Como se tornar um motorista de aplicativo e do Uber?

Motorista de aplicativo. Trabalhar como motorista de aplicativos se tornou uma alternativa para muitos brasileiros, uma forma de se livrar do desemprego e manter uma rotina flexível e autônoma.

Pode servir como uma ocupação em tempo integral ou até mesmo como um bico temporário para fazer uma renda extra. São muitas as possibilidades para quem busca nos aplicativos modernos uma forma de ganhar dinheiro dirigindo. 

Muitos brasileiros estão se tornando motorista de aplicativo
Muitos brasileiros estão se tornando motorista de aplicativo

Aplicativos como Uber, Cabify e 99 têm um grande alcance, estão presentes em todas as capitais brasileiras e em boa parte das cidades menores. Confira a seguir como se tornar um motorista de aplicativo. 

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Qual a documentação necessária para se tornar motorista de aplicativo? 

Para exercer a função de motorista de aplicativo, é necessário atentar para os documentos exigidos pelas principais plataformas, que são geralmente os mesmos. 

Ao contrário do que se pensa, ser motorista de aplicativo não exige CNH de categoria especial, e é muito mais simples do que parece. Basta que você tenha uma habilitação da categoria B, o que indica que está habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas e capacidade para até oito passageiros além do motorista. 

Também é necessário ter uma certidão de antecedentes criminais, um documento emitido pela Polícia Federal que informa se há registros de crimes em seu nome.

A maioria das plataformas faz a verificação de antecedentes via internet, a partir do CPF do motorista (que consta na própria CNH). Fornecida para fins civis, a certidão emitida poderá ser impressa e terá a validade de 90 dias.

Além disso, também é necessário ter em dia o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), cujo porte é obrigatório. Para transitar na vida, todo veículo deve ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado no qual esteja registrado o veículo. 

Outra especificação é de que a carteira de habilitação do motorista precisa conter a observação de que ele exerce atividade remunerada, a chamada EAR. Confira mais detalhes no próximo tópico.

Como obter CNH com EAR?

É necessária a alteração da CNH de modo a incluir a informação de que o motorista exerce atividade remunerada (EAR). Essa observação é necessária para todos os motoristas que prestam serviços de transporte, seja transportando pessoas, cargas ou valores.

É necessário adaptar a sua CNH para ser um motorista por aplicativo.
É necessário adaptar a sua CNH para ser um motorista por aplicativo.

Ainda que o motorista de aplicativo trabalhe de maneira autônoma, ele exerce atividade remunerada, portanto essa mudança na CNH é uma das principais exigências dos aplicativos de transporte. Se você deseja se tornar um motorista de aplicativo, essa alteração na CNH é a primeira providência que deve tomar. 

Para isso, é preciso fazer o agendamento da avaliação psicotécnica, que se trata de uma obrigação para que o EAR seja aprovado. Também é necessário pagar as taxas correspondentes para que um novo documento com EAR seja emitido. 

O agendamento pode ser feito pela internet, no site do Detran do seu estado, ou no portal do Poupatempo. Uma vez agendado, é preciso comparecer ao local e horário estipulados, portando o protocolo de agendamento, comprovante de residência (original e cópia simples) e documento original com foto (pode ser CNH ou RG – original e cópia simples).

Nesse momento, um cadastro será feito, e uma taxa de serviço deverá ser paga, para que então o motorista seja encaminhado a um estabelecimento credenciado para realizar a avaliação de aptidão mental e física.  

Uma vez aprovado no exame, o motorista retorna ao Poupatempo ou ao Detran com o resultado para que sua nova CNH seja emitida, o que pode demorar alguns dias.

Em alguns casos, pode ser necessário uma nova data apenas para retirar o documento com a EAR. Essa avaliação possui validade de cinco ou três anos (no caso de pessoas com mais de 65 anos de idade).

É possível que outras documentações sejam pedidas, o que pode variar de acordo com o município onde o cadastro for realizado. Além da documentação citada neste artigo, os aplicativos exigem que os motoristas parceiros tirem uma foto que serve como identificação para a plataforma e garantia de segurança para os passageiros.

Também é necessário que os veículos atendam a alguns requisitos para que seu motorista possa ser cadastrado. Saiba mais no próximo tópico. 

