Marketing Social: como a sua empresa pode fazer do mundo um lugar melhor

Sabe-se que o marketing está passando por muitas mudanças nos últimos anos. Estamos numa era em que a informação acontece a toda velocidade e que os produtos estão sempre em evidência, sempre dentro de um mercado extremamente competitivo.

Entre os mais diversos métodos que temos disponíveis, o marketing social é uma das melhores opções e sim, é uma forte tendência as empresas que desejam ganhar mais visibilidade.

O que é Marketing Social?

O MS nada mais é do que um conjunto de técnicas de marketing que visam mudar o comportamento de toda uma sociedade, seja pelas práticas de atitudes individuais, seja pela prática coletiva. Ele também serve como uma verdadeiro alerta para que a comunidade saiba quais atitudes estão sendo prejudiciais.

O principal objetivo aqui não é a venda de produtos ou serviços, mas sim, o de ressaltar comportamentos e condutas éticas e morais, que visam a promoção do bem-social.

Qual a importância do Marketing Social para a sua empresa?

As empresas que passaram a usar essa estratégia, começaram a ver que embora ela não vendesse o seu produto ou serviço, elas vendiam uma image positiva do seu negócio através do branding.

A empresa que tem um marketing social demonstra credibilidade e confiança, além de demonstrar que é uma empresa ética, responsável e íntegra, valores que são repassados a empresa e seus serviços e produtos, gerando a credibilidade perante o cliente que por sua vez, terá mais confiança na marca.

Mas não adianta apenas você vender o rótulo. É muito fácil descobrir quando a empresa apenas veste uma máscara assim para vender mais. É necessário, então, um conjunto de práticas que passem a transmitir essa integridade perante o cliente, conquistando cada vez mais a sua confiança.

Como investir em Marketing Social?

Com uma certa quantidade de investimento, já é possível começar o seu plano de Marketing Social. Para que você consiga sucesso nesse novo desafio é necessário que você primeiro, utilize ferramentas básicas do marketing de conteúdo, como a segmentação do público, a pesquisa de mercado, as definições do temas, os planos de metas, entre outros.

A definição da causa que a sua empresa apoiará também é de suma importância. Para tomar essa decisão de peso, é necessário que você esteja em harmonia com os valores praticados pela própria empresa, bem como o público-alvo que você pretende atingir.

Depois disso, será necessário que a empresa defina as campanhas e as peças chaves para comunicar as decisões que listamos acima, conseguindo assim, causar a mobilização entre as pessoas. Serão publicações segmentadas de acordo com o público pré-selecionado para que as metas, também já traçadas, consigam ser atingidas.

A forma com que essa divulgação acontecerá fará toda a diferença! Então, para facilitar, vamos listar algumas dicas importantes:

Arrecadação de doações

Essa é a maneira mais conhecida e frequente de se praticar uma ação social. Você pode se mobilizar para arrecadar fundos para uma ONG, instituição de ensino ou até mesmo, famílias carentes. As doações não precisam ser, necessariamente, em dinheiro. Alimentos não perecíveis, roupas e presentes também são muito bem vindos!

Incentivar a pratica de uma ação

Esse tipo de campanha precisa de uma certa persuasão, mas quando você desenvolve de maneira correta, consegue atingir muitas pessoas. Você pode incentivar, por exemplo, as pessoas a adotarem um animal ou a praticarem a reciclagem do lixo. Qualquer tentativa é válida!

Bom, a essa altura você já deve ter percebido que não é uma coisa muito simples de fazer, não é mesmo? Mas é uma alternativa muito boa!Além de fidelizar o cliente, você ainda consegue mudar a sociedade, tornando-a um lugar melhor de se viver. O seu empenho, além de fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ainda fortalece mais e mais a sua própria marca!


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