Como superar o bloqueio criativo

Prime Cursos 21.05.2018

Para obter destaque em qualquer área profissional, é fundamental ter capacidade de inovação, ou seja, criatividade. Isso faz com que o profissional seja capaz de pensar além, e indicar ideias para a melhoria de produtos, projetos e serviços.

Com o mercado cada vez mais concorrido e competitivo, ter essa característica pode aumentar suas chances de sucesso. Afinal, a maioria das empresas está em busca de profissionais criativos, cheios de ideias e com a habilidade de inovação.

Você se considera uma pessoa criativa? Muitos provavelmente responderão rapidamente que não, afirmando que só é criativo aquele que já nasce com essa característica. Saiba que isso não é totalmente verdade! É claro que algumas pessoas nascem com uma maior facilidade de criatividade, porém, essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Os autores Tom e David Kelley, do livro “Creative Confidence”, afirmam que a criatividade é uma habilidade que precisa ser colocada em prática para ser desenvolvida.

Ser criativo é ser capaz de pensar e combinar ideias e fatos a fim de gerar novos planos. A criatividade pode abrir diversos caminhos e trazer muitos benefícios para a vida profissional. Porém, muitas vezes, o bloqueio criativo aparece e você simplesmente não consegue mais pensar em nada. E isso pode acontecer por alguns minutos, horas e até dias, fazendo com que você fique completamente incapaz de pensar em novas ideias. E quanto mais a inspiração demora para aparecer, mais você se pressiona. Você precisa criar algo, e nada acontece. Sabia que isso é normal e acontece com muitos profissionais? É, eu também passo por isso. Inclusive neste exato momento, o bloqueio criativo já apareceu algumas vezes por aqui, enquanto tento escrever o texto. Já apaguei várias frases e comecei o texto novamente. Saiba que isso é totalmente normal, basta apenas aprender a lidar com isso, e nunca se pressionar.

Mas e você, o que faz para estimular sua criatividade? O que faz quando a criatividade não aparece? Ou melhor, como lida com o bloqueio criativo?

Veja 3 dicas que podem ajudar quando a criatividade não aparecer:

Faça outras atividades

Não consegue inspiração de jeito nenhum? Nenhuma ideia nova ou solução está aparecendo? Que tal parar de forçar, e fazer alguma outra atividade que você goste? Existem muitas atividades que ajudam a estimular a criatividade, porém, não vamos recomendar que você faça algo específico. Desenhar pode ser uma excelente dica para a criatividade, mas se você não gosta de fazer isso, a criatividade com certeza não irá aparecer. Faça alguma coisa que te deixe feliz. Gosta de cozinhar? Gosta de correr? Ou prefere apenas ouvir uma boa música? Então, se você tiver a disponibilidade de dar uma pausa e fazer alguma atividade assim, aproveite. Permita-se fazer algo que você goste. Pense que esse momento de lazer pode trazer muitos benefícios profissionais.

Quanto mais referência, mais inspiração

Quanto mais conhecimento e referências você tiver, mais criativo você será. Por isso, estude muito, leia constantemente e mantenha-se atualizado. Não fique parado no tempo, busque informação. Se você não está conseguindo pensar em nada, pare o que está fazendo e vá ler sobre o assunto. Pesquise muito e tente conhecer ainda mais sobre o assunto que você está trabalhando/estudando. Logo alguma ideia nova irá aparecer!

Mantenha o ambiente limpo e organizado

A última dica é muito simples, fácil e rápida de aplicar. Mantenha a sua mesa de trabalho organizada e limpa. Sim, deixar o ambiente “clean” pode gerar ideias novas e clarear pensamentos. Então, quando sentir que não está mais inspirado, comece a eliminar a desordem: limpe sua mesa, organize documentos, e deixe tudo em ordem!

Mais dicas:

– Desligue todas as distrações digitais ao seu redor;
– Medite! A meditação pode ajudar a se concentrar no momento presente e ter mais clareza mental;
– Durma bem, todos os dias. Uma mente descansada é muito mais produtiva;

E por fim, a dica mais importante: não tenha medo do bloqueio criativo! Se ele aparecer, não se pressione. Relaxe, e tenha paciência: as ideias vão aparecer. Enquanto isso, dê uma pausa, faça um chá, leia sobre algum assunto e aguarde.

Ah, e o que EU fiz para conseguir finalizar o artigo? Coloquei uma música relaxante e a criatividade começou a surgir! #ficaadica

Gosta desse assunto? Então leia outros artigos aqui do blog sobre criatividade:

Como se tornar uma pessoa criativa

Como aumentar sua capacidade de inovação

Atividades para ter mais criatividade

Veja abaixo um vídeo super interessante sobre bloqueio criativo:

Se gostou do artigo, deixe seu comentário!

Prime Cursos

 

 

 

 

 

Leia Também

3 Comments

ultradicas

Olá pessoal somos do blog ultradicas e gostamos muito de ver o conteúdo do seu blog. Vamos acompanhar mais vezes seu blog porque gostamos muito. Vamos assinar o feed
abraços
equipe ultradicas

Reply
AINE OLIVEIRA DA SILVA

Muito bom as vezes estou aplicando uma prova e me distraio rápido tento foca no que estou fazendo mais demoro um pouco e já volta tudo da uma arejadas. Não sei explicar mais vou escuta mais músicas. Pra relaxar

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *