Turismo de eventos – O que faz o profissional dessa área?

Aproveitar atividades entretenimento produtos locais
atividades entretenimento turismo
Aproveitar as atividades de entretenimento e os produtos locais
Créditos da Imagem: Pixabay

O turismo é um segmento muito representativo no Brasil devido à rica variedade natural e cultural do país. Além das atividades turísticas tradicionais, um ramo que também se destaca atualmente é o turismo de eventos. Nele, os turistas se deslocam para determinada cidade com o objetivo de participar de congressos, feiras, festivais e outros tipos de encontros de interesse profissional, educacional ou social. Consequentemente, durante o período do evento, eles aproveitam as atividades de entretenimento e consomem os produtos locais, gerando renda para o município.

Esse segmento é importante para as cidades turísticas, pois os eventos continuam movimentando a economia da região mesmo na época considerada de baixa temporada. Assim, eles contribuem para a geração de empregos e criação de infraestrutura para beneficiar os turistas e também a população. Desse modo, o mercado para profissionais de turismo de eventos é promissor.

Quem trabalha nessa área deve planejar todo o evento; cuidar da documentação para a sua realização; contratar fornecedores e profissionais; reservar locais e equipamentos; organizar o processo de montagem; supervisionar os serviços oferecidos, como segurança, iluminação, som, etc.; promover a divulgação do evento; entre outras responsabilidades. Entre as qualidades necessárias para tornar-se um profissional em turismo de eventos, estão criatividade, disciplina, habilidade de comunicação e capacidade para lidar com orçamentos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime
eventos economia turismo
Os eventos movimentam a economia da região
Créditos da Imagem: Pixabay

Para aqueles que desejam aprender mais ou atualizar seus conhecimentos, é possível estudar por meio de cursos online, como o curso de Turismo de Eventos, oferecido pela Prime Cursos. Gratuito, tem 40 horas de duração e ensina os fundamentos e a história do turismo; classificação, tipos e finalidades dos eventos; sazonalidade; mercado; captação; turismo e hospitalidade; planejamento de eventos; entre outros conteúdos. A empresa ainda disponibiliza certificado de conclusão opcional, que enriquece o currículo e aumenta as chances de conseguir um bom emprego no setor.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui