Curso de Psicologia Online: conheça a ciência que estuda o comportamento humano

Um Curso de Psicologia Online pode ser interessante não apenas para estudantes e profissionais da área de Psicologia, como também para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre essa ciência que estuda o comportamento humano.

Afinal, a psicologia é sem dúvida uma área de extrema importância, e existem diversas áreas de atuação.

O QUE É PSICOLOGIA

A palavra “psicologia” tem origem grega e é formada a partir da junção de duas palavras: psique significa mente ou alma + logia que tem estudo como significado. Ou seja, estudo da mente ou da alma.

A psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e pensamentos humanos. Sobretudo, é uma área de conhecimento complexa que apresenta diferentes abordagens.

 

A letra grega “psi” é o símbolo da Psicologia
A letra grega “psi” é o símbolo da Psicologia

O PROFISSIONAL

O profissional que atua nessa área é conhecido como psicólogo, e é responsável por investigar, diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

O profissional psicólogo precisa ser uma pessoa atenciosa e paciente para ajudar as pessoas que o procuram.
O profissional psicólogo precisa ser uma pessoa atenciosa e paciente para ajudar as pessoas que o procuram.

As relações de corpo e mente são analisadas de forma conjunta, então o psicólogo deve observar e estudar os sentimentos, as atitudes, e os mecanismos mentais do paciente. Como resultado, poderá ajudá-lo a detectar as causas dos problemas e a analisar comportamentos inadequados.

Os profissionais da Psicologia devem explorar conceitos como atenção, emoção, percepção, cognição, personalidade, motivação, funcionamento do cérebro humano, fenomenologia, comportamento, entre outras áreas.

O profissional psicólogo pode atuar não apenas em consultórios e hospitais, como também em outros tipos de instituições de saúde. Além disso, é possível atuar em escolas, auxiliando na orientação educacional, e ainda em outras áreas de atuação. Veja abaixo algumas:

ÁREA DE ATUAÇÃO

Psicologia Clínica: atende indivíduos individualmente ou em grupo, analisa e trata problemas emocionais.

Psicologia do Esporte: atende e acompanha atletas, preparando-os psicologicamente para competições.

Psicomotricidade: auxilia indivíduos na recuperação psicomotora.

Psicologia da Educação: auxilia alunos, pais e professores com problemas de aprendizagem.

Orientação profissional: auxilia indivíduos a identificarem seu perfil e tomarem decisões de carreira.

Psicologia hospitalar: atende indivíduos que estão internados em hospitais.

Psicologia da saúde: auxilia na melhoria da saúde física e mental dos pacientes.

Comportamento do consumidor:

Psicologia organizacional e do trabalho: auxilia nos processos de seleção de funcionários, carreira e incentiva relações saudáveis no ambiente de trabalho.

Psicologia jurídica: utiliza conhecimentos da psicologia em assuntos relacionados ao Direito.

Neuropsicologia: auxilia no diagnóstico, no tratamento, no acompanhamento, e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento. Ou seja, o foco é a relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

CURSO DE PSICOLOGIA ONLINE

O Curso de Psicologia online ensina as diversas vertentes psicológicas e terapêuticas e o modo de atuação de um psicólogo
O Curso de Psicologia online ensina as diversas vertentes psicológicas e terapêuticas e o modo de atuação de um psicólogo

O Curso de Psicologia Online da Prime Cursos ensina a diferença entre a “psicologia popular” do conhecimento da psicologia enquanto ciência.

No Curso de Introdução à Psicologia Online o aluno aprende sobre os diferentes métodos de tratamento psicanalítico, as práticas não psicológicas, ética na psicologia, introdução à hipnoterapia, entre outros temas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE PSICOLOGIA ONLINE

Por fim, veja abaixo o conteúdo programático do Curso de Curso de Introdução à Psicologia Online da Prime Cursos:

Introdução à Psicologia
Psicologia Científica x Psicologia do Senso Comum
Comportamento, relações funcionais e meio ambiente
O Modelo Atual Biopsicossocial do Homem X Modelo Biomédico
Psicólogos e Psiquiatras
O estudo de animais para entender o homem
A subjetividade
Atribuições e Áreas de Atuação
A Psicologia e as Práticas Não Psicológicas
Ética na Psicologia
Pesquisa: Qual é a Visão das Pessoas sobre a Psicologia?
Introdução à Psicanálise
Descobertas e Inovações de Freud
Principais Descobertas e Acréscimos à Teoria Psicanalítica desde Freud
O Núcleo do Método Psicanalítico e o Setting
Diferentes Métodos de Tratamento Psicanalítico
Formação Psicanalítica
Pesquisa em Psicanálise
Psicanálise aplicada
Introdução à Hipnoterapia (Hipnose Terapêutica)
Como é Realizada uma Sessão de Hipnoterapia?
Aplicações e Benefícios da Hipnoterapia
Bibliografia/Links Recomendados

Lembrando que esse é um curso básico. Para atuar como psicólogo é necessário primeiramente fazer um curso de graduação e registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

E aí, gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

4 Comentários

  1. OSMAR CARVALHO MAIA disse:

    Adorei, a informação sobre o Curso de Psicologia, acho até que vou fazer só quero dar uma pensada.

  2. Luís Monteiro Oliveira disse:

    PRIME, o trabalho de vocês continua ótimo! Inscrevi-me no Curso de Psicologia da PRIME. Vou estudá-lo! Obrigado por me trazer tanto conhecimento!

  3. Iraci Nunes Moura disse:

    Gostei sempre quis fazer esse curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.