O que é gestão de risco e compliance? Entenda a relação entre as duas

qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros
qualquer pessoa que tenha se capacitado poderá prestar os primeiros socorros

Uma das etapas mais importantes na hora de gerir um negócio é saber identificar quais são os riscos que a empresa corre dentro do mercado e quais as normas que devem ser respeitadas dentro do âmbito em que está inserida. Para isso, grande parte dos profissionais usam a gestão de risco e compliance, duas metodologias que podem ajudar no sucesso do negócio.

A gestão de risco e compliance têm como principal objetivo ajudar a prevenir ameaças tanto à estrutura legal da empresa, como aos ativos físicos. Usando ambas ao mesmo tempo, o gestor consegue identificar e agir de forma preventiva para evitar não somente prejuízos financeiros, mas também estruturais e cooperativos.

Para que você entenda melhor como cada uma dessas metodologias funcionam, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é gestão de risco e compliance?

Compliance

Originário do verbo to comply, em inglês, que significa estar de acordo ou cumprir algo, o compliance tem relação com a conduta da sua empresa em relação às normas dos órgãos de regulamentação do setor.

compliance quer dizer estar de acordo com as leis e normas relativas ao negócio
compliance quer dizer estar de acordo com as leis e normas relativas ao negócio

Isso quer dizer que compliance significa estar em conformidade com todas as normas e leis, abrangendo todas as políticas, controles internos e externos e regras que aquela empresa precisa de adequada, tendo como base a legislação.

Essa conformidade precisa estar inserida tanto nos colaboradores da empresa, como nos fornecedores de interesse, a fim de que a empresa esteja em compliance operacional, contábil, ambiental, financeiro, trabalhista e de segurança do trabalho.

Seu objetivo principal é fazer com que a empresa possa se prevenir de possíveis conflitos judiciais, além de garantir a parte ética, cultural e sustentável da organização, também prevendo e evitando os riscos que possam atingir a empresa.

Por que o compliance é importante?

Estar em compliance é uma estratégia muito importante para o negócio, já que isso demonstra que os gestores e toda a equipe dominam os procedimentos executados e implementados com conformidade trabalhista, comercial, contratual e comportamental. Como resultado, a corporação passa mais transparência e credibilidade.

Já quando a empresa não está em conformidade com as normas, os riscos de perdas financeiras, de mercado e patrimoniais são maiores, sendo um dos motivos que gestão de risco e compliance estão interligados entre si.

Gestão de risco

A gestão de risco, por sua vez, é o conjunto de atividades que prezam pela gerência e controle de uma organização em relação a possíveis ameaças, independente de qual seja a  sua manifestação.

A partir do levantamento de riscos, a empresa planeja estratégias com recursos humanos e materiais para evitar, minimizar ou tratar os riscos.

Pensando nisso, a gestão de riscos pode ser considerada um trabalho preventivo e prescritivo, que acontece quando o risco se manifesta sem ter sido previsto. Quando isso acontece, é necessário implementar estratégias de forma rápida para evitar prejuízos dentro da organização.

Quais são os tipos de risco?

Os tipos de riscos principais que podem acontecer dentro de uma empresa são:

  • acidentes de trabalho;
  • fraudes financeiras;
  • acidentes ambientais;
  • perda de estoque;
  • eventos que viram notícias e mancham a reputação da empresa;
  • perda de funcionários-chave;
  • falta de fornecedor;
  • dificuldade para obtenção de crédito;
  • problemas na logística de distribuição;
  • processos judiciais;
  • elevação nos custos de produção.

Componentes do risco

O risco normalmente possui três componentes, sendo: um evento, uma consequência e uma causa. Para que você consiga visualizar melhor, imagine que o telhado de um depósito de uma fábrica desenvolveu um problema e não consegue mais impedir que a água da chuva entre no local, fazendo com que todos os produtos fiquem molhados.

a gestão de riscos ajuda a identificar os componentes de risco dentro da empresa
a gestão de riscos ajuda a identificar os componentes de risco dentro da empresa

Nesse caso, o evento é a chuva, a consequência é a perda de produtos do estoque e a causa é a falta de manutenção do telhado.

Um outro exemplo é o aumento dos custos de produção impactado pelo aumento do dólar, sendo necessário repassar o valor para o consumidor e aumentando os custos dos produtos. O evento, nesse caso, é o aumento nos custos de produção, que tem como consequência um aumento no preço de venda, causado pela alta no dólar.

Você notou que no primeiro exemplo a causa foi desenvolvida por negligência dos gestores que não fizeram a manutenção do local, enquanto no segundo caso não havia formas de impedir o risco?

Isso não significa, porém, que a empresa não possa planejar ações que evitem um problema que fuja do controle dos gestores. No caso da alta do dólar, por exemplo, uma saída é buscar por alternativas de insumos nacionais que não sofram impacto com a variação das moedas internacionais.

Qual a relação entre gestão de risco e compliance?

A gestão de risco está interligada com o compliance devido à prevenção que a metodologia oferece para a empresa em questões financeiras, corporativas e jurídicas. Afinal, ao estar em conformidade com as normas e regras do setor, os riscos nessas áreas diminuem e são quase nulos, fazendo com que a empresa possa se dedicar à gestão de riscos de outras áreas, como a logística, por exemplo.

Depois de ver o que é gestão de risco e compliance, não deixe de aplicar as duas metodologias na sua empresa para evitar que a corporação sofra prejuízos de várias espécies, indo desde o setor financeiro, até à reputação no mercado, fazendo com que a marca perca a credibilidade com os clientes em alguns casos.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

https://youtu.be/tgRzJUH-xms

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.