Zelador Predial: saiba como este profissional trabalha e quais suas funções

(Via Pixabay)
(Via Pixabay)

O zelador predial é o profissional contratado para zelar pela conservação do condomínio, atua em alguns casos como representante do síndico. De um modo geral, os demais funcionários do condomínio são dependentes do zelador. O zelador tem contato direto com a administração do edifício pelo qual trabalha, quer seja o proprietário, o síndico ou seus representantes legais. Ele auxilia nos recebimentos e pagamentos a serem efetuados, além de respeitar e cumprir as decisões.

O zelador predial deverá ter noção do funcionamento de todas as instalações do condomínio, porém não pode substituir a mão-de-obra especializada. As suas obrigações competem apenas em pequenos reparos, pois as instalações de condomínios são complexas (hidráulica, elétrica, entre outros). É importante que o acompanhamento de técnicos especializados seja realizado em cada área, de acordo com as normas do prédio.

É adequado fazer constar nos contratos de trabalho quais são as tarefas do zelador, a exigir adicional por acúmulo de função ou insalubridade dependendo das atividades que for executar. Enfim, o zelador não é aquele que somente dá ordens, mas que verifica e soluciona os problemas do condomínio, visando o bem de todos os moradores.

Listamos algumas das habilidades necessárias de um zelador:

– Dedicado e motivado nas funções que lhe são atribuídas.

– Prestativo dentro dos limites do regimento interno: seja no auxílio de moradores, idosos e crianças, bem como no bom exercício de suas funções.

– Enérgico na vigilância e cumprimento das normas e procedimentos pré-estabelecidos: sempre atento e pró-ativo em qualquer situação de risco ou situações que possam incomodar outros condôminos como bagunça, música alta, brigas, etc.

– Exercer vigilância constante em todo perímetro do prédio.

– Atender os condôminos com civilidade e prontidão: seja num simples bom dia ou boa tarde, ou abrindo a porta do elevador quando está próximo, ou quando se faz necessário auxiliar na segurança de crianças e auxílio de idosos do condomínio.

– Ser ético.

– Ser discreto e evitar comentários da vida particular dos moradores.

– Voluntariedade.

A inspeção é uma atividade necessária em todos os prédios e faz parte do exercício cotidiano do zelador.


Crédito ClubedoZelador

O comportamento pessoal do zelador reflete diretamente no bom desempenho de suas atividades. Quando o zelador chega ao local de trabalho sempre quinze ou vinte minutos antes da entrada em serviço, é demonstrar que ele realmente está interessado no seu exercício. O profissional demonstra sua discrição e responsabilidade, o que é um fator fundamental, principalmente por trabalhar com muitas pessoas. Às vezes o zelador mora no próprio condomínio e sempre fica à disposição quando solicitado.

A higiene pessoal, como manter as unhas cortadas e limpas, os cabelos cortados e penteados, com a barba feita, é preocupar-se com a boa imagem e passar confiança aos moradores. Atenção com o odor da transpiração e o hálito. Outros cuidados também devem ser observados, por exemplo: o uniforme limpo e passado, crachá exposto, educação e respeito, ser otimista, a portaria deve ser limpa, não deixe de repassar ao síndico sobre as reclamações feitas pelos moradores e as infrações cometidas pelos mesmos.

O zelador não é responsável por reparos dentro dos apartamentos, portanto, deixe esta norma evidente a todos. O zelador cuida das boas condições e a sua atenção também se dá a manutenção preventiva, que ajuda na segurança e finanças do prédio.

Saiba mais sobre esta profissão

Quer saber mais sobre as funções, habilidades e responsabilidades de um zelador predial? Inscreva-se no portal da PrimeCursos e assine este curso gratuito e online, você não precisará pagar nada para se cadastrar e estudar este curso. Quando realizar a prova e obter aprovação, o certificado de conclusão (opcional) ficará disponível para solicitação.

Acesse o link abaixo e saiba como funciona:

img-acessar-agora


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…

Posts Similares

5 Comments

  1. O zelador pode ser uma pessoa que ja esteja aposentada de sua função normal..??
    No meu caso ,., eu ja contribui mais de 30 anos com o INSS.. assim sendo eu poderia executar o oficio de zelador predial..??

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Paulo!
      Obrigada pelo seu contato.

      Não encontramos nenhum impedimento quanto a ser aposentado e trabalhar como zelador. Peço que o senhor dirija-se ao condomínio do qual está interessado e veja o regulamento do mesmo para conhecimento das normas, já que cada prédio tem as suas.

      Abraço.
      Equipe PrimeCursos.

  2. Ótimas informações …parabéns..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.