Quais as exigências que o veículo precisa atender? 

Há alguns requisitos que os carros dos motoristas de aplicativo precisam atender, o que pode variar de acordo com cada empresa/aplicativo. No caso do Uber, por exemplo, há especificações de acordo com as categorias. 

Antes de se cadastrar como motorista, se atente as especificações do veículo.
Antes de se cadastrar como motorista, se atente as especificações do veículo.

A UberX é a categoria mais simples, que limita o cadastro a carros fabricados a partir de 2008. Os modelos devem conter 4 portas, no mínimo 5 lugares e ar-condicionado. Suas corridas são mais baratas para os passageiros. 

A categoria seguinte é a Uber Select, que atualmente se chama Uber Confort. Ela disponibiliza viagens com valores um pouco mais elevados para os passageiros, e rende cerca de 20% a mais para o motorista parceiro.

Para se enquadrar nessa categoria, os carros precisam ser fabricados a partir de 2012. Entre os modelos aceitos, há veículos como o Fiat Grand Siena e o Prisma, entre outros. 

O nível mais sofisticado é o Uber Black, com maiores exigências. Além dos requisitos presentes nas outras categorias, para se encaixar como Uber Black o motorista precisa ter um modelo SUV ou sedã na cor preta.

Na parte interna, o veículo precisa obrigatoriamente ter bancos de couro, o que precisa ser comprovado para que a plataforma aceite o cadastro do motorista na categoria. Dependendo do modelo, um veículo fabricado em 2011 pode ser aceito, mas há casos em que apenas carros que saíram da loja de 2015 em diante podem ser cadastrados. 

Nenhuma das categorias da Uber aceita veículos com adesivos, nem camionetes, vans ou veículos com placa vermelha. 

Outras exigências para exercer a profissão

Além de manter a documentação necessária em dia e um automóvel correspondente às especificações de cada categoria e em boas condições, o motorista do Uber também precisa ter um smartphone com o aplicativo em questão instalado.

É preciso ter o aplicativo exclusivo para motoristas, que pode ser facilmente encontrado no Google Play e na App Store.

Ter um smartphone com acesso a internet é extremamente importante para motoristas de aplicativos
Ter um smartphone com acesso a internet é extremamente importante

Também é recomendado que o profissional tenha sempre consigo um carregador de celular para levar consigo, de modo a manter o celular com a bateria sempre carregada para poder trabalhar.

Da mesma forma, ter um bom plano de internet 4G é fundamental para garantir que o aplicativo esteja funcionando perfeitamente. Observe qual operadora tem a melhor cobertura na sua região e contrate um plano adequado.

Agora confira a seguir o passo a passo específico para ser um motorista da Uber.

Requisitos para ser Uber

Para ser um motorista da Uber, é necessário primeiro fazer um cadastro no site da empresa.

Para concluir o cadastro, é preciso enviar uma foto de sua CNH contendo a observação EAR mencionada anteriormente. Vale lembrar que a Permissão Para Dirigir (PPD) não é aceita pelos aplicativos de transporte. É preciso ter a CNH permanente.

Em seguida, a empresa faz uso das informações da sua CNH para conferir sua elegibilidade de acordo com os requisitos necessários. Após ser aprovado, basta enviar uma foto do CRLV do seu veículo e baixar o aplicativo Uber Driver, específico para motoristas. 

Se você não tem um veículo à sua disposição, há a opção de alugar um carro com desconto em uma das locadoras que têm parceria com a Uber. 

Viu só como se tornar um motorista de aplicativo pode ser mais simples do que parece?! E os benefícios são diversos, como flexibilidade de horário, renda extra e autonomia do profissional. 

Curso de Motorista para Aplicativo Prime

O Curso Grátis para Motorista de Aplicativo é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um iniciante ou um motorista querendo se reciclar ou ganhar conhecimentos extras.

morotista de uber olhando para passageiro
Clique para conhecer o curso de motorista de aplicativo

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: técnicas de atendimento ao cliente; finanças pessoais; economia de combustível; cuidados com a embreagem do carro; significado das luzes no painel do carro; direção defensiva/preventiva; conservação e manutenção do veículo; procedimentos de segurança para motorista de aplicativo; utilização de GPS/Waze.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.