A importância do Curso de Educação Inclusiva

No artigo de hoje você vai aprender sobre a importância da Educação Inclusiva nas escolas e conhecer um pouco mais sobre o Curso de Educação Inclusiva da Prime Cursos. Afinal, é um assunto extremamente importante para pais, educadores e todos os profissionais da área da educação.

O que é Educação Inclusiva?

A educação inclusiva é a educação especial dentro da escola regular, favorecendo assim a diversidade, e transformando a escola em um lugar para todos.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Antes, a escola regular e a escola especial eram separadas. A educação inclusiva surgiu para acabar com essa divisão. E dessa forma, é possível educar crianças e jovens dentro de um mesmo contexto escolar.

O objetivo da Educação Inclusiva é educar todas as crianças e jovens em um mesmo contexto escolar. Além disso, optar pela educação inclusiva não significa ignorar ou negar as dificuldades das crianças, mas sim, criar um ambiente com alunos de diferentes origens, habilidades e necessidades, aprendendo lado a lado, na mesma sala de aula.

A educação inclusiva ensina que as diferenças não são vistas como um problema, mas como diversidade. Aliás, é essa variedade que pode melhorar a convivência de todas as crianças e ampliar a visão de mundo.

A importância da educação inclusiva nas escolas

A escola tem o papel de aceitar os alunos com deficiência e realizar todas as adaptações que forem necessárias para que eles tenham garantido seu direito à educação.

É importante que a escola forneça capacitação e formação continuada aos seus educadores, para que, dessa forma, consigam lidar com todos os alunos. Além disso, a escola deve fazer as adaptações e disponibilizar os equipamentos que forem necessários para o aprendizado dos alunos.

A inclusão promove a diversidade. Sendo assim, a educação inclusiva nas escolas é fundamental para que desde a infância os alunos aprendam a conhecer, a compreender, a interagir, a reconhecer e a valorizar todas as diferenças dentre a diversidade de possibilidades do ser humano.

Qual é a diferença entre a educação especial e a educação inclusiva?

A educação especial é uma modalidade de ensino que tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das habilidades de pessoas com deficiência. Além disso, a educação especial engloba todos os níveis do sistema de ensino, ou seja, não apenas a educação infantil, como também a formação superior.

Sua função é fornecer um atendimento especializado ao estudante. Seu foco são os alunos que possuem algum tipo de deficiência – seja ela física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla – distúrbios de aprendizagem ou com altas habilidades (superdotados).

Já a educação inclusiva é uma modalidade de ensino onde todos os alunos, com ou sem deficiência, estudam juntos no mesmo ambiente. Este tipo de educação proporciona uma formação completa, livre de preconceitos, e que reconhece as diferenças.

Curso de Educação Inclusiva ONLINE

Sabendo da importância deste assunto, a Prime Cursos lançou o Curso de Educação Inclusiva, online e gratuito. No curso, são abordados temas como planejamento de aulas, conceitos e fundamentos da educação inclsuiva, como funciona a inclusão no ambiente escolar, e muito mais. Este curso gratuito é indicado para todos os profissionais da área da educação, bem como para todos os interessados neste assunto tão importante.

Para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar o curso!

Por fim, é importante entender que a educação inclusiva deve promover a igualdade de oportunidades e a valorizar as diferenças humanas, considerando assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Eaí, gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa, todos os reinos da Terra são diversos, a interação entre eles são essenciais para o crescimento de todos. Maria do Carmo Ferreira dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui