Quais são os tipos de instituições sociais no Brasil?

As ONGs (Organizações Não-Governamentais) fazem parte do Terceiro Setor, que são empresas de cunho privado que atuam nos setores que deveriam ser atendidos pelo Estado, mas que não são. Ajudar uma ONG é uma atitude muito bonita e altruísta! Mas antes de tomar um passo tão importante, é necessário entender um pouco mais sobre esse Terceiro Setor e quais são as zonas que ele recobre.

As áreas de atuação das ONGs são:

  • Assistência Social
  • Saúde
  • Desenvolvimento e defesa de direitos
  • Habitação
  • Cultura
  • Educação e pesquisa
  • Meio Ambiente

E fora essas áreas de conhecimento, ainda temos oito tipos diferentes de instituições sociais vigente em nosso país.

Instituições Sociais vigentes no Brasil

OS

A Organização Social, ou OS, como também é conhecido, tem natureza jurídica, muito embora não possua fins lucrativos. Suas atividades estão relacionadas a áreas de saúde, de desenvolvimento tecnológico, de ensino, de cultura e de preservação do meio ambiente.

Ela tem alguns benefícios públicos, como a isenção fiscal e dotações orçamentárias (“Toda e qualquer verba prevista como despesa em orçamento público e destinada a fins específicos).

Negócio Social

Também são empresas que origem privada, mas que tem o objetivo de resolver os problemas de cunho social, o que gera um impacto social grande, conseguindo obter o lucro através dessas ações e desses impactos. Ela se difere das empresas que atuam única e exclusivamente com a finalidade da obtenção de lucro.

Organização da Sociedade Civil

Para sua formação, são necessárias duas ou mais pessoas que tenham um mesmo objetivo em comum, que se unirão para lutarem, justas, por essa causa. Então, criar-se-á um estatuto que formalizará todas as ações de diretores da ONG, bem como a sua finalidade. Este deverá ser registrado em cartório.

Essa modalidade deverá ser registrada como empresa, tendo CNPJ e todas as formalidades legais para existir, como aval de órgãos municipais, estaduais e federais.

Fundação

Tem sua formação a partir do momento que alguém faz a doação de um bem para a sua composição, sendo essa doação podendo vir de pessoa em vida ou após a morte, jurídica ou de pessoa física. Para que haja validade, o patrimônio é transferido através de uma escritura pública validada pelo Ministério Público Federal.

Cooperativa

Também é uma Associação sem Fins Lucrativos. O objetivo desta é oferecer serviços aos seus associados. A formalidade desta se dá na assembléia, onde tudo é decidido. Depois, redigido em ata que deverá ser registrada em cartório.

OSCIP

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ou simplesmente OSCIP. É um titulo dado pelo Ministério da Justiça, que reconhece sua gestão e competência como ONG, atestando que não tem fins lucrativos, e que você gerencia programas sociais.

É uma certificação poderosa que permite firmar parcerias com o Governo e também com órgãos públicos estaduais e municipais, podendo inclusive receber repasse de dinheiro deste para continuar seus projetos. As empresas privadas que doam para as OSCIPs podem ter esse valor deduzido do imposto de Renda.

Entidade Beneficente de Assistência Social

Ela também é conhecida como CEBAS e recebem das mãos do poder público o certificado de Assistência Social. Podem prestar serviços na área de assistência social, educação e saúde. São isentos do pagamento de INSS e também podem ter convênios com entes públicos.

Instituto Empresarial

São fundações ou associações, formados juridicamente, por empresas privadas. O objetivo aqui é desenvolver ações de responsabilidade filantrópica ou social.

E aí, gostou dos tipos de entidade social? Ficou alguma dúvida? Escreva-nos nos comentários!


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares