mulher acessando seguro-desemprego pelo celular

Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?

O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato.

Não sendo esse o caso, o trabalhador pode ter o direito de ser amparado com um auxílio financeiro por um determinado período de tempo, o que varia conforme o tempo trabalhado. 

Apesar desse benefício ser concedido pelo Governo Federal, é preciso que o trabalhador entre com um pedido solicitando o seguro-desemprego. Se você tem dúvidas se tem direito a ele, confira a seguir algumas formas de descobrir isso.

Portal Emprega Brasil

Esse portal é uma plataforma do Ministério do Trabalho que foi desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Foi criada com o objetivo de atualizar o antigo portal Mais Emprego, modernizar os serviços disponibilizados nos Postos de Atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e tornar as políticas públicas de emprego ainda mais acessíveis ao cidadão.

O Emprega Brasil se propõe, portanto, a ser uma solução que pode ser acessada via web para proporcionar mais agilidade, independência e transparência para os trabalhadores.

Por meio deste portal, são disponibilizadas políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Entre essas ações, está a possibilidade de consultar a situação do requerimento de seguro-desemprego e informações sobre o benefício. Também é possível verificar se há algum impedimento para habilitação, se as parcelas foram emitidas e a data de pagamento.

Assim, o trabalhador tem uma opção fácil de consulta ao seu seguro-desemprego utilizando apenas seu CPF. Para acessar o site, você usará a sua conta Gov.br, que utilizará o seu documento como login. Confira o passo a passo:

  1. Faça seu login no Portal Emprega Brasil;
  2. Acesse a página “Seguro-Desemprego”;
  3. Clique em “Consultar Seguro-desemprego”.

Lá, você terá acesso às informações referentes à consulta do benefício, como a data de requerimento, dados sobre o empregador, modalidade e muito mais.

Aplicativo SINE Fácil

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975, como resultado da adesão do governo brasileiro à Convenção n°88, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

homem realizando uma tarefa digital com celular nas mãos

Desde então, o SINE se expandiu pelo Brasil, e hoje há mais de 1.500 unidades de atendimento em cerca de 1.200 cidades. Hoje em dia, esse é considerado um dos maiores serviços públicos de emprego do mundo, e funciona sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Previdência Social. 

Esse sistema tem o objetivo de organizar informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e prestar informações e orientações aos trabalhadores e empregadores, entre outras funções.

Entre as atividades executadas atualmente pelo SINE, está a habilitação para o recebimento do seguro-desemprego. Por meio do app SINE Fácil, desenvolvido pelo Ministério da Economia, você tem a possibilidade de consultar recursos e dados do vínculo empregatício, o requerimento do benefício e acompanhar sua situação. 

Assim, se você estiver com um seguro-desemprego em andamento, ele aparecerá no app. Por meio dele você recebe notificações sobre a data de liberação e o valor das parcelas e situações que possam suspender o requerimento. Você pode navegar pelo aplicativo utilizando seu CPF e sua conta Gov.br. Veja como:

  1. Baixe o aplicativo SINE Fácil;
  2. Faça login usando a sua conta Gov.br;
  3. Clique em Seguro-Desemprego.

Neste mesmo aplicativo, você também pode pesquisar e concorrer a vagas de emprego. Dá para ter acesso a informações como exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se você se interessar pela vaga, basta clicar em “Quero Esta Vaga” para agendar o próximo passo. 

Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Outra opção fácil e prática de utilizar seu CPF para saber se você tem direito ao seguro-desemprego é por meio do app da Carteira de Trabalho Digital.

Ele foi lançado em 2017, e, a partir de 2019, passou a substituir a CTPS nas contratações, bastando informar o número do CPF para que o empregador tenha acesso ao documento. 

Desde então, todas as anotações e contratos de trabalho passaram a ser feitos eletronicamente, para que o trabalhador e o empregador possam acompanhá-las de qualquer lugar, acessando a internet.

Veja as instruções para ter acesso às informações do seu seguro-desemprego pelo app, utilizando apenas seu CPF: 

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”;
  2. Faça o login com sua conta Gov.br;
  3. Clique em “Benefícios”;
  4. Clique em “Seguro-desemprego”;
  5. Por fim, clique em “Consultar”.

Além de possibilitar a solicitação e consulta do seguro-desemprego, a Carteira de Trabalho Digital também disponibiliza outras ações, como a solicitação do Abono Salarial e do Extrato CADEG.

Site da Caixa Econômica Federal

Outra forma bastante intuitiva de descobrir se você tem o direito a esse benefício trabalhista é pelo site oficial da Caixa Econômica Federal. 

Lá, você também tem acesso a diversas informações e recursos úteis, pode consultar respostas às dúvidas mais frequentes dos usuários sobre esse assunto, entre outras funções interessantes, que contemplam não apenas quem tem conta nesse banco, mas cidadãos e trabalhadores em geral. 

O procedimento para descobrir se você tem direito ao seguro-desemprego pelo site da Caixa é o seguinte: 

  1. Acesse o site da Caixa;
  2. Na aba “Para Você”, procure, entre os “Benefícios para o Trabalhador”, a opção “Seguro-Desemprego”; 
  3. Verifique se você se enquadra nas condições específicas mencionadas.
mulher com cartão do banco em uma dar mãos e o celular na outra.

Além do site, também há o aplicativo CAIXA Trabalhador, no qual você pode se informar sobre o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e ainda tirar dúvidas. E tudo isso com apenas alguns toques!

Pelo telefone

Se você tem dificuldades para fazer a consulta online, outra opção possível é realizá-la pelo telefone, pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal ou pela Central Alô Trabalho. 

Caso prefira recorrer à Caixa, entre em contato gratuitamente pelo número 0800 726 0207. O serviço também resolve questões referentes a PIS, FGTS, Cartão Social e outros benefícios sociais.

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e o atendimento humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Para falar com a Central Alô Trabalho, basta discar 158. A ligação também é gratuita, desde que seja feita por telefone fixo – chamadas por celular, no entanto, podem ser cobradas. O atendimento é automatizado e também funciona por meio de um atendente humano, de segunda-feira a sábado das 7h às 19h.

Fortaleça seu currículo com a Prime Cursos!

Independentemente da sua situação atual, estando desempregado ou não, saiba que aqui na Prime Cursos você encontra as melhores oportunidades para turbinar o seu currículo profissional! 

Afinal, qualquer momento é um bom momento para realizar cursos e aproveitar as possibilidades de aprendizado! Sendo assim, que tal aproveitar esse momento para realizar alguns cursos gratuitos e fortalecer ainda mais o seu currículo?

Na plataforma da Prime Cursos, você encontra cursos que contemplam as mais variadas áreas. Confira nossa plataforma de cursos com todas as opções disponíveis e aproveite esse momento para adquirir mais conhecimento para a sua carreira e atuação profissionais.

Cursos para conseguir um novo emprego

Cursos podem qualificar uma pessoa para conseguir um novo emprego ao fornecer conhecimento, habilidades e certificações relevantes para a área desejada, demonstrando um compromisso com o aprendizado contínuo e ampliando sua rede profissional. Isso torna os candidatos mais atraentes para os empregadores, aumentando suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Na Prime você encontra Cursos Gratuitos com Certificado de Conclusão válido para: atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais!


Stories

Posts Recentes

  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.