Zelador Predial: saiba como este profissional trabalha e quais suas funções

(Via Pixabay)
(Via Pixabay)
(Via Pixabay)

O zelador predial é o profissional contratado para zelar pela conservação do condomínio, atua em alguns casos como representante do síndico. De um modo geral, os demais funcionários do condomínio são dependentes do zelador. O zelador tem contato direto com a administração do edifício pelo qual trabalha, quer seja o proprietário, o síndico ou seus representantes legais. Ele auxilia nos recebimentos e pagamentos a serem efetuados, além de respeitar e cumprir as decisões.

O zelador predial deverá ter noção do funcionamento de todas as instalações do condomínio, porém não pode substituir a mão-de-obra especializada. As suas obrigações competem apenas em pequenos reparos, pois as instalações de condomínios são complexas (hidráulica, elétrica, entre outros). É importante que o acompanhamento de técnicos especializados seja realizado em cada área, de acordo com as normas do prédio.

É adequado fazer constar nos contratos de trabalho quais são as tarefas do zelador, a exigir adicional por acúmulo de função ou insalubridade dependendo das atividades que for executar. Enfim, o zelador não é aquele que somente dá ordens, mas que verifica e soluciona os problemas do condomínio, visando o bem de todos os moradores.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Listamos algumas das habilidades necessárias de um zelador:

– Dedicado e motivado nas funções que lhe são atribuídas.

– Prestativo dentro dos limites do regimento interno: seja no auxílio de moradores, idosos e crianças, bem como no bom exercício de suas funções.

– Enérgico na vigilância e cumprimento das normas e procedimentos pré-estabelecidos: sempre atento e pró-ativo em qualquer situação de risco ou situações que possam incomodar outros condôminos como bagunça, música alta, brigas, etc.

– Exercer vigilância constante em todo perímetro do prédio.

– Atender os condôminos com civilidade e prontidão: seja num simples bom dia ou boa tarde, ou abrindo a porta do elevador quando está próximo, ou quando se faz necessário auxiliar na segurança de crianças e auxílio de idosos do condomínio.

– Ser ético.

– Ser discreto e evitar comentários da vida particular dos moradores.

– Voluntariedade.

A inspeção é uma atividade necessária em todos os prédios e faz parte do exercício cotidiano do zelador.


Crédito ClubedoZelador

O comportamento pessoal do zelador reflete diretamente no bom desempenho de suas atividades. Quando o zelador chega ao local de trabalho sempre quinze ou vinte minutos antes da entrada em serviço, é demonstrar que ele realmente está interessado no seu exercício. O profissional demonstra sua discrição e responsabilidade, o que é um fator fundamental, principalmente por trabalhar com muitas pessoas. Às vezes o zelador mora no próprio condomínio e sempre fica à disposição quando solicitado.

A higiene pessoal, como manter as unhas cortadas e limpas, os cabelos cortados e penteados, com a barba feita, é preocupar-se com a boa imagem e passar confiança aos moradores. Atenção com o odor da transpiração e o hálito. Outros cuidados também devem ser observados, por exemplo: o uniforme limpo e passado, crachá exposto, educação e respeito, ser otimista, a portaria deve ser limpa, não deixe de repassar ao síndico sobre as reclamações feitas pelos moradores e as infrações cometidas pelos mesmos.

O zelador não é responsável por reparos dentro dos apartamentos, portanto, deixe esta norma evidente a todos. O zelador cuida das boas condições e a sua atenção também se dá a manutenção preventiva, que ajuda na segurança e finanças do prédio.

Saiba mais sobre esta profissão

Quer saber mais sobre as funções, habilidades e responsabilidades de um zelador predial? Inscreva-se no portal da PrimeCursos e assine este curso gratuito e online, você não precisará pagar nada para se cadastrar e estudar este curso. Quando realizar a prova e obter aprovação, o certificado de conclusão (opcional) ficará disponível para solicitação.

Acesse o link abaixo e saiba como funciona:

img-acessar-agora

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

5 COMENTÁRIOS

    • Olá, Paulo!
      Obrigada pelo seu contato.

      Não encontramos nenhum impedimento quanto a ser aposentado e trabalhar como zelador. Peço que o senhor dirija-se ao condomínio do qual está interessado e veja o regulamento do mesmo para conhecimento das normas, já que cada prédio tem as suas.

      Abraço.
      Equipe PrimeCursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui