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A importância do e-mail marketing para a sua ONG

Com tanto canal de informação disponível hoje em dia- blog, redes sociais, mala direta, sites-, um dos mais importantes (e tradicionais, diga-se de passagem) e o e-mail marketing. É através dele que você conseguirá ter mais independência e controle sobres os contatos que possui, além de conseguir visualizar usuários ativos e inativos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela M+R Benchmarks, entre 105 organizações de todos os tamanhos que usaram o e-mail marketing, a média de arrecadação foi de $44 no ano. Isso quer dizer que se você não está explorando da forma adequada, você pode estar perdendo uma ótima oportunidade…

E-mail marketing para captação de recursos

Mande mensagens eficazes

É importante que você seja bastante claro e direito com o seu e-mail, sem se esquecer de usar o call to action, que quer dizer, literalmente, chamada para a ação. Queremos que ele clique e vá para algum lugar. Use textos como: “Assine a petição já!”, “Doar agora”, “Fazer a diferença”, “Fazer a minha parte!”.

Tenha mais de um CTA no seu e-mail: ele não precisa ser só botão também podemos linkar uma parte do texto, uma frase em especial ou até uma imagem. O essencial é que, mesmo que a pessoa não esteja disposta a ler todo o conteúdo, que ela consiga visualizar as chamadas que estarão destacadas, direcionando o olhar do leitor.

Ofereça um conteúdo de qualidade

Se você tem algo importante a dizer, o seu e-mail será sempre bem-vindo na caia de entrada. Lembre-se que nem toda mensagem deve ser voltada única e exclusivamente para a captação de recurso. Você ode informar sobre os projetos, sobre as crianças, sobre as novidades da ONG. Pode mandar um e-mail com a notícia nova do Blog, enfim. Faça com que o leitor se sinta em casa, como sendo parte disto, deste processo.

Personalize a sua comunicação

Não adiantará ter um e-mail bem pensado, com as chamadas nos lugares certos, se ele não estiver comunicando da forma como tem que comunicar. O segredo para que você tenha sucesso nos disparos está na segmentação da base.

Você precisa alcançar a pessoa certa. Elas podem ser:

– Por instituição: individual, corporativo, governamental…

– Por afiliação: patrocinador, voluntário, doador e parceiro.

– Por dados demográficos: por idade, sexo ou até região.

Dica de ouro: procure assinar os e-mail s não só com o nome da ONG, mas colocando o nome de quem escreveu, por exemplo João, da ONG XXX. Assim, você cria uma linguagem informal e uma relação de confiança que poderá ser esmiuçada posteriormente, em outros e-mails.

É importante frisar que este deverá ser enviado através de uma plataforma pertinente para que ele não caia como SPAM e você corra o risco da pessoa nem visualizar. Uma possível solução seria o Mail Chimp que é bastante prático, dinâmico e responsável. O único contra é que a ferramenta é toda em inglês. Mas como é intuitiva, sua utilização é bem acessível e tranquila.


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