O que é ISO 14001, para que serve e quais os seus benefícios?

ISO 14001

Todos os anos ouvimos falar sobre a importância da preservação do meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade, e educação ambiental. Especialmente no mundo empresarial, são grandes os impactos que a natureza sofre com o descarte de materiais e dejetos durante os processos internos de produção. Pensando em amenizar esse impacto, criou-se a ISO 14001, uma norma essencial para as empresas nos dias atuais.

As organizações devem se preocupar e se responsabilizar com suas ações e a forma como elas influenciam de forma negativa ou positiva o meio ambiente no qual estão inseridas, além de estarem atentas às fases dos serviços e produtos e da forma como os materiais serão descartados.

Todo esse processo de conscientização deve ser planejado de maneira antecipada, a fim de criar um controle e prevenção dos impactos significativos, fazendo a gestão eficaz dos riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Para que você compreenda como a ISO 14001 funciona, separamos um post explicando mais detalhadamente sobre ela. Confira a seguir!

O que é ISO 14001?

A ISO 14001, conhecida no Brasil como Norma ABNT ISO 14001 é o conjunto de normas que têm o intuito de especificar quais são os requisitos para que uma empresa implemente um sistema de gestão ambiental, a fim que todas as organizações realizem práticas sustentáveis em seu negócio, independente de qual o porte da companhia.

a ISO 14001 é o conjunto de normas que diz respeito à relação entre o meio ambiente e as empresas
a ISO 14001 é o conjunto de normas que diz respeito à relação entre o meio ambiente e as empresas

Isso quer dizer que, para que a empresa conte com ações sustentáveis, ela deve ser seriamente preocupada com as ações e como elas impactam o meio ambiente, pensando também na maneira que essas ações interferem na condição de vida das gerações atuais e futuras.

Quais são os objetivos da ISO 140001?

Os principais objetivos da norma são:

  • dar auxílio à empresa no atendimento dos requisitos legais;
  • proteger o meio ambiente;
  • aumentar o desempenho ambiental;
  • mitigar os potenciais efetivos adversos das condições ambientais da empresa;
  • alcançar benefícios financeiros e operacionais para implementar alternativas ambientais para reforçar a posição da empresa no mercado;
  • controlar o modo de produção, fabricação, distribuição, consumo e descarte dos produtos e serviços da empresa.

Quais os benefícios da norma?

Crescer de maneira sustentável

O principal objetivo da ISO 14001 é fazer com que a empresa cresça de maneira sustentável, identificando e estabelecendo o significado dos impactos ambientais da empresa. Com a norma, a empresa consegue um controle efetivo do impacto que causa na natureza, e junto a isso melhora a eficiência ao modo de uso dos materiais naturais da linha de produção.

Outro grande benefício é a diminuição dos custos operacionais do negócio, a fim de reduzir desperdícios, e aumento da confiança dos investidores e consumidores finais.

Manter-se atualizado das leis ambientais

Com a ISO 14001 a empresa atende todos os requerimentos legais e garante que sua empresa esteja comprometida em atender as leis ambientais. Com isso, a organização reduz as chances de receber processos e multas, resultando em menos visitas de agentes do governo.

Manter uma boa imagem com os clientes e investidores

Empresas que se preocupam com questões ambientais passam mais credibilidade e confiança tanto para os clientes como para os investidores, já que isso demonstra que você enxerga o meio ambiente como prioridade para a organização.

Além de aumentar a imagem da marca com os já clientes e fornecedores, é um prato cheio para conquistar e fidelizar novos parceiros e clientes.

Como implementar a ISO 14001 na sua empresa?

Estude sobre o assunto

O primeiro passo para implementar a ISO 14001 dentro da empresa é estudar sobre o assunto e ficar por dentro dos impactos que a sua empresa pode causar no meio ambiente.

Junto a isso, você deve se informar das formas de eliminar e amenizar esses impactos, mas sem que sua rentabilidade seja perdida.

A partir disso, é hora de desenvolver um planejamento interno para que seja feita a implementação da norma.

Envolva os colaboradores

Colaboradores e sócios devem se envolver no projeto para que todos abracem a causa, a fim de que as normas sejam seguidas e colocadas em prática com mais eficiência dentro da empresa.

Ofereça treinamentos

A empresa pode oferecer treinamentos a respeito das normas que serão aplicadas dentro do negócio, além de incentivos para a equipe se engajar mais no projeto. Você pode até mesmo oferecer auditorias internas para acelerar a implementação e facilitar a manutenção do certificado ISO.

Defina a equipe responsável

É essencial que sua empresa foque em uma equipe específica para colocar as novas normas em vigor dentro da organização, de forma que você consiga garantir que o processo siga contínuo e estável.

para colocar as normas em prática é necessário escolher uma equipe
para colocar as normas em prática é necessário escolher uma equipe

Para isso, estabeleça uma equipe que ficará responsável não somente por implementar a ISO dentro da sua empresa, mas que também dará o suporte necessário para que isso aconteça, além de estar sempre atenta para a necessidade de melhorias e modificações.

Depois de ver o que  é ISO 14001 e aprender para o que ela serve, não deixe de estudar mais sobre o assunto. Com isso, sua empresa não somente contribui para um impacto menor no meio ambiente, como também transmite mais credibilidade no mercado para clientes e fornecedores.

Curso à Norma ISO 9001:2015 Online Grátis

Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

https://youtu.be/tgRzJUH-xms

Na versão atual e que será ministrada neste curso de introdução, a 9001:2015, trouxe mudanças estruturais na forma de como encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim de uma mudança de postura no todo.

Não perca tempo e atualize seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego ou de alavancar sua carreira com esse Curso Gratuito de ISO 9001!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.