5 passos para uma mudança profissional

Prime Cursos 13.04.2018

Você decidiu dar uma guinada na vida profissional? Está buscando por mudanças mas não sabe o que fazer? Fique tranquilo, isso é totalmente normal.

É muito comum observar profissionais, em algum momento da carreira, que não se sentem tão confortáveis em relação às escolhas já feitas. Muitos pensam que não estão no lugar onde gostariam de estar, ou que estão no lugar certo fazendo coisas que não gostam. Com isso vem a vontade de dar uma guinada na carreira, e junto com o desejo de mudança, as dúvidas aparecem. O que fazer e como fazer?

Antes de sair em busca de uma mudança profissional, é importante considerar alguns aspectos. Primeiramente, faça algumas perguntas a si mesmo:

A empresa e o setor em que você está atuando te traz ânimo, entusiasmo, vontade de trabalhar e desejo para buscar crescimento?

O que você sonhava no passado é compatível com sua trajetória e seu momento profissional atual?

Você se imagina fazendo o que faz hoje daqui cinco, dez, vinte anos?

Analise e pense bem. Com simples perguntas você pode descobrir coisas fantásticas. Talvez você goste muito da empresa que trabalha, mas não da área que está atuando. Talvez você até goste do que faz, mas não está feliz com a empresa. Ou será que no passado você foi pressionado pela família e acabou escolhendo uma área que não gostou? Ou ainda, você mesmo escolheu a profissão que queria na época, mas após alguns anos a realidade te mostrou algo muito diferente das suas expectativas? Há ainda uma opção muito, mas muito comum: hoje você pensa diferente, mudou de opinião e possui novos objetivos profissionais. Isso é totalmente normal, então não se pressione por ter feitos escolhas diferentes.

Agora avalie novamente: você realmente deseja mudar o que está fazendo? Ou no local que está fazendo? Se está realmente decidido a mudar, faça antes um bom planejamento para uma boa transição. O ideal é agir com calma, ter paciência e mudar com estratégia. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar. Vamos lá?

Busque investigar os motivos

Essa primeira dica inclui fazer as perguntas que acabamos de citar. Tente descobrir o que está acontecendo, quais são os pontos positivos e negativos da sua rotina de trabalho, e o que está tornando sua vida profissional infeliz. Muitos profissionais desejam mudar, mas às vezes não sabem exatamente o que. Por isso, busque descobrir o que está te motivando à buscar uma mudança profissional: a empresa, seu cargo, colegas de trabalho, ou, simplesmente você mesmo.

Faça uma autoanálise

Essa dica é parecida com a anterior, porém aqui você deve tentar se conhecer melhor. Quais são seus talentos? Quais são as suas competências? Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar? Faca uma consulta interna e analise suas habilidades.

Saiba a diferença entre carreira e profissão

Podemos ter a mesma profissão e trilhar carreiras bem distintas. A profissão é aquilo que estudamos e nos planejamos para executar. A carreira é praticamente o tipo de atuação e a área que se deseja ter. Exemplo de profissão: uma pessoa estuda medicina e se especializa em cardiologia porque deseja ser um médico cardiologista. Exemplo de carreira: se esse profissional desejar atuar em pesquisas de laboratório, pode escolher a carreira de pesquisador e trabalhar no desenvolvimento de vacinas, por exemplo. Já se desejar utilizar a medicina para ajudar àqueles que mais precisam, pode atuar como um médico em uma organização, como por exemplo, Médicos Sem Fronteiras.

É importante decidir o que você deseja mudar: sua carreira ou sua profissão? Antes de sair anulando todo o seu conhecimento em uma determina área e partir para outra, que tal tentar considerar as várias possibilidades dentro da sua atual profissão? A mudança de carreira é algo muito comum, e muitas vezes até necessária.

Faça um planejamento do caminho

É preciso calcular e pensar muito bem sobre o novo caminho a ser percorrido, se você optar por uma mudança de direção. Você pode conversar com o seu chefe e pedir transferência para outro setor. Você também pode decidir fazer um curso, se atualizar ou buscar conhecimento em outra área. Ah, você pode também decidir mudar de empresa, ou descobrir estágios em outros lugares. Você pode optar por diversos caminhos, que poderão trazer experiências muito interessantes para sua vida profissional. Independente do que escolher, planeje muito bem o seu caminho. Analise cada passo com atenção e carinho, e anote tudo o que for importante para o caminho, incluindo os pontos positivos e negativos.

Conheça a nova área de atuação

Se você está realmente certo da mudança, a dica é estudar muito bem sobre a nova área que você deseja atuar. Por isso, recomendamos que você estude, estude e estude. Faça cursos, veja vídeos, e converse com pessoas que já estão na carreira escolhida para entender mais detalhes do dia a dia, e os pontos positivos e negativos da nova área. Se desejar, podemos ajudar: você pode estudar com a Prime Cursos, pois todos os cursos são online e gratuitos. Ou seja, você pode assinar os cursos de seu interesse para ter um conhecimento básico sobre diversos assuntos. E o melhor, é muito fácil: basta fazer o seu cadastro no site e assinar os cursos que você desejar estudar! Faça quantos cursos quiser, sem prazo para conclusão. Estude com calma e veja se você realmente se interessa pelo assunto!

Se precisar, busque ajuda

Se você sentir dificuldades de passar pela transição ou até mesmo de se autoanalisar sozinho, busque ajuda. Existem muitos profissionais especializados em aconselhamento de carreira.

Dicas Extras:

– Estude os prós e contras da mudança.

– Tenha certeza se quer realmente mudar de carreira ou apenas de emprego.

– Confirme se o seu hobby ou interesse podem ser de fato uma carreira.

– Faça uma lista de tudo o que terá de aprender e fazer para ser bem-sucedido na transição. Esteja certo de que você tem ou terá todos os recursos (tempo, dinheiro, contatos) para obter estes novos conhecimentos.

– Determine um prazo para fazer a transição, assim não se perderá nas prioridades.

Por fim, se optar pela mudança, comece a transição! Assim que se sentir preparado, mãos à obra. Invista no networking, pois conversando com pessoas que você já conhece talvez seja mais fácil ou rápido conseguir uma posição diferente no mercado. Saiba que nem sempre uma transição é fácil, e muitas vezes até acontece uma perda de remuneração. Porém, se você estiver certo do que deseja, vá em frente e mude. Saber das consequências da sua mudança é muito importante para o sucesso da transição.

Veja abaixo um vídeo que mostra 5 sinais que você precisa mudar de carreira:

E por fim, um vídeo interessante sobre como ter coragem de mudar de carreira:

Esperamos que as dicas posam ajudar na sua decisão!

9 passos para uma guinada na carreira dar certo

Deixe seu comentário!

Prime Cursos

Leia Também

6 Comments

Raquel

Sempre muito interessante os artigos que vcs postam.no momento ingressei na faculdade e sei que as mudanças serão necessárias. Mas estou focada. Obg equipe prime cursos.

Reply
Victorino Mamede

Gostei das dicas. gostaria saber da gestão financeira quero intender este mesmo curso
vantagens e desvantagens.

Reply
Júlio Ângelo

Então! O artigo foi proveitoso e despertou o interesse de refletir sobre o meu posicionamento hoje na empresa, precisamente na área onde estou. A vida nos traz algumas escolhas e, algumas vezes, não acertadasa. O desânimo é terrível a tal ponto no “sábado já pensar que na “segunda” terei que sair pra ir trabalhar num lugar onde não enxergo crescimento, muito menos futuro! Pasmem! Talvez o problema esteja comigo, mas a reclamação é geral. Preciso tomar uma decisão urgente para não entrar num processo de “adoecimento”, o que já percebo alguns sintomas. É necessário reagir!

Reply
Júlio Ângelo

Então! O artigo foi proveitoso e despertou o interesse de refletir sobre o meu posicionamento hoje na empresa, precisamente na área onde estou. A vida nos traz algumas escolhas e, algumas vezes, não acertadas. O desânimo é terrível a tal ponto no “sábado já pensar que na “segunda” terei que sair pra ir trabalhar num lugar onde não enxergo crescimento, muito menos futuro! Pasmem! Talvez o problema esteja comigo, mas a reclamação é geral. Preciso tomar uma decisão urgente para não entrar num processo de “adoecimento”, o que já percebo alguns sintomas. É necessário reagir!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *