5 passos para uma mudança profissional

Você decidiu dar uma guinada na vida profissional? Está buscando por mudanças mas não sabe o que fazer? Fique tranquilo, isso é totalmente normal.

É muito comum observar profissionais, em algum momento da carreira, que não se sentem tão confortáveis em relação às escolhas já feitas. Muitos pensam que não estão no lugar onde gostariam de estar, ou que estão no lugar certo fazendo coisas que não gostam. Com isso vem a vontade de dar uma guinada na carreira, e junto com o desejo de mudança, as dúvidas aparecem. O que fazer e como fazer?

Antes de sair em busca de uma mudança profissional, é importante considerar alguns aspectos. Primeiramente, faça algumas perguntas a si mesmo:

A empresa e o setor em que você está atuando te traz ânimo, entusiasmo, vontade de trabalhar e desejo para buscar crescimento?

O que você sonhava no passado é compatível com sua trajetória e seu momento profissional atual?

Você se imagina fazendo o que faz hoje daqui cinco, dez, vinte anos?

Analise e pense bem. Com simples perguntas você pode descobrir coisas fantásticas. Talvez você goste muito da empresa que trabalha, mas não da área que está atuando. Talvez você até goste do que faz, mas não está feliz com a empresa. Ou será que no passado você foi pressionado pela família e acabou escolhendo uma área que não gostou? Ou ainda, você mesmo escolheu a profissão que queria na época, mas após alguns anos a realidade te mostrou algo muito diferente das suas expectativas? Há ainda uma opção muito, mas muito comum: hoje você pensa diferente, mudou de opinião e possui novos objetivos profissionais. Isso é totalmente normal, então não se pressione por ter feitos escolhas diferentes.

Agora avalie novamente: você realmente deseja mudar o que está fazendo? Ou no local que está fazendo? Se está realmente decidido a mudar, faça antes um bom planejamento para uma boa transição. O ideal é agir com calma, ter paciência e mudar com estratégia. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar. Vamos lá?

Busque investigar os motivos

Essa primeira dica inclui fazer as perguntas que acabamos de citar. Tente descobrir o que está acontecendo, quais são os pontos positivos e negativos da sua rotina de trabalho, e o que está tornando sua vida profissional infeliz. Muitos profissionais desejam mudar, mas às vezes não sabem exatamente o que. Por isso, busque descobrir o que está te motivando à buscar uma mudança profissional: a empresa, seu cargo, colegas de trabalho, ou, simplesmente você mesmo.

Faça uma autoanálise

Essa dica é parecida com a anterior, porém aqui você deve tentar se conhecer melhor. Quais são seus talentos? Quais são as suas competências? Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar? Faca uma consulta interna e analise suas habilidades.

Saiba a diferença entre carreira e profissão

Podemos ter a mesma profissão e trilhar carreiras bem distintas. A profissão é aquilo que estudamos e nos planejamos para executar. A carreira é praticamente o tipo de atuação e a área que se deseja ter. Exemplo de profissão: uma pessoa estuda medicina e se especializa em cardiologia porque deseja ser um médico cardiologista. Exemplo de carreira: se esse profissional desejar atuar em pesquisas de laboratório, pode escolher a carreira de pesquisador e trabalhar no desenvolvimento de vacinas, por exemplo. Já se desejar utilizar a medicina para ajudar àqueles que mais precisam, pode atuar como um médico em uma organização, como por exemplo, Médicos Sem Fronteiras.

É importante decidir o que você deseja mudar: sua carreira ou sua profissão? Antes de sair anulando todo o seu conhecimento em uma determina área e partir para outra, que tal tentar considerar as várias possibilidades dentro da sua atual profissão? A mudança de carreira é algo muito comum, e muitas vezes até necessária.

Faça um planejamento do caminho

É preciso calcular e pensar muito bem sobre o novo caminho a ser percorrido, se você optar por uma mudança de direção. Você pode conversar com o seu chefe e pedir transferência para outro setor. Você também pode decidir fazer um curso, se atualizar ou buscar conhecimento em outra área. Ah, você pode também decidir mudar de empresa, ou descobrir estágios em outros lugares. Você pode optar por diversos caminhos, que poderão trazer experiências muito interessantes para sua vida profissional. Independente do que escolher, planeje muito bem o seu caminho. Analise cada passo com atenção e carinho, e anote tudo o que for importante para o caminho, incluindo os pontos positivos e negativos.

Conheça a nova área de atuação

Se você está realmente certo da mudança, a dica é estudar muito bem sobre a nova área que você deseja atuar. Por isso, recomendamos que você estude, estude e estude. Faça cursos, veja vídeos, e converse com pessoas que já estão na carreira escolhida para entender mais detalhes do dia a dia, e os pontos positivos e negativos da nova área. Se desejar, podemos ajudar: você pode estudar com a Prime Cursos, pois todos os cursos são online e gratuitos. Ou seja, você pode assinar os cursos de seu interesse para ter um conhecimento básico sobre diversos assuntos. E o melhor, é muito fácil: basta fazer o seu cadastro no site e assinar os cursos que você desejar estudar! Faça quantos cursos quiser, sem prazo para conclusão. Estude com calma e veja se você realmente se interessa pelo assunto!

Se precisar, busque ajuda

Se você sentir dificuldades de passar pela transição ou até mesmo de se autoanalisar sozinho, busque ajuda. Existem muitos profissionais especializados em aconselhamento de carreira.

Dicas Extras:

– Estude os prós e contras da mudança.

– Tenha certeza se quer realmente mudar de carreira ou apenas de emprego.

– Confirme se o seu hobby ou interesse podem ser de fato uma carreira.

– Faça uma lista de tudo o que terá de aprender e fazer para ser bem-sucedido na transição. Esteja certo de que você tem ou terá todos os recursos (tempo, dinheiro, contatos) para obter estes novos conhecimentos.

– Determine um prazo para fazer a transição, assim não se perderá nas prioridades.

Por fim, se optar pela mudança, comece a transição! Assim que se sentir preparado, mãos à obra. Invista no networking, pois conversando com pessoas que você já conhece talvez seja mais fácil ou rápido conseguir uma posição diferente no mercado. Saiba que nem sempre uma transição é fácil, e muitas vezes até acontece uma perda de remuneração. Porém, se você estiver certo do que deseja, vá em frente e mude. Saber das consequências da sua mudança é muito importante para o sucesso da transição.

Veja abaixo um vídeo que mostra 5 sinais que você precisa mudar de carreira:

E por fim, um vídeo interessante sobre como ter coragem de mudar de carreira:

Esperamos que as dicas posam ajudar na sua decisão!

https://exame.abril.com.br/carreira/9-passos-para-uma-guinada-na-carreira-dar-certo/

Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

6 Comments

  1. Sempre muito interessante os artigos que vcs postam.no momento ingressei na faculdade e sei que as mudanças serão necessárias. Mas estou focada. Obg equipe prime cursos.

  2. Victorino Mamede disse:

    Gostei das dicas. gostaria saber da gestão financeira quero intender este mesmo curso
    vantagens e desvantagens.

  3. Iracema Moura disse:

    Essas dicas são muito importante, sempre leio, parabéns!

  4. Júlio Ângelo disse:

    Então! O artigo foi proveitoso e despertou o interesse de refletir sobre o meu posicionamento hoje na empresa, precisamente na área onde estou. A vida nos traz algumas escolhas e, algumas vezes, não acertadasa. O desânimo é terrível a tal ponto no “sábado já pensar que na “segunda” terei que sair pra ir trabalhar num lugar onde não enxergo crescimento, muito menos futuro! Pasmem! Talvez o problema esteja comigo, mas a reclamação é geral. Preciso tomar uma decisão urgente para não entrar num processo de “adoecimento”, o que já percebo alguns sintomas. É necessário reagir!

  5. Júlio Ângelo disse:

    Então! O artigo foi proveitoso e despertou o interesse de refletir sobre o meu posicionamento hoje na empresa, precisamente na área onde estou. A vida nos traz algumas escolhas e, algumas vezes, não acertadas. O desânimo é terrível a tal ponto no “sábado já pensar que na “segunda” terei que sair pra ir trabalhar num lugar onde não enxergo crescimento, muito menos futuro! Pasmem! Talvez o problema esteja comigo, mas a reclamação é geral. Preciso tomar uma decisão urgente para não entrar num processo de “adoecimento”, o que já percebo alguns sintomas. É necessário reagir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.