir o molde plano piloto – durabilidade inicial de 3 a 4 meses com posterior avaliação e ajustes para continuidade do processo.

Importante ressaltar que precisa haver o comprometimento em massa para que todos participem ativamente da ginástica laboral, estando cientes de seus benefícios.

Nessa etapa final, os resultados da prática de atividade física durante o labor podem ser visualizados pela empresa como um todo. Assim, tendo logrado êxito na implantação do programa de ginástica laboral naquele local.

Homem fazendo ginástica laboral

Quais são os resultados esperados com o programa de ginástica laboral?

Após a implantação do programa de ginástica laboral, os resultados obtidos são benéficos tanto para os colaboradores quanto para a empresa que incluiu a prática na rotina de trabalho.

Com isso, listamos alguns dos resultados provenientes do programa:

3 resultados esperados para o colaborador

  • Prevenção do surgimento de doença ocupacional
  • Melhora da concentração e atenção durante a jornada de trabalho
  • Redução do sedentarismo com o incentivo da prática de exercícios físicos

3 resultados esperados para a empresa

  • Otimização da produtividade dos colaboradores
  • Redução de acidentes/lesões ocasionados pelo trabalho
  • Melhora na imagem da empresa em relação ao mercado
Grupo de pessoas realizando ginástica laboral

Como acompanhar o programa de ginástica laboral após a implantação?

Em informação obtida em pesquisa ao livro publicado pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), é possível realizar o controle e acompanhamento do programa de ginástica laboral por intermédio de 3 (três) instrumentos: adesão, pesquisa de satisfação e indicadores específicos.

Adesão

Como é feito?
Realizando um levantamento nominal/quantitativo mensalmente de colaboradores participantes do programa de ginástica laboral.

O que é identificado?
Colaboradores que não participam do programa de ginástica laboral, verificando quais setores que não adotaram a prática de exercício físico em sua jornada de trabalho.

Qual o resultado pretendido?
Elaboração e implantação de ações para incentivar a prática da ginástica laboral por quem não aderiu ao programa proposto.

Pesquisa de Satisfação

Como é feito?
Realizando uma pesquisa entre os colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral, contendo algumas perguntas acerca do próprio programa e do profissional contratado.

O que é identificado?
Acerca do profissional contratado: pontualidade, didática, metodologia, simpatia, atenção, materiais utilizados, desenvoltura e disponibilidade
Acerca do programa proposto: atividades mais apreciadas e sugestões de outras atividades a serem realizadas

Qual o resultado pretendido?
Podendo ser realizado de forma trimestral, semestral ou anual, o profissional obtém informações para aperfeiçoar o programa nos moldes do que fora indicado pelos colaboradores.

Indicadores Específicos

Como é feito?
Realizando uma análise dos colaboradores que adotaram o programa de ginástica laboral de acordo com os instrumentos utilizados.

O que é identificado?
Alguns dos exemplos trazidos pelo livro são: percepção de desconforto, nível de atividade física habitual e estilo de vida.

Qual o resultado pretendido?
Depende do instrumento utilizado como indicador, entretanto, tal resultado deve ser utilizado de acordo com o objetivo do programa de ginástica laboral proposto inicialmente.

Curso de Ginástica Laboral Grátis

O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.

Curso de Ginástica Laboral

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.