O que é ISO e qual sua função? Aprenda mais sobre as normas de padronização internacional

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Para quem está à frente de uma empresa, é muito importante estar atento às normas e regras empresariais e de comércio, além da organização e padronização dos setores. Isso porque é a partir dessas regras que a empresa consegue crescer e se desenvolver. Mas você sabe o que é ISO e como ela funciona?

O ISO é usado dentro das empresas para auxiliar na hora do desenvolvimento de normas, testes e certificações, e tem como objetivo principal o encorajamento do comércio de serviços e bens. No Brasil é representada como ABNT e nos Estados Unidos, é conhecida como ANSI (American National Standards Institute).

Para que você entenda melhor o que é a ISO e como ela funciona dentro das empresas, separamos um post explicativo sobre o assunto. Confira!

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O que é ISO?

ISO é a sigla que vem de International Organization for Standardization, e diz respeito a uma organização que visa promover o desenvolvimento de testes, normas e certificação, a fim de criar um encorajamento do comércio de serviços e bens no mercado.

ISO é sigla referente à organização internacional de padronização usada por empresas do mundo todo
ISO é sigla referente à organização internacional de padronização usada por empresas do mundo todo

Em tradução Livre, ISO significa Organização Internacional de Padronização, o que quer dizer que a organização promove a normalização de serviços e produtos usando normas determinadas para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido para o público.

Qual o objetivo?

Segundo a ISO 9001:2008, o principal objetivo da organização é fornecer requisitos que garantam a confiança de que a empresa é capaz de fornecer serviços e produtos que atendam tanto à necessidade como às expectativas dos clientes, e que junto a isso estão em conformidade com os regulamentos e leis aplicáveis no setor.

Para que uma empresa consiga um certificado ISO, é necessário enfrentar diversas fases para que então a implantação das normas seja feita corretamente.

Diferente do que muitos acreditam, qualquer companhia pode ter um certificado, que nada mais é do que um documento que garante e legitima a empresa de acordo com padrões internacionais, o que passa uma imagem de qualidade para o cliente e consumidor dos serviços prestados.

No entanto, é muito comum vermos empresas sem certificado ISO que mesmo assim usam as normas como boas práticas dentro da empresa, a fim de garantir uma melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos ao público.

Quando a padronização internacional surgiu?

A ISO surgiu há cerca de 70 anos na Suíça, na cidade de Genebra. Inicialmente, a organização foi projetada para criar normas que fossem padrões para todas as empresas de todos os países, a fim de que pudessem ser usadas e reconhecidas em qualquer língua no mundo todo.

A ISO hoje em dia tem membros em cerca de 170 países, e no país é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Em 1987, surgiu então a ISO 9001, quando também deu-se origem ao selo de qualidade, símbolo de certificação para as empresas que estão de acordo com as normas.

a ISO 9001 é referente à qualidade da organização
a ISO 9001 é referente à qualidade da organização

A ISO 9001 se baseia nas normas britânicas BS5750, que embora eficientes, apresentavam ineficiências relacionadas à gestão de processos e satisfação do consumidor.

Quais são as normas da ISO 9000?

A ISO 9000 possui cinco séries de normas internacionais que abrangem tanto o gerenciamento como a qualidade dos serviços da empresa, sendo a ISO 9000, 9001, 9003 e 9004.

A ISO 9000, no entanto, serve de roteiro para a implementação das normas seguintes, e é usada como um complemento.

A ISO 9001 é usada especialmente por empresas que querem controlar os sistemas de qualidade durante o desenvolvimento de algum produto ou serviço. Já a 9002 tem o intuito de dar ênfase na produção e instalação de serviços, e pode ser usada por companhias que já testaram, melhoraram e tiveram seus produtos aprovados.

Enquanto isso, a 9003 pode ser usada por empresas que possuem um sistema abrangente da qualidade não tão rigoroso em questão de fornecedores de mercadorias, já que dessa forma a inspeção e ensaio do produto final seria o suficiente.

Por fim, temos a 9004, que amplia os benefícios da 9001 e foca totalmente no sucesso a partir da qualidade, e conduz as companhias para gestões que durem mais tempo.

A 9004 amplia os benefícios obtidos através da ISO 9001 e é uma norma totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização para uma gestão eficiente e duradoura.

Como as normas são desenvolvidas?

O papel da ISO é guiar empresa e colaboradores, e requer o comprometimento de uma equipe inteira trabalhando em conjunto para desenvolver a norma. De modo geral, inicia-se com um projeto em desenvolvimento que atende a uma necessidade específica do mercado que é compartilhado para discussão e comentários.

A partir disso, faz-se então uma votação. Quando há um acordo, o projeto é encaminhado para se tornar um padrão ISO.

Quando esse padrão não for alcançado, o projeto pode ser modificado e votado novamente.

A ISO pode ser usada por pequenas empresas?

As normas podem ser usadas tanto para empresas pequenas, como para multinacionais, e ajuda companhias de qualquer porte a aumentar sua produtividade e acessar novos mercados.

a ISO pode ser usada por empresas de todos os portes
a ISO pode ser usada por empresas de todos os portes

Alguns benefícios para empresas pequenas são:

  • ter acesso ao mercado em todo o mundo;
  • cumprir os requisitos regulamentares;
  • criar confiança de que os produtos são confiáveis e seguros aos consumidores;
  • reduzir custos em todos os aspectos da empresa.

Depois de ver o que é ISO, qual sua função e como ela beneficia as empresas, não deixe de implementar as normas em sua organização para obter mais sucesso no mercado. Além de garantir o crescimento da sua empresa, você também consegue certificar o seu cliente de que os serviços e produtos oferecidos são de qualidade e possuem segurança.

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