Conheça 5 ONGs que auxiliam mulheres em situação de violência doméstica

Muitas mulheres que sofrem violência de seus companheiros têm dificuldade em denunciar os abusos, mas ONGs que auxiliam mulheres em situação de violência doméstica tem contribuído para que o ciclo seja quebrado.

Muitas vezes, é apenas devido ao apoio recebido em centros de acolhimento e instrução que se torna possível para a mulher identificar uma saída, principalmente se sua situação inclui uma dependência econômica ao agressor. Algumas organizações atuam na conscientização, enquanto outras voltam seus esforços para a orientação ou apoio psicossocial.

Separamos algumas ONGs que atuam local e nacionalmente e contribuem para que mais mulheres consigam sair da situação de violência doméstica e viver com mais dignidade e respeito. Dá uma olhada!

Apoio à mulheres em situação de violência doméstica

Um dos grandes problemas verificados nos casos de violência doméstica é a dificuldade das mulheres (e/ou crianças) nessa situação em romperem com o ciclo que é constantemente repetido e também com o silêncio. Conforme o ciclo se torna mais violento, mais se reduzem as chances da mulher encontrar meios de reagir à violência sofrida.

No Brasil, a Violência Doméstica é criminalizada com base na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que não se resume apenas às relações afetivas amorosas, mas às de parentesco, podendo ser praticada por cônjuge, namorado, mãe, sogra, cunhado, irmão, agregados, etc.

Em geral, as mulheres em situação de violência doméstica, seja ela psicológica, material, sexual ou física, precisam enfrentar questões emocionais ou de caráter prático, o que torna mais difícil o rompimento das relações.

São questões que permeiam desde a desestruturação do cotidiano familiar à agressão dos filhos ou ao risco de morte para a mulher que enfrenta a violência, o feminicídio.

Em 2011, apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 70 mil casos de mulheres vítimas de violência, sendo que 71,8 % desses casos se deram dentro do âmbito familiar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% das mulheres violentadas permanecem em silêncio.

Para que esses números sejam reduzidos, não só as mulheres precisam criminalizar esses atos, mas toda a sociedade deve contribuir para sua superação, visto que essa é uma questão de cunho social e não privado.

Cada cidadão que presenciar uma situação de violência doméstica tem o dever de denunciá-la ligando na Central de Atendimento à Mulher, pelo Ligue 180.

Por essa razão que as redes de apoio, ONGs, grupos organizados e centros de acolhimento se tornam cruciais para que a violência doméstica seja combatida. Conheça algumas ONGs auxiliam no combate à violência doméstica:

  1.  Artemis

Fundada em 2013, a Artemis é uma organização que visa promover a autonomia feminina e contribuir para a erradicação de todas as formas de violência cometidas contra as mulheres. Além de combater a violência doméstica, essa ONG se preocupa também com a violência obstétrica, cometida por profissionais da saúde no momento do parto.

Os valores que permeiam a Artemis são baseados no tripé sugerido por Mahatma Gandhi, sendo eles a Verdade, a Autonomia e a Não-Violência. Por meio dessa visão, a ONG auxilia a implementação de serviços e políticas que tenham o objetivo de melhorar as condições de vida das mulheres.

Também oferta cursos, realiza pesquisas e disponibiliza um acervo que contribua na conscientização e reflexão da sociedade sobre a realidade de vida da mulher.

  1. Instituto Barbara Pena

Após sobreviver ao espancamento, a ter 40% de seu corpo queimado e se reerguer pelo assassinato de seus dois filhos vítimas também do ex-marido, Barbara Pena decidiu criar esta ONG.

O Instituto, localizado no Rio Grande do Sul, tem o objetivo de combater a violência doméstica e o feminicídio por meio do apoio à mulheres que vivem situações como as que ela viveu. No próprio site do Instituto há um espaço onde as mulheres que precisam de ajuda podem entrar em contato e solicitar apoio.

Muito mais do que a conscientização, a ONG busca fiscalizar o cumprimento da Lei Maria da Penha e também incentivar a quebra do silêncio e as denúncias aos casos de violência.

  1. SOS Mulher e Família

Construída em 1997, essa ONG trabalha em conjunto com a Delegacia da Mulher e a Casa Abrigo Travessia em Uberlândia (MG). Além do levantamento de dados para viabilizar e incentivar políticas públicas de proteção à mulher, atua no atendimento de mulheres em situação de violência e também com a Formação Continuada da equipe de voluntários que torna possível o funcionamento da SOS Mulher.

Entre suas conquistas estão a Patrulha de Atendimento Multidisciplinar (PAM) que desde 2003, em conjunto com a Polícia Militar de Uberlândia, promove o atendimento mais efetivo às denúncias de violência e auxilia na redução da reincidência dos abusos.

  1. Associação Fênix

Além de combater a violência doméstica, essa ONG fundada em 2006 também trava lutas contra a violência sexual e busca promover a socialização e o atendimento psicossocial de crianças e jovens que convivem com o vírus HIV.

O objetivo da ONG desde sua fundação é ser uma referência efetiva no trabalho com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, negligência, abuso e exploração sexual e do trabalho infantil.

Além de dar apoio às mulheres, oferta oficinas e atividades lúdicas para crianças, reforço escolar, atendimento psicológico, aconselhamento e assistência jurídica.

  1. Associação Fala Mulher

Localizada em São Paulo, a Associação Fala Mulher é uma das diversas ONGs que auxiliam mulheres em situação de violência na cidade. Ela atua fornecendo atendimento multidisciplinar às mulheres, crianças, adolescentes ou idosos que foram vítimas de violência doméstica.

Além de oferecer auxílio jurídico, conta com psicólogos, assistentes sociais e educadores que dão apoio e viabilizam abrigos sigilosos para a proteção da vítima e de filhos que corram risco de morte.

Essas são algumas das ONGs brasileiras que auxiliam mulheres em situação de violência doméstica. Elas têm contribuído consideravelmente para promover vidas mais dignas e combater todo tipo de violação dos direitos de mulheres e crianças.

Você conhece outras ONGs como essas? deixe nos comentários!


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares