Como trabalhar em clínica médica? Habilidades e formação necessária

uma boa secretária de médico deve ser versátil para desempenhar várias funções
uma boa secretária de médico deve ser versátil para desempenhar várias funções

Lidar com pessoas talvez seja um dos maiores desafios encontrados por secretarias, especialmente em um consultório médico, onde há um contato constante com pacientes, fornecedores, sócios, e parceiros. Mas você sabe como trabalhar em clínica médica?

Embora o trabalho dos médicos seja o principal fator que influencie a escolha dos pacientes por uma determinada clínica, um bom atendimento pré-consulta é indispensável para o sucesso do estabelecimento. Isso porque, hoje em dia, as nossas experiências nos locais que frequentamos acabam sendo tão importantes quanto a qualidade do serviço oferecido.

Veja a seguir como trabalhar em uma clínica médica e algumas dicas para se destacar no mercado!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como trabalhar em clínica médica

Conheça a importância dos cursos e treinamento

O primeiro passo para saber como trabalhar em clínica médica é conhecer os cursos ministrados no ramo, que além de enriquecer seu currículo lhe ajudará a desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar nesse ambiente.

se qualificar em cursos técnicos é importante para quem deseja trabalhar em clínica médica
se qualificar em cursos técnicos é importante para quem deseja trabalhar em clínica médica

Além disso, cursos teóricos lhe ajudarão a compreender os sintomas de algumas doenças durante a triagem e agendamento da consulta, fazendo com que o trabalho do médico seja facilitado já que você poderá indicar algumas suspeitas e descrever os sintomas do paciente.

Vale lembrar que grande parte das clínicas médicas levam em consideração cursos técnicos de secretariado antes de contratar algum profissional para atuar na área, já que com isso os custos com treinamentos são reduzidos e as chances de erros durante os processos são menores. 

Fique atento a sua imagem

Nesse caso, sua imagem vai muito mais além de vestimenta, comportamento adequado ou bom atendimento. Algumas situações que geralmente não são percebidas acabam influenciam negativamente sua imagem dentro da clínica, como por exemplo:

  • responder grosseiramente às questões dos pacientes;
  • não entender o funcionamento completo do consultório;
  • usar perfumes fortes demais;
  • não se comunicar da forma correta com o profissional de saúde e pacientes;
  • e não aderir o atendimento humanizado;
  • passar grande parte do expediente no celular.

Se você for prestativo para com os pacientes, estiver pronto para atender as demandas que lhe forem pedidas e cuidar para estar sempre apresentável passará uma imagem agradável para as pessoas que frequentam o local.

Saiba realizar as mais diversas tarefas

Para trabalhar em uma clínica médica você também deve saber lidar com várias tarefas diferentes em seu dia a dia de trabalho, como por exemplo:

  • cadastrar pacientes;
  • agendar horários;
  • atender telefonemas e anotar recados;
  • checar e responder emails;
  • cuidar da parte financeira do consultório;
  • guardar e organizar prontuários do paciente, e documentações da clínica;
  • gerir estoque de produto de limpeza e remédios;
  • auxiliar o médico com procedimentos clínicos.

Saber utilizar softwares médicos

Trabalhar em um consultório médico requer conhecimento básico em diversas áreas, porém mesmo com o conhecimento adequado para desempenhar cada atividade exigida, elas são tantas que podem acabar se acumulando. 

hoje em dia grande parte das clínicas usam softwares médicos, e é importante saber lidar com eles
hoje em dia grande parte das clínicas usam softwares médicos, e é importante saber lidar com eles

Para que isso não aconteça, você pode contar com a ajuda de softwares médicos que foram desenvolvidos para otimizar o dia a dia especialmente de secretarias de clínica médica.

Os softwares médicos ainda ajudam você a realizar todas suas demandas diárias sem a necessidade de exceder seu horário, além de manter o consultório sempre bem organizado.

Como se destacar em uma clínica médica?

Realizar o atendimento humanizado

O atendimento humanizado é caracterizado pelo ato de se colocar no lugar do paciente e tentar entender suas dificuldades e dores. A partir disso você consegue ter uma ideia melhor de como proporcionar conforto e bem-estar para alguém que certamente está atravessando uma situação delicada.

Uma das formas de cultivar o atendimento humanizado é sempre prezar pela comunicação, gerir possíveis conflitos e estimular a serenidade em seu ambiente de trabalho.

Aprenda a otimizar o seu tempo para aumentar a produtividade

Para que você aumente sua produtividade sem a necessidade de trabalhar mais, é preciso que você saiba a maneira correta de gerir seu tempo e dividir as tarefas durante o dia de forma inteligente.

Você ainda pode usar ferramentas que lhe ajudem nisso, como a confirmação de consultas via Whatsapp, fazendo com que você tenha mais tempo para realizar outra atividade sem que precise ficar esperando a resposta do paciente na linha.

Com a ajuda dessas ferramentas, você poderá priorizar aquelas atividades que demandam mais tempo e que têm maior complexidade, como auxiliar o médico em procedimentos clínicos, por exemplo.

Leia também O que faz uma secretária de consultório médico e por que essa profissional é importante

Saiba lidar com pacientes complicados

Em qualquer área do mercado de trabalho existem pacientes e clientes difíceis, mas é mais comum que esse tipo de pessoa esteja vinculada a clínicas médicas e hospitais. Isso porque é preciso levar em consideração que grande parte dos pacientes que desejam ser atendidos por médicos e especialistas estão enfrentando momentos difíceis e muitas vezes dolorosos.

Pensando nisso, é necessário que você não se deixe levar pela emoção em momentos de alteração comportamental dos pacientes, mantenha-se calma e procure apaziguar e manter o controle da situação.

é importante saber controlar imprevistos e lidar com o temperamento das pessoas dentro do consultório
é importante saber controlar imprevistos e lidar com o temperamento das pessoas dentro do consultório

Ao aprender a lidar com esses pacientes você não somente evita possíveis conflitos e problemas dentro da clínica, mas também demonstra empatia com a dor do outro.

Agora que você já sabe como trabalhar em clínica médica, procure se especializar na área por meio de cursos para desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários, e cuide sempre de sua imagem para que você consiga se destacar no ambiente de trabalho e no mercado.

Curso de Secretária de Consultório Médico Online Grátis

A atividade de secretária de clínica médica ou de consultório médico tem fundamental importância para o bom andamento das atividades desenvolvidas na instituição. É este profissional que irá contribuir com a organização das atividades, bem como participa da qualidade do atendimento prestado pela clínica.

A (o) secretária (o), geralmente, é a primeira a ter contato com o cliente ou paciente e portanto, torna-se responsável pelo bem-estar dos mesmos enquanto esperam o atendimento médico. Dessa forma, uma clínica médica que não preza pela qualidade de sua recepção estará, certamente, espantando sua exigente clientela: os pacientes.

Este curso irá lhe ensinar as boas práticas de atendimento de uma secretária de clínica ou consultório médico, desde a forma correta de abordagem interpessoal, recepção, bem como o bom relacionamento com o médico e demais atividades diárias.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Secretária de Consultório Médico Básico 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui