Direito do Trabalho: garantia de proteção ao trabalhador

    contrato de trabalho
    contrato de trabalho
    Direito do trabalho – garantia de proteção ao trabalhador
    Créditos da Imagem: Ambro Via: Freedigitalphotos

    Direito é a ciência que preza pela aplicação das normas jurídicas vigentes em uma nação, cujo objetivo é manter em ordem as relações entre todos, dentro de uma sociedade. O Direito classifica-se em dois grupos principais: público, quando o interesse público sobrepõe o particular; e privado, quando há interesse direto do particular e indireto do estado. Entre os ramos existentes nessas divisões, estão: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual, Direito Financeiro, Direito Comercial e Direito do Trabalho.

    Este último, chamado também de Direito Laboral ou Direito Trabalhista, é o que controla as normas relacionais entre empregadores e empregados, regidas primordialmente pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São alguns princípios desse ramo do Direito:

    Proteção

    Garante a redução da desigualdade entre as partes em juízo, na relação dinheiro x serviço, favorecendo o empregado.

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    Irrenunciabilidade

    Garantia dos direitos do trabalhador, impossibilitando de forma jurídica o não cumprimento dos mesmos.

    Primazia da realidade

    Ocorrendo divergência entre a verdade dos fatos e o que está descrito em contrato, prevalece o que realmente ocorre.

    leis trabalhistas
    Informações mais aprofundadas sobre a legislação trabalhista
    Créditos da Imagem: Imagerymajestic   Via: Freedigitalphotos

    Desde a colonização do Brasil até o momento atual, as leis voltadas para as relações de trabalho passaram por diversas mudanças. A criação da CLT, por exemplo, foi um marco, pois unificou a legislação trabalhista e inseriu os direitos dos trabalhadores de modo definitivo na legislação brasileira. Mais recentemente, o governo colocou em vigor mudanças referentes à concessão de benefícios, como seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte.

    Para quem deseja obter informações mais aprofundadas sobre esse tema e manter-se atualizado a respeito das principais alterações na legislação, a dica é realizar os cursos grátis de Direito do Trabalho da Prime Cursos. Esses cursos com certificado opcional válido em todo o país abordam temas como relações trabalhistas, férias, salário família e rescisão contratual. Confira!

    Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

    1 COMENTÁRIO

    1. Os cursos oferecidos pela prime cursos são muito bons, para atualizar o nosso conhecimentos, nos preparando para ser um ótimo profissional.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui