profissional usando técnicas para aumentar a taxa de conversão de vendas durante o atendimento.

Alavanque Suas Vendas: 7 Táticas Matadoras para Aumentar sua Taxa de Conversão!

Vender não requer apenas talentos e habilidades pessoais, e engloba um grande conhecimento na área de persuasão e resolução de problemas. Para vender cada vez mais e aumentar a taxa de conversão, é muito importante usar estratégias específicas que ajudam no convencimento e na tomada de decisão.

Um erro muito comum é achar que vendemos para todos: não saber com quem estamos falando acaba resultando em uma falta de comunicação com nosso cliente em potencial. Quando isso acontece, a tendência é vender cada vez menos por não conseguir atender às necessidades dos clientes.

No geral, todo produto ou serviço resolve uma dor, desejo ou problema, e é importante usar as estratégias e técnicas corretas para conseguir vender mais e alcançar cada vez mais clientes.

Para lhe ajudar, separamos um post com 7 Estratégias para aumentar a taxa de conversão de vendas. Confira a seguir!

7 – Identifique seu público-alvo e suas necessidades

O primeiro passo para aumentar a taxa de conversão de vendas é ter um público alvo definido e entender suas reais necessidades.

Embora existam clientes de todos os tipos, é natural que eles possuam necessidades básicas semelhantes. Por exemplo, se você vende sapatos, seu público alvo pode ser mulheres que desejam sapatos confortáveis e bonitos, ou mulheres que buscam sapatos para eventos mais finos.

vendedora de roupas entregando as compras para a cliente
Identifique qual o seu público e quais as necessidades que ele possui para ser mais assertivo.

Com certeza, os dois públicos não estão procurando o mesmo sapato, não é? Ter clareza do seu público e das suas necessidades é crucial para ofertar exatamente o produto que resolverá o problema e dor do prospecto, aumentando as chances de venda e otimizando o atendimento.

Leia também Dicas para otimizar o tempo de vendas e aumentar a produtividade

6 – Ofereça um atendimento personalizado e de qualidade

O atendimento personalizado é aquele em que você visa a dor ou problema do seu cliente, tratando-o como uma pessoa e não como uma venda. Afinal, embora seu público seja muito semelhante entre si, cada um dos clientes possuem gostos, problemas e dores específicas, que devem ser trabalhadas durante o atendimento.

Além do mais, não esqueça de sempre tratar seu cliente pelo nome, e demonstrar interesse genuíno em saber das suas dores e resolver seus problemas. Foque em manter um bom relacionamento com os prospectos, e com certeza você notará um aumento na taxa de conversão de vendas.

Claro que você deve ter um script de vendas para saber os pontos importantes que devem ser abordados, quais as possíveis quebras de objeção etc.

Porém, tenha em mente que cada indivíduo poderá reagir de uma forma diferente durante o atendimento, e tenha liberdade para conversar com seu cliente com um atendimento personalizado e de qualidade.

5 – Tenha uma presença forte nas redes sociais

As redes sociais são hoje uma espécie de vitrine do que vendemos. Fazer posts diariamente é considerado essencial para quem quer converter mais vendas, independente se você vende produtos ou serviços.

Suas redes devem ser usadas para tirar dúvidas, mostrar autoridade, mostrar os benefícios do produto, gerar desejo, mostrar cases de sucesso e feedback dos clientes, mostras bastidores etc.

Quanto mais forte for a sua presença nas redes sociais, maiores serão as chances de vender mais.

4 – Apresente o produto ou serviço de forma clara e convincente

A comunicação entre vendedor e cliente deve ser o mais clara possível, especialmente quando for falar mais sobre o produto ou serviço oferecido. Quando usamos termos técnicos, nosso cliente pode acabar não entendendo corretamente o que isso quer dizer, o que acaba desestimulando a compra.

vendedor mostrando produto para o cliente
É importante manter uma comunicação clara e objetiva durante o atendimento.

Caso seja necessário usar um termo técnico para explicar sobre o produto ou serviço, lembre-se de explicá-lo ao seu cliente para que a comunicação seja clara e objetiva.

Além disso, use apresentações convincentes, focando no benefício daquilo que você está oferecendo.

Se o seu cliente está comprando um fogão novo, por exemplo, ele não quer saber qual a vazão da chama, e sim, se aquele fogão é mais potente, cozinha mais rápido, economiza mais gás etc.

3 – Crie ofertas especiais e exclusivas

Ofertas especiais e exclusivas devem ser diferentes da queima de estoque, já que normalmente esse tipo de ação tende a baixar muito o preço dos produtos. Em contrapartida, as ofertas especiais e exclusivas podem ser usadas para datas específicas ou então para clientes que ainda não fecharam, mas demonstraram interesse no produto.

Ofertas especiais.

Você alguma vez já navegou por sites e colocou itens no carrinho e acabou não comprando, e algum tempo depois recebeu um desconto naqueles itens ou cupom de desconto para usar naquela loja?

Esse tipo de estratégia visa oferecer ofertas exclusivas para estimular você a comprar o produto. Normalmente, esses cupons e ofertas são por tempo limitado e tendem a durar apenas um dia para que a pessoa feche a compra o mais rápido possível.

2 – Crie senso de urgência para incentivar a compra imediata

O senso de urgência é um gatilho mental que trabalha o medo que o ser humano tem de perder alguma coisa. Para isso, as empresas anunciam promoções por tempo limitado ou data limite para que o prospecto se inscreva em um curso, por exemplo, ou faça uma reserva.

Esse tipo de estratégia faz com que a tomada de ação do cliente seja mais rápida, já que ele ficará com medo de ficar de fora ou de ficar sem o seu produto.

mulher segurando uma etiqueta de desconto
a urgência é uma estratégia que estimulam o cliente a tomar a decisão de compra, como ofertas por tempo limitado

Um grande exemplo de senso de urgência é quando uma empresa abre vagas para algum curso por dias pré-estabelecidos e fecha a inscrição em um dia já determinado. Ou seja, o cliente já sabe que tem pouco tempo para se inscrever ou ficará de fora.

Esse tipo de estratégia pode ser aplicada em produtos de loja física, como promoções que duram apenas dois dias, ou naquele dia específico. Os supermercados usam frequentemente esse tipo de gatilho em dias da semana específicos, quando as verduras tendem a ficar mais em conta, estimulando as pessoas a comprarem para não perder a promoção.

1- Faça follow-up efetivo para garantir a conclusão da venda

Follow-up é o nome dado ao contato feito posteriormente a uma reunião ou demonstração de interesse do cliente. Eles são essenciais para aumentar a taxa de conversão de vendas porque, na grande maioria dos casos, os prospectos acabam esquecendo de retornar o contato inicial.

Vendedor fazendo follow-up com clientes.

Lembre-se que apesar de ser importante, o follow-up não pode e nem deve ser invasivo. Depois de uma reunião ou de um contato com o cliente, faça uma ligação, envie ou e-mail ou marque outra reunião para verificar se ficou alguma dúvida, ou se você precisa quebrar alguma objeção, mas sem parecer que você está empurrando o produto para ele.

Uma dica é sempre usar técnicas para deixar seu cliente seguro de que fechar negócio com você é a melhor decisão que ele poderia tomar. Para isso, você pode usar estratégias como o gatilho da autoridade para passar confiança ao prospecto.

Viu como aumentar a taxa de conversão de vendas não é tão difícil como parece? Usando as técnicas adequadas, você consegue não somente alcançar clientes qualificados e aumentar as vendas, mas entender quais são as necessidades do seu cliente para aprimorar ainda mais seu produto e ter mais sucesso no mercado!

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